» Início » Cozinhas » Internacional » Alho negro: saudável, delicioso e versátil

Alho negro: saudável, delicioso e versátil

por | ago 20, 2020 | Áreas, Cozinhas, Internacional, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Banner Espaçamento

O alho negro é o alho in natura que, após passar por um processo de maturação e submetido a condições de temperatura e umidade controladas, ganha novas e surpreendentes características de textura, sabor e odor.

Sem o acréscimo de qualquer tipo de aditivo químico, a coloração preta e seu irresistível sabor adocicado e frutado são um verdadeiro convite às criações gastronômicas mais diversas.

Seu sabor é adocicado e frutado, remetendo ao melaço e ao tamarindo, sem aquela característica pungência do alho comum. Também pode-se notar um toque de defumado e a presença de Umami (o quinto sabor). Tudo muito sutil e delicado.

Leia mais: Umami: o quinto sabor

Muito versátil, é utilizado em pizzas, massas, risotos, hambúrgueres, pães, saladas e até doces.


Saúde

As propriedades antioxidantes e de prevenção ao câncer do alho negro fazem sucesso no Japão e na Coreia.

Leia mais: A rica e diversificada gastronomia da Coreia do Sul

No processo de maturação do alho, diversas enzimas são ativadas. Apesar do alho in natura ser rico em antioxidantes, o alho negro é muito mais potente que o alho convencional.

Alguns dos benefícios do alho negro para saúde são: fortalece a imunidade, previne e ameniza os sintomas da diabetes, melhora a pressão alta, melhora o colesterol, possui efeito neuroprotetor, hepatoprotetor e, estudos apontam, efeitos anticancerígenos.


Sobre a Alho Negro do Sítio

São mais de 30 anos de experiência no cultivo de alho Roxo Pérola Caçador. Com plantação em Guatapará, na região de Ribeirão Preto, o alho negro da Alho Negro do Sítio é vendido pelos próprios produtores.

Em 1945, Shiro Kondo nasceu na colônia japonesa Manchúria, na China. Ainda bebê foi para o Japão como refugiado com sua família. Lá ele cresceu, se formou em direito e ao completar 23 anos de idade decidiu se mudar para o Brasil.

Em 1973 casou-se com Sayoko, sua esposa até os dias de hoje. Recebeu um pedaço de terra como benefício do programa de migração do governo japonês. Lá a família então se dedicou à agricultura, tendo como o primeiro cultivo o abacaxi.

Em 1981, aconteceu a geada negra (condição atmosférica que provoca o congelamento da parte interna da planta devido ao frio intenso) e todo o plantio foi perdido. Desta forma, eles foram em busca de alguma especialidade que resistisse às alterações climáticas, por isso, escolheram o alho.

Em 2006, houve o grande “boom” do alho negro no Japão, após um estudo nos Estados Unidos chamado Designers Food, do Instituto Nacional de Câncer, descobrir que o alho é o alimento com maior potencial de prevenir o câncer. Uma vez que no processo de sua produção, a capacidade antioxidante é potencializada, o alimento ganhou muita popularidade, o que motivou Shiro a produzir este remédio natural com a ajuda da sua esposa.

No início, a produção se destinava apenas à amigos da colônia japonesa, mas a procura cresceu e hoje a empresa já fornece o alho negro para empórios e restaurantes no Brasil todo.

“Como o alho é colhido somente uma vez por ano, em determinado período seu preço se eleva, o que afeta a produção de muitos produtores de alho negro. No entanto, como possuímos plantação própria, essas elevações no preço do alho comum não nos afeta, e conseguimos garantir o melhor preço no mercado”, explica o agrônomo Fernando Kondo, filho de Shiro e Sayoko Kondo, formado pela Universidade Agrícola de Tóquio e administrador da Alho Negro do Sítio.

Além do alho negro, a empresa também produz geleias, molhos (pesto, chimichurri, mostarda, pimenta…) e até barrinha de cereais com este superalimento. Ela lançou recentemente seu mais novo produto: o Suplemento Alimentar de Alho Negro em Cápsulas.

Compre no site da Alho Negro do Sítio ou entre em contato pelo WhatsApp: (11) 98772-6376. Aproveite e ganhe 5% de desconto na sua primeira compra com o cupom BEMVINDOS.

 

Foto Destaque: Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens