O que o consumidor brasileiro quer mudar em sua alimentação? O que ele leva em consideração na hora de escolher um restaurante? Para levantar as principais expectativas quando o assunto é comida, a Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, entrevistou digitalmente 1.830 pessoas em todo o País, que fazem no mínimo uma refeição fora de casa de segunda a sexta.
Café da Manhã
Na primeira refeição do dia, os brasileiros querem beber mais sucos e leite, e deixar o famoso cafezinho para depois do almoço, ou no lanche da noite.
Para adoçar o café da manhã, nada de açúcar. O brasileiro quer incluir mais frutas em seu cardápio e bebidas lácteas sem açúcar.
Ter snacks saudáveis é um requisito para 2020. Aquela besteirinha para enganar a fome, precisa agora ser algo saudável, e não mais chocolates ou alimentos gordurosos.
O brasileiro quer tirar o pão francês do seu protagonismo, abrindo portas para os grãos, pão sem glúten, torradas, geleias naturais e alimentos locais.
Almoço
A tendência para este ano é a busca na internet por mais informações em tempo real dos alimentos que se consome, e compartilhamento das experiências.
A escolha por mais alimentos saudáveis é tendência também. O brasileiro quer melhorar ainda mais o mix de variedades do prato para uma alimentação mais saudável e com um bom custo.
Mais temperos naturais, por favor. Este ano a intenção é reduzir o sódio e condimentos mesmo no consumo industrializado, usando, por exemplo, optando por molhos e produtos frescos.
Pelo menos uma vez por semana o brasileiro quer resgatar hábitos familiares, como um almoço em família, ou pelo menos almoçar mesmo que sozinho uma comida tipicamente caseira.
Jantar
Este ano, o brasileiro quer ter um sono melhor, se alimentando mais cedo, com mais saladas e pratos leves, reduzindo alimentos pesados e cafeína no período noturno.
Se bater aquela fome depois do jantar, o pão não é a opção número um, o lanche seria feito com alimentos mais leves, como frutas, barras de cereais, iogurtes saudáveis.
Leia mais: Toda barrinha de cereal é saudável?
Celulares fora do raio de visão? Sim. Para 2020, os jantares em família foram citados, para resgatar o convívio entre todos, saber como foi o dia de cada um, sem uso de aparelho celular durante o jantar.
Uma das principais expectativas dos brasileiros é ter disponível delivery de restaurantes que fiquem abertos até mais tarde, porém com opções saudáveis, por exemplo, saladas prontas e comidas naturais.
Comendo fora de casa, quais as tendências?
Tecnologia a favor
O brasileiro quer usar a tecnologia do uso do celular como parceiro na escolha do restaurante, para consultar a opinião de terceiros, localizar nos principais mapas online se o estabelecimento aparece, promoções, mídias sociais, cardápio e sistema de fidelidade. O prato quanto mais “instagramável” ganhará pontos na hora da decisão.
Personalização
Na hora da escolha do restaurante, o brasileiro levará em consideração, se o local oferece combos ou possibilidades de personalização do prato. Alterações nos pratos ala carte, cardápios que sugerem “monte o seu prato” caem cada vez mais no gosto do consumidor. Facilitar o consumo é ajudar o consumidor a se tornar mais saudável.
Higiene e cuidado
Nas refeições fora de casa de 2020, todos são unânimes na escolha de um local limpo, com pouca comida gordurosa, e clareza no que está sendo ofertado no cardápio.
Indiferente do perfil do consumidor, todo mundo quer um ambiente agradável e sem odores fortes para uma boa refeição.
Orgânicos
A era orgânica chegou para ficar. O brasileiro quer saber o que está comendo, se o alimento é orgânico, qual sua origem (rastreabilidade), quais opções orgânicas um estabelecimento tem a oferecer, além de mais consumo de sementes e grãos. Certificações de origem ou parceiros reconhecidos geram um “cross” das marcas de maneira interessante ao consumidor.
Transparência
Em 2020, transparência é tudo, tudo mesmo. O consumidor espera saber dos locais, o que compõe cada prato do cardápio, quais dicas o estabelecimento pode dar para ajudá-lo a montar um prato mais saudável. Alertas para alimentos alergênicos são bem-vindos.
Novos hábitos
Deixar o carro em casa e sair com a família para comer, é uma tendência para 2020, consumo no bairro ou proximidade traz a rotina para perto das casas o que faz o consumidor ocupar mais as ruas aos fins de semana. Isso exige do restaurante, espaços cada vez mais bike friendly, kids friendly, pet friendly, pois possibilitam a inclusão de todos os perfis da região e favorecem a escolha.
Sobre a Hibou
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, existente há mais de 11 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 20 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas, exploratórias, profundidade, de campo, duble de cliente, deskresearch, monitoramento de comportamento, presença de marca, expansão de região, expansão de mercado para produtos e serviços, teste de produto e hábitos de consumo.
Foto Destaque: Banco de imagens
0 comentários