» Início » Cozinhas » As cozinhas do futuro: robôs vêm para ficar

As cozinhas do futuro: robôs vêm para ficar

por | nov 15, 2019 | Cozinhas, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Entre tachos e panelas, lembramos as cozinhas de nossas mães como um lugar de conforto e onde a magia da comida caseira acontecia naturalmente. Quantas vezes você estava triste ou mesmo um tanto adoecido, e ela foi fazer o seu prato favorito? Na verdade, o sonho de quase todo mundo é um dia ter uma cozinha igual à de nossas mães: com a mesma comida, o mesmo conforto e a mesma satisfação em ver as pessoas saboreando uma de nossas especialidades. Mas, talvez, o impedimento para que isso se realize seja sempre o famoso “E quem vai limpar a bagunça depois?”.

Cozinhar é um ato ancestral e que traz conforto aos seres humanos. Essa atividade nos conecta com a natureza, por meio dos ingredientes frescos que utilizamos nas receitas, e com o universo da nutrição, o que nos faz ouvir com mais clareza a fala do corpo e compreender quais alimentos devemos ingerir a cada dia. A atividade culinária é uma parte tão vital da nossa existência que já serviu de fonte de inspiração para programas de TV como as diversas séries comandadas pelo chef britânico Gordon Ramsay e competições como The Final Table, que você pode assistir na Netflix. Livros como Cozinha a quatro mãos, de Rita Lobo, músicas como “Vatapá”, de Dorival Caymmi, e até mesmo jogos como Chinese Kitchen, disponível em plataformas de jogos de cassino online, também demonstram a paixão que os seres humanos têm pelo universo da cozinha. Entretanto, com a correria do modo de vida moderno, facilidade e eficiência são as palavras de ordem nas cozinhas da atualidade. Cada vez mais, a falta de tempo nos obriga a ter de ativar a nossa função multitarefas e a reduzir ao máximo o tempo destinado aos deveres diários, como cozinhar e limpar a casa. No entanto, apesar de parecer benéfico, realizar tarefas simultâneas não é muito produtivo. A melhor opção parece ser utilizar as ferramentas adequadas para conseguir fazer tudo de forma eficiente.

Nos dias atuais, a tecnologia tomou conta do problema, e limpar a casa deixou de ocupar a primeira posição no “top 10: coisas que menos gostamos de fazer”. Os robôs de cozinha se tornaram uma tendência e o tempo na cozinha foi reduzido pela metade. Máquinas como a Thermomix (ou Bimby, como é conhecida em Portugal), Cooking Chef, entre outras, se tornaram, provavelmente, ícones das cozinhas modernas. Com a promessa de preparar uma sopa em 20 minutos ou uma lasanha em 30, esses utensílios passaram a ser essenciais em muitas cozinhas por aí.

Pulverizar, picar, triturar, ferver, cozinhar a vapor. Essas são algumas das muitas funções que esses robôs desempenham. Além disso, esses utensílios podem até mesmo gerar uma poupança significativa no orçamento familiar, pois, ao utilizá-los, as listas de compras passam a ser muito mais específicas e você não vai mais perder tempo percorrendo os corredores dos supermercados à procura de algo rápido para o jantar.

A Thermomix, por exemplo, permite a busca das mais variadas receitas no próprio equipamento. Por meio de uma conexão wi-fi e do Chip de Receitas – incluído na sua compra –, o próprio robô disponibiliza uma plataforma online na qual você pode encontrar seus pratos favoritos e seguir o passo a passo através do display do equipamento. Isso significa que não é mais preciso se preocupar em supor a quantidade de ingredientes nem verificar o tempo de cozimento.

Se a sua especialidade for bolos e sobremesas, a Cooking Chef é a opção ideal para você. Além da sua funcionalidade como robô de cozinha, ela possui mais de 20 acessórios especiais para preparar as iguarias, podendo alguns deles substituir as batedeiras convencionais.

As cozinhas do futuro: robôs vêm para ficar

As cozinhas do futuro: robôs vêm para ficar – Crédito: Pxhere

Acredite, sua vida vai se transformar assim que você tiver um desses robôs trabalhando na sua cozinha. Provavelmente a vontade de cozinhar vai aumentar, mas você vai poder esquecer as panelas e a montanha de louça para lavar e, enfim, deixar de se preocupar em lutar contra o relógio. Com a ajuda da tecnologia, já não é necessário verificar o fogão a cada cinco minutos. O lema agora é desfrutar.

O “tudo em um” é a expressão-chave destes robôs e, tendencialmente, os tradicionais eletrodomésticos estão se tornando cada vez mais obsoletos. A tecnologia evoluiu e veio para facilitar as nossas vidas, desenvolvendo até mesmo robôs que limpam a casa sozinhos. Você precisa apenas de um smartphone e de uma conexão wi-fi. Todo o resto pode deixar por conta do robô.

Não vai ser como nos filmes sci-fi que você costuma ver na televisão, mas os robôs vieram para ficar e dominar não só a sua cozinha, mas também a sua casa. Procure a solução ideal para você e para a sua estrutura familiar. As opções são variadas e, quem sabe, você pode dessa forma encontrar seu novo melhor amigo.

Foto Destaque: Pixabay

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens