» Início » Áreas » Catering e Microbiologia » Leite de caixinha é saudável e não deve ser evitado!

Leite de caixinha é saudável e não deve ser evitado!

por | set 25, 2019 | Áreas, Catering e Microbiologia, Colunistas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O leite de vaca vendido em caixinha do tipo tetra pack tem sido evitado por muitos adeptos de uma alimentação saudável, mas será que ele é realmente um vilão?

Acredita-se que o leite de caixinha não é saudável por conter muitos conservantes e possuir uma longa vida de prateleira, chegando a manter conservado por até 6 meses, mas a verdade é que esse leite é tão seguro e saudável quanto as suas outras formas de apresentação.

O processo UHT (Ultra High Temperature) que significa Temperatura Ultra Alta, é um processo no qual o leite é aquecido a uma alta temperatura, logo em seguida é resfriado e envasado em caixinha tetra pack, que garante que os microrganismos causadores de doenças morram e os nutrientes se mantenham intactos em temperatura ambiente.

O aquecimento somado ao material da embalagem, ambiente esterilizado, envase a vácuo e demais cuidados são os responsáveis por garantir que este alimento chegue até a mesa do consumidor seguro e saudável. Mas e aqueles nomes estranhos que encontramos na lista de ingredientes? Esses nomes estranhos, que variam entre um a três ou até nenhum, são apenas estabilizantes que não fazem mal à saúde, pois não são conservantes e possuem a função apenas de manter as características iniciais do leite mesmo após a ordenha, aquecimento e resfriamento, os mais utilizados são o citrato e o fosfato.

Sobre alguns casos de adulteração do leite com a adição de formol, soda cáustica, água oxigenada e outros componentes tóxicos, infelizmente são casos isolados de fraude que realmente aconteceram mesmo com órgãos tão competentes de fiscalização, mas convenhamos que esse tipo de fraude também já aconteceu com outros alimentos. O que podemos fazer é escolher marcas confiáveis que não tenha reclamação por este tipo de falha, ou escolher apenas o leite em pó, mas como nem todos são adeptos a esta versão, fica a critério de cada um fazer a sua escolha.

O leite de vaca é um alimento muito nutritivo e seguro para todas as pessoas a partir de um ano de idade e que não apresentem intolerância ou alergia, não acredito ser boa a ideia de exclui-lo da alimentação por motivos sem fundamento.

 

Foto: Banco de imagens


Raiane Gomes

RAIANE GOMES

Nutricionista (CRN3 | 45314). Atendimento com foco no emagrecimento e na hipertrofia muscular. Fone: (11) 99651-4161. E-mail: [email protected].

8 Comentários

  1. Ah tá.
    Um alimento que dura meses fora da geladeira é super indicado mesmo.
    Faltou informação nessa formação ai.

    Responder
    • Ele dura mais tempo porque não tem mais os microrganismos vivos.

      Responder
  2. Faço qualhada, mas não consigo fazer com leite de caixinha, só com leite de saquinho integral. Algum motivo tem para o leite não talhar.

    Responder
  3. É porque o leite de caixinha não tem mais nenhuma bactéria, nem ruim e nem as boas que seriam os lactobacilos que ele perde no processo de ultra temperatura.

    Responder
    • Então, o leite de caixinha tem zero conservante?

      Responder
  4. Gente, se vocês não querem consumir o produto, tudo bem, não consumam. Mas não fiquem perdendo o tempo de vocês, criticando o produto. Tenho 52 anos, e a 27, eu consumo leite de caixinha; e tenho uma saúde excelente. Simples assim.

    Responder
  5. Eu vou completar setenta anos, tomo leite de caixinha diariamente, e não tenho nenhum problema de saúde, muito pelo contrário.

    Responder
  6. Tbm acho q ele perde os nutrientes nesse processo de UHT.. nao faz sentido ele matar micro-organismos e preservar todos os nutrientes…

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens