» Início » Colunistas » Um mercado que avança

Um mercado que avança

por | nov 9, 2018 | Colunistas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Certa feita ouvimos do então presidente do Brasil que ele tinha um “pé na cozinha”, querendo com isto dizer que tinha um pouco de sangue escravo ou se preferirem tinha pertencido, no passado, a alguma “sub-classe”! Esta a mensagem subliminar.

De fato, por séculos, quem sempre preparou os alimentos foram empregados que se submetiam a sacrifícios extremos – por longo tempo os cozinheiros (homens) trabalhavam nus em razão das altíssimas temperaturas reinantes no interior das cozinhas.

As coisa mudaram.

Não obstante as cozinhas continuarem quentes, apesar do ar condicionado, cortar as cebolas é tão difícil quanto sempre foi, mas nas últimas décadas, cozinhar incorporou certas particularidades que estão transformando, tanto a profissão quanto os profissionais da gastronomia.

Nos dias atuais, certos chefs (mediatizados) são tão assediados quanto muitos atores, globais, inclusive!

Uma das mais tradicionais instituições de ensino da gastronomia da atualidade acaba de inaugurar sua filial no país e, pasmem, a sua mensalidade supera a da maioria das escolas particulares de medicina – 17 mil reais!

Sim, as coisas mudaram – cozinhar deixou de ser apenas preparar comida e está se tornando arte, saúde, bem-estar e o cozinheiro, uma espécie de alquimista moderno, só ele tem a ciência das misturas e das composições que irão fazer de nossa alimentação uma celebração, como sempre aconteceu, na França por exemplo, onde esse ritual foi reconhecido patrimônio imaterial pela UNESCO.

No IFBG conscientes desta guinada que engrandece a profissão e o profissional, nós procuramos proporcionar ao nosso estudante/cliente esta descoberta de um ambiente que premia os melhores talentos, que valoriza o esforço e a criatividade, sempre em benefício do comensal.

Sem demagogia, no IFBG, procuramos ressaltar e prestigiar a contribuição do bom cozinheiro para a saúde, o bem-estar e o prazer que resulta de uma alimentação que tem o profissionalismo competente e sério na sua preparação.

“Aprender com sabor”, o nosso mote vai muito além das técnicas, envolve o sentimento e a emoção na busca pela melhor combinação de ingredientes e especiarias para um resultado que surpreenda. Qualidade para nós não constitui diferencial, é “commodity”, diferencial é buscar pela excelência.

Você, profissional da gastronomia, com formação superior e experiência em docência em gastronomia, venha fazer parte deste time – envie-nos seu CV.


Wenceslau Avila

WENCESLAU AVILA

Gerente de Qualidade no Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia. Instituto de alta gastronomia com padrão internacional em Campinas/SP.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens