» Início » Colunistas » O ano já passou e a UVA; PASSA?

O ano já passou e a UVA; PASSA?

por | nov 27, 2018 | Colunistas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Natal e seus clássicos: Especial RC, panetone, onde passar a véspera e o dia de Natal, o que levar, amigo secreto…

Polêmicas clássicas desta época.

Mas hoje vamos falar de uma polêmica que chega até nas redes sociais com enquetes, memes, músicas e piadas. Sabe qual é?

A polêmica da UVA-PASSA.

Por que será que nesta época a utilização ou não da uva-PASSA neste embate épico?

Nos outros dias do ano, é possível encontrá-las; no sorvete de creme com passas ao rum, nos cookies de chocolates com passas, nos chocolates em barras e tabletes com uva-passa e ninguém fala nada.

Mas no Natal ela aparece mais que o Papai Noel nas receitas: arroz com passas, maionese com passas, salpicão com passas, farofa com passas, panetone com passas, uva-passa de rama etc…

Mas como surgiu tanta uva-passa na comida?

Os alimentos e sua utilização nesta época do ano carregam a simbologia do que desejamos na Noite feliz e para o próximo ano. Riqueza, fartura, sorte, prosperidade, amor… eis que aparece o significado da uva-passa.

No Egito antigo não existia açúcar de cana e os recursos para adoçar, vinham do mel e de algumas frutas desidratadas como as uvas, os figos e as tâmaras.

As uvas eram fundamentais para se fazer vinho, assumindo assim papel de destaque e riqueza para os egípcios, hebreus, gregos e romanos. Uma das uvas mais famosas é a uva moscatel. Seus cachos fartos remetem a abundância, fartura e riqueza e como eram caras, tê-las em pratos era puro luxo. Até presenteavam com gomos de uvas banhadas a ouro ou eram utilizadas para a decoração e ostentação. Então por esta simbologia foi introduzida a uva-passa nas receitas e foi ressaltada no Natal por ser uma data importante do ano.

As uvas desidratadas podem ser roxas, rosa, rosadas ou verdes. As uvas-passas mais comuns são chamadas de uva-passa branca e preta. Existem vários tamanhos e tem até bem pequenas e bem grandes. Antigamente a secagem era natural ao sol, mas hoje existem técnicas de desidratação com controle de umidade, temperatura e ar. E técnicas para a retirada das sementes quando necessária.

A desidratação é um método de conservação, aumento de validade e preservação dos nutrientes. Seus açúcares ficam concentrados e seu sabor adocicado fica em evidência, característica pela qual é utilizada em receitas e chama mais atenção. A doçura. O doce é a afetividade na comida.

Mas para os que a rejeitam e PASSAM, nem a simbologia de fartura e riqueza, nem seu dulçor natural e saudável, nem a quantidade de fibras e antioxidantes e a afetividade da receita convencem…

PASSO!

UVA! PASSE BEM LONGE…

QUE COMECE A POLÊMICA…

Mas aproveite o espírito de Natal para seguir um conselho do Papa Francisco sobre o perdão…

Aproveite para perdoar…

Aproveite para perdoar quem gosta de uva-passa.

Aproveite para perdoar quem gosta de passas, mas NÃO quem a mistura no arroz, na maionese e na farofa.

Vamos PASSAR para a enquete do NATAL?

UVA-PASSA? SIM OU NÃO!

DESEJAMOS UM FELIZ NATAL PARA TODOS, POIS QUANDO VOCÊ FOR VER… ELE JÁ PASSOU ASSIM COMO A UVA E TUDO NA VIDA.

TUDO PASSA: ATÉ A UVA… JÁ DIZIA O DITADO.


Paula Boldrini

PAULA BOLDRINI

Nutricionista e com sua mãe cozinheira criaram o Facebook Paula Boldrini e o Instagram Já pra Panela com produções culinárias caseiras para tornar seu dia a dia mais gostoso.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens