Banner Teknisa

Leite de caixinha é saudável e não deve ser evitado!

Banner Rancho do Pescador
Banner Cursos de Confeitaria Online

Banner Raiane Gomes

O leite de vaca vendido em caixinha do tipo tetra pack tem sido evitado por muitos adeptos de uma alimentação saudável, mas será que ele é realmente um vilão?

Acredita-se que o leite de caixinha não é saudável por conter muitos conservantes e possuir uma longa vida de prateleira, chegando a manter conservado por até 6 meses, mas a verdade é que esse leite é tão seguro e saudável quanto as suas outras formas de apresentação.

O processo UHT (Ultra High Temperature) que significa Temperatura Ultra Alta, é um processo no qual o leite é aquecido a uma alta temperatura, logo em seguida é resfriado e envasado em caixinha tetra pack, que garante que os microrganismos causadores de doenças morram e os nutrientes se mantenham intactos em temperatura ambiente.

O aquecimento somado ao material da embalagem, ambiente esterilizado, envase a vácuo e demais cuidados são os responsáveis por garantir que este alimento chegue até a mesa do consumidor seguro e saudável. Mas e aqueles nomes estranhos que encontramos na lista de ingredientes? Esses nomes estranhos, que variam entre um a três ou até nenhum, são apenas estabilizantes que não fazem mal à saúde, pois não são conservantes e possuem a função apenas de manter as características iniciais do leite mesmo após a ordenha, aquecimento e resfriamento, os mais utilizados são o citrato e o fosfato.

Sobre alguns casos de adulteração do leite com a adição de formol, soda cáustica, água oxigenada e outros componentes tóxicos, infelizmente são casos isolados de fraude que realmente aconteceram mesmo com órgãos tão competentes de fiscalização, mas convenhamos que esse tipo de fraude também já aconteceu com outros alimentos. O que podemos fazer é escolher marcas confiáveis que nunca passaram por este tipo de falha, ou escolher apenas o leite em pó, mas como nem todos são adeptos a esta versão, fica a critério de cada um fazer a sua escolha.

O leite de vaca é um alimento muito nutritivo e seguro para todas as pessoas a partir de um ano de idade e que não apresentem intolerância ou alergia, não acredito ser boa a ideia de exclui-lo da alimentação por motivos sem fundamento.

 

Foto: Banco de imagens


Raiane Gomes

RAIANE GOMES

Nutricionista (CRN3 | 45314). Atendimento com foco no emagrecimento e na hipertrofia muscular. Fone: (11) 99651-4161. E-mail: [email protected].

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

5 thoughts on “Leite de caixinha é saudável e não deve ser evitado!

  • 26/09/2019 em 15:18
    Permalink

    Ah tá.
    Um alimento que dura meses fora da geladeira é super indicado mesmo.
    Faltou informação nessa formação ai.

    Resposta
    • 20/10/2021 em 20:38
      Permalink

      Ele dura mais tempo porque não tem mais os microrganismos vivos.

      Resposta
  • 13/10/2019 em 21:50
    Permalink

    Faço qualhada, mas não consigo fazer com leite de caixinha, só com leite de saquinho integral. Algum motivo tem para o leite não talhar.

    Resposta
  • Pingback: Conheça alternativas ao leite de vaca - Sabor à Vida Gastronomia

  • 20/10/2021 em 20:36
    Permalink

    É porque o leite de caixinha não tem mais nenhuma bactéria, nem ruim e nem as boas que seriam os lactobacilos que ele perde no processo de ultra temperatura.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 6 =