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COVID-19: a reinvenção do setor gastronômico

por | jun 3, 2020 | Administração, Áreas, Empreendedorismo

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Além da intensificação dos cuidados com a higienização e também da sanitização dos ambientes, a pandemia da COVID-19 fez com que os negócios relacionados ao universo da gastronomia se reinventassem para continuar atuando e fidelizando os seus clientes. De promoções irresistíveis a inovações nos meios digitais, muitas ações precisaram ser adotadas para garantir a sobrevivência e o fortalecimento dos negócios em um mercado competitivo.

“A inovação sempre foi importante para que as empresas do setor gastronômico conseguissem adicionar valor aos produtos e serviços ofertados para se destacarem perante os consumidores. Todavia, mais do que nunca, inovar no atual cenário poderá significar não só vantagens em longo prazo, mas também a sobrevivência das empresas em um curto prazo”, afirma Victor Ragazzi Isaac, professor do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão e coordenador do Serviço de Apoio ao Empresário e Instituição Local (SAEL), criado pela instituição com o objetivo de auxiliar empresários e microempreendedores a passarem por esse período e se prepararem para uma retomada.

O especialista explica que, além de agregar valor, muitas vezes as inovações no setor também contribuem para a diminuição de custos, por estarem atreladas ao desenvolvimento de novos processos dentro da empresa. “Adotar novas estratégias podem auxiliar no equilíbrio de ‘receitas x custos’ fator que as empresas têm tido dificuldades de encontrar especialmente no cenário atual”, ressalta.

Para isso, antes de pensar em quais ferramentas podem ser aplicadas, é importante repensar os modelos de negócios, especialmente avaliando interações e ações digitais – como vendas online e entregas via delivery – e  estratégias temporárias que sustentem os negócios nesse momento de pandemia – como adoção de voucher para utilizações futuras, novas experiências para o consumidor ou ativação das mídias sociais para promoção da marca, alinhando as expectativas do cliente com os produtos e serviços ofertados.

“A maioria dos consumidores está preocupada com a postura sanitária adotada pela empresa, que é um fator essencial, e com o posicionamento social da marca (marketing social). Por isso, vale refletir: quais ações sociais a marca tem promovido durante o contexto atual? Ela se preocupa com seus colaboradores, dando o suporte adequado para que os mesmos possam trabalhar de forma segura? A transparência dessas atitudes precisa ser adotada de maneira integral pelos empresários e gestores, para que os clientes confiem, cada vez mais, na marca e se fidelizem a ela de forma sustentável”, salienta o professor, que enfatiza que as ações implantadas no período atual serão determinantes para a atuação dos empreendimentos gastronômicos no futuro pós-pandemia.

Serviço 

Centro Universitário Senac – Campos do Jordão
Endereço: Av. Frei Orestes Girardi, 3.549 – Vila Capivari – Campos do Jordão

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Foto Destaque: Jay Wennington/Unsplash

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