» Início » Técnicas » Habilidades Básicas » Dicas de como cozinhar menos e garantir mais refeições prontas na geladeira

Dicas de como cozinhar menos e garantir mais refeições prontas na geladeira

por | fev 3, 2020 | Habilidades Básicas, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Todo mundo sabe que preparar as refeições em casa tem vantagens como o cuidado com o preparo, a adição de um tempero especial que a gente gosta e a economia no orçamento do mês. No entanto, a agenda apertada ou o corpo cansado impedem que muita gente coloque os pés na cozinha. Por isso, vale criar estratégias para cozinhar o mínimo possível e unir comida caseira com praticidade. A chef Luana Hernandez, parceira da marca Smart Temperos, lista algumas dicas para preparar porções extras e conservá-las com sabor fresco por mais tempo, reduzindo a frequência na cozinha.

Dicas


Verduras, legumes e temperos

Tirar um dia da semana para comprar e higienizar todos os alimentos que vêm da terra. Deixar de molho verduras em bastante líquido. Eles absorvem mais água e duram frescos por mais tempo no refrigerador. Retirar o excesso de água das folhas em uma centrifuga de saladas e os vegetais mais consistentes com pano de prato ou papel toalha. Guardar as folhas em recipientes de plástico com divisórias de papel toalha e incluir o tempero apenas na hora de consumir as saladas.

Legumes e outros vegetais mais consistentes podem ser cortados e armazenados em pequenos potes. Isso facilita a mise en place quando for necessário preparar uma omelete ou um refogado rápido ao longo da semana.

Temperos desidratados têm duração prolongada. Incluí-los no início do cozimento para que possam aromatizar por completo os pratos. Condimentos como cebola ou alho podem ser conservados no refrigerador já cortados e amassados.

Leia mais: A importância da Mise en Place na Cozinha


Grãos, raízes e outros acompanhamentos

Deixar as leguminosas como feijão, lentilhas e grão-de-bico de remolho de um dia para o outro. Trocar a água algumas vezes nesse período. Além de facilitar o cozimento, esse procedimento libera antinutrientes dos grãos. Dispensar a última água do remolho e cozinhar com uma nova água sem temperos. Escorrer o caldo daqueles que serão parte de saladas frias; deixar os demais menos cozidos para temperar no dia do consumo com refogados de alho, cebola, leite de coco e outros temperos de preferência, sem perder o ponto do grão.

Raízes como batatas, mandioca e abobrinha podem ser cozidas e conservadas sem umidade na geladeira, já que o congelamento modifica a textura das raízes, alterando também o sabor. Se a ideia for conservar no freezer, é recomendado fazer purês ou caldos. Arroz e massas são alimentos mais rápidos no preparo. O segredo é ter temperos picados a mão para o cozimento. Envolver as massas em um fio de azeite para que mantenham a soltura no reaquecimento. Algumas leguminosas funcionam bem ao serem congeladas cruas, já higienizadas e picadas como a flor do brócolis, cenoura, inhame, mandioquinha, mandioca e outros.


Carnes, frango e peixes

Preparos com molhos e caldos são mais recomendados visando reaquecimento. Pratos como strogonoff, picadinho, frango ao molho curry ou xadrez, escondidinho de carne-seca, filé de peixe assado em papelotes ou moqueca são pratos saborosos, que podem permanecer na geladeira ou no freezer por mais tempo, no entanto, é preciso redobrar a atenção para não salgar em demasia o alimento que vai para o freezer, pois esse sabor pode se acentuar.

É importante saber que não se deve descongelar e recongelar os alimentos. Conservá-los em potes de tamanhos que possam ser utilizados de uma vez só; ter em mente o planejamento das refeições para que os alimentos congelados prontos e/ou cozidos possam ser retirados na noite anterior do freezer e descongelar na geladeira, por exemplo, mantendo as texturas. É recomendado fazer o pré-preparo com a duração de uma semana no máximo. Assim, os pratos não são esquecidos na geladeira ou correm o risco de estragar.


Sobre a Smart Temperos

Reconhecida como “A Especialista em Temperos”, a Smart, marca da Latinex, é uma das maiores linhas de especiarias premium do Brasil e está em constante pesquisa para trazer aos consumidores do País os melhores sabores do mundo. Seus produtos abrangem diversas ocasiões de consumo, oferecendo desde temperos e especiarias para o dia a dia, uma linha zero sódio, sais especiais para churrasco e condimentos para o sucesso de receitas. A linha Smart está disponível nas gôndolas das principais redes de supermercados, empórios e casas de produtos naturais do País.

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Banco de imagens

4 Comentários

  1. Muito bom as dicas, gostei… parabéns pelo artigo

    Responder
    • Agradecemos pelo carinho, Vanessa. Seja sempre muito bem-vinda!

      Responder
  2. O seu artigo me ajudou muito, adorei as suas dicas, pois a maior parte do meu dia só dedico ao trabalho e mal tenho tempo de parar em casa e muito menos pra cozinhar.

    Obrigada 🙂

    Responder
    • Olá, Juliana. Ficamos felizes em ter ajudado. Grande abraço! =D

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens