» Início » Cozinhas » Internacional » 10 motivos para visitar Lyon na França

10 motivos para visitar Lyon na França

por | jul 16, 2018 | Cozinhas, Internacional, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Por: Pryscila Musso (Descubra Lyon)

Venha visitar Lyon conosco através deste artigo, e saiba por que Lyon, não pode ficar de fora da sua próxima passagem pela França. Vamos deixar você morrendo de vontade de passar alguns dias na capital da Gália.

Lyon está repleta de locais superinteressantes, monumentos, parques e jardins que fazem desta cidade, com mais de 2000 anos de história, o segundo destino turístico na França depois de Paris.

Leia mais: Descubra Lyon, a capital da Gastronomia Francesa

Seguem dez motivos para visitar Lyon:

1 – Lyon foi eleita o melhor destino para um final de semana na Europa

Lyon já teve um primeiro período de ascensão em 1998, quando grande parte da cidade foi classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Recentemente Lyon foi eleita como o melhor destino de final de semana na Europa na cerimônia do World Travels Awards de 2016. Com quase 6 milhões de visitantes por ano, o número de turistas continua aumentando.

10 motivos para visitar Lyon na França

Lyon durante o EURO 2016

Lyon está na moda, e seus vários atrativos, como seu tamanho humano, sua herança, sua cultura, a proximidade com regiões vinícolas, com os Alpes franceses, com a Itália e a Suíça, fazem de Lyon uma cidade que merece ser visitada algumas vezes em diferentes vindas à França.


2 – Lyon, capital mundial da gastronomia

Você gosta de comer e beber bem? A cidade de Lyon é um destino imperdível! Reconhecida como a capital da gastronomia, tendo o famoso chef Paul Bocuse (o mais estrelado do mundo) como mascote, Lyon sempre teve uma grande importância quando falamos em gastronomia francesa.

Com os seus famosos restaurantes locais, os BOUCHONS, que o farão descobrir a gastronomia local, além dos seus inúmeros restaurantes franceses, gastronômicos ou não, uma coisa é certa: você comerá muito bem em Lyon.

Leia mais: Conheça a gastronomia em Lyon, capital mundial do assunto

10 motivos para visitar Lyon na França

Bouchon – restaurante típico de Lyon

Para reforçar esta imagem, existem dois locais imperdíveis para os amantes de uma boa mesa:

Les Halles Paul Bocuse, um mercado gastronômico, que reúne em um só local, um concentrado do que há de melhor em termos de gastronomia e produtos locais. É uma verdadeira instituição, não hesite em visitar e encher o cesto de piquenique para degustar em seguida.

10 motivos para visitar Lyon na França

Mercado Paul Bocuse: o mercado gastronômico de Lyon

A Cité Internationale de la Gastronomie, um super museu em torno da gastronomia francesa, um pouco como a Cité do Vin em Bordeuax, localizado em um conglomerado de hotéis, lojas e restaurantes, que tem sua inauguração prevista para o final de 2018.

10 motivos para visitar Lyon na França

Cité de la Gastronomie, localizada no antigo Hotel Dieu de Lyon


3 – A herança arquitetônica e histórica de Lyon

Lyon não ganhou seu lugar na Lista de Patrimônios Mundiais da Unesco por acaso… seu centro histórico reúne maravilhas que traçam as origens da antiga cidade romana, que foi Lugdunum, há mais de 2000 anos atrás. Um dos mais belos sítios arqueológicos Romanos ainda existente, que abriga dois anfiteatros que costumavam servir de palco para diferentes espetáculos, está localizado perto da Basílica de Notre-Dame de Fourvière.

10 motivos para visitar Lyon na França

Catedral de Lyon embaixo (de costas) e no alto a basílica da Fouvière

O monumento mais visitado da região do Rhône, é a esplêndida basílica que fica na colina de Fourvière. Sem contar ainda, todos os outros prédios e monumentos históricos (a catedral de Saint-Jean e seu relógio astronômico), os edifícios antigos (Hotel Dieu), sua praças e fontes majestosas (Place Bellecour, Place des Terreaux e a fonte Bartholdi) e o bairro que mais recebe turistas e visitantes, o Velho Lyon (Vieux Lyon).

E tem mais, para os amantes de arquitetura moderna, Lyon tem um bairro ultra moderno, La Confluence, no sul da península, bairro que combina modernidade, design, elegância e construções ecologicamente corretas. Este bairro é o resultado de um projeto de grande escala que começou no início de 2000 e o resultado será concluído por volta de 2025 – é o maior projeto de planejamento urbano dos últimos 40 anos. Um bairro em plena transformação, que vale a visita.

10 motivos para visitar Lyon na França

Área residencial de La Confluence


4 – Lyon, um destino romântico

Com seus dois rios e seus bairros atípicos, Lyon é uma cidade cheia de charme e ideal para um fim de semana romântico. O que é mais romântico do que um cruzeiro no Ródano ou uma caminhada nas margens do rio Saône?

Você pode por exemplo, visitar Lyon de barco, passear no mercado gastronômico, fazer um piquenique chique no parque de la Tête d’Or, coração de vegetação tão apreciado pelos moradores, que gostam de relaxar, com seu lago, seu zoológico, suas estufas botânicas e os famosos jardins de rosas. Você sabia que Lyon é a capital da Rosa também? Lyon cultiva a Arte da rosa há mais de 150 anos. Tudo tão romântico…

Para terminar este belo dia, você pode levar seu amor para jantar em um dos milhares de restaurantes, ou em um ônibus restaurante delicioso, que passeia por Lyon iluminada, enquanto você degusta seu jantar.

10 motivos para visitar Lyon na França

O ônibus restaurante de Lyon. Menu assinado pelo chef estrelado Jeremy Galvan


5 – Lyon, uma cidade multicultural

Lyon é uma cidade super dinâmica e animada, entre os diferentes eventos que acontecem ao longo do ano, citamos aqui alguns deles… venha visitar Lyon na época do seu evento preferido:

Primeiro, o mais famoso de todos: A Fête des Lumières (Festa das luzes), que em somente 3 dias, atrai quase 4 milhões de visitantes. A cidade fica lotada, se você quiser vir, reserve seu guia e seu hotel com bastante antecedência.

Outros dois eventos muito bacanas, que acontecem de forma alterada, a cada dois anos, são a Bienal de dança e a Bienal da arte contemporânea . E, claro, ao longo do ano, uma infinidade de exposições e vernissages.

Para os amantes de música,as Nuits Sonores, são um dos maiores festivais de música eletrônica na França, e as Nuits de Fourvière, um dos mais lindos, com shows e performances no anfiteatro galo-romano, que possui mais de 2000 anos.

10 motivos para visitar Lyon na França

Festa das Luzes 2012 – Foto de Brice Robert


6 – As paredes pintadas de Lyon

Lyon também é internacionalmente conhecida por suas paredes pintadas (Tromp l’oeil). Ao visitar Lyon, ao longo de suas caminhadas, você verá em toda parte… ou quase.

Na verdade, Lyon cultiva a arte das paredes pintadas há muito tempo, a mais impressionante delas é a CIDADE IDEAL no bairro Estados Unidos, uma representação da cidade ideal imaginada pelo visionário arquiteto urbano Tony Garnier. Este trabalho reagrupa 25 prédios e totaliza uma superfície pintada de cerca de 5.500m².

A Fresca dos Lyoneses é a mais visitada parede pintada em Lyon, uma vez que representa 30 figuras emblemáticas que marcaram a história da cidade, como Edouard Herriot, Bernard Pivot, Saint Exupery, os irmãos Lumière, Paul Bocuse.

Podemos também mencionar a parede de Canuts no bairro da Croix Rousse.

A lista é grande, faremos um artigo em breve sobre o assunto.

10 motivos para visitar Lyon na França

Muro dos Canuts – Croix Rousse


7 – Os traboules de Lyon

Ao visitar Lyon, você não pode perder! Lyon tem um atrativo único na França: a cidade é cheia de traboules. Os traboules são passagens secretas através dos edifícios, que ligam duas ruas discretamente.

Existem centenas na cidade. As mais bonitas estão no Velho Lyon e na Croix-Rousse. Você gostaria de descobrir os traboules? Faremos em breve um artigo exclusivo sobre o assunto.

Aguarde, ou reserve sua visita com a Gimtravel.

10 motivos para visitar Lyon na França

Traboule da Tour Rose – no Velho Lyon


8 – Lyon, uma cidade rica em museus

Se você é amante de museus, a cidade de Lyon tem nada menos que vinte, para satisfazer diferentes interesses. Entre os museus mais visitados em Lyon, estão: o recente Museu do Confluence, o Museu de Miniaturas e cenários de cinema, o Instituto Lumière, o Museu Galo Romano, o Museu Gadagne (que conta a história da cidade) e o maior e mais clássico deles: o Museu de Belas Artes.

10 motivos para visitar Lyon na França

Museu des Confluences (Museus das Confluências)

Para as crianças, além do Museu de Miniaturas e do cinema, o Aquário de Lyon e o Mini World (maior parque de miniaturas da França) podem ser uma ótima alternativa.


9 – Ao visitar Lyon, visite as redondezas

Além de visitar Lyon, você pode ainda descobrir os arredores, como por exemplo: O vilarejo medieval de Pérouges, a encantadora cidade de Crémieu, a região das Pedras Douradas, as regiões vinícolas do Beaujolais ou Vale do Rhône Setentrional. Sem esquecer de Viena, com suas ruínas romanas e seu famoso Festival Internacional de Jazz.

10 motivos para visitar Lyon na França

Cidade medieval de Pérouges

Para as crianças, existe o Parque das Aves em Vilars les Dombes e o parque de atrações WALIBI.


10 – Lyon, uma localização geográfica privilegiada

Por último, mas não menos importante, para visitar Lyon, fica a localização privilegiada de Lyon na França e quase “no centro” da Europa. Com seu aeroporto internacional e sua proximidade com Paris e Marselha (menos de 2 horas de cada, de trem), Lyon é um destino ideal para um passeio curto, ou até mesmo um day tour.

Se você tiver a chance de ficar mais tempo, a posição de Lyon permite que você vá facilmente para a Suíça para visitar Genebra ou passear no norte da Itália (cerca de 2h30). Sem falar de Annecy, conhecida como Riviera Francesa (2h de distância), com seu lago e seus canais.

Lyon também está no inicinho dos Alpes, para os praticantes de esqui no inverno ou de mountain bike, caminhadas, parapente ou outros esportes radicais ao longo do ano. Costuma ser uma etapa imperdível para quem vai esquiar nos Alpes ou visitar as estações da região.

Com crianças você pode visitar também a Gruta de la Balme, um lugar natural e lindo, aventura certa para os pequenos. Fica em Balme-les-Grottes, à 40 minutos de Lyon.

10 motivos para visitar Lyon na França

Annecy e seus canais

Esperamos que você tenha ficado com vontade de visitar Lyon.

Os Lyoneses são muito acolhedores e a GIMtravel é especialista em visitas da região em português. Dê uma olhadinha em alguns modelos no site.

Estamos esperando vocês de braços abertos por aqui!


Sobre a GIMtravel

GIMtravel é uma empresa especializada em visitas turísticas da França, localizada em Lyon.

Tudo começou em 2010, quando a fundadora da empresa saiu de São Paulo, para fazer um ano sabático na França. Daí surgiu a ideia da GIMtravel, que há quase 5 anos no mercado, atua em todo território Francês com guias e parceiros qualificados e selecionados à dedo para mostrar o melhor da França para vocês.

Com sua sede localizada ao lado de Lyon, capital da gastronomia francesa, sua equipe trabalha todos os dias buscando o melhor da França: Vinhos, Gastronomia, Luxo, eventos, visitas, etc.

Lyon: +33 641 67 41 75  |  São Paulo: (11) 3230-7575

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens