» Início » Cozinhas » Brasileira » Turismo gastronômico em Campos do Jordão

Turismo gastronômico em Campos do Jordão

por | jul 12, 2018 | Brasileira, Colunistas, Cozinhas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Este artigo pretende abordar Campos do Jordão sob a vertente do turismo gastronômico, sendo que este foi baseado no capítulo elaborado por mim e pela minha colega Valéria Fedrizzi intitulado “Turismo e gastronomia: a valorização do patrimônio Gastronômico de Campos do Jordão”, no livro Turismo, Gastronomia e Desenvolvimento na região das Missões – Brasil”, organizado por Rut Friedrich Marquetto; Magna Liane Bergmann e Vanusa Andrea Casarin, que pode ser baixado gratuitamente na internet.

Pode-se afirmar que a economia da cidade ampara-se principalmente na atividade turística (hotelaria, gastronomia e eventos), confecção de malhas de inverno, exploração mineral (Minalba), fábricas e lojas de chocolate, fábrica de cervejas, artesanato, fabricação de geleias e criação de trutas (Truticultura).

A importância do turismo para a cidade de Campos de Jordão, além do que já foi exposto anteriormente, é atestada pela manutenção do município no Mapa do Turismo. Casemiro (2016) explica que o Ministério do Turismo, em 2016 restringiu as cidades que continuam a receber verba, por meio de programas e emendas parlamentares, sendo que na região cerca de dezoito cidades perderam o status de cidades pertencentes a tal mapa. A jornalista explica que a versão 2016 do mapa, identifica as cidades de interesse turístico e aquelas que, de alguma forma, se impactam pelo turismo, como por exemplo, aquelas que não recebem turistas, mas enviam mão-de-obra ou insumos para cidades vizinhas que são efetivamente turísticas. A análise das cidades vai de A, com maior fluxo de turismo, até E, onde o fluxo e a geração de empregos formais a partir da atividade são menores. Dentro dessa nova realidade regional, permanecem apenas quatro cidades, sendo: Ubatuba,  São Sebastião (Litoral Norte), Aparecida e Campos do Jordão foram classificados como de maior fluxo turístico.

Em função desta economia, a cidade conta com ampla rede hoteleira, desde hotéis a colônias de férias, totalizando 13.530 leitos distribuídos entre as tipologias de: Hotéis (58 empreendimentos, 5.321 leitos), Colônias (10 empreendimentos, 1.602 leitos), Flats/Chalés/Resorts (6 empreendimentos, 638 leitos) e Pousadas (152 empreendimentos, 6.297 leitos) (OBSERVATÓRIO DO TURISMO[1], 2016). Destaca-se que, alguns desses empreendimentos hoteleiros possuem espaço para a realização de eventos (Grande Hotel, PalazzoReale, Hotel Chris Park, Hotel Forntenac, Hotel Renard, Leão da Montanha, Orotour Garden Hotel, Hotel Vila Inglesa, Pousada das Hortênsias, Pousada La Toscana, Pousada Saha Campos, AvecToi Boutique Hotel & Spa, Pousada do Conde e Solar da Montanha) (MEETING PLANNER, 2014), ampliando o mercado da cidade.

No geral, pode-se simplificar a gastronomia da cidade com alguns elementos como expostos abaixo:

Turismo gastronômico em Campos do Jordão

Fluxograma – Alimentos representativos em Campos do Jordão

Quanto à vegetação arbórea e frutífera, observa-se uma floresta de araucárias, no caminho do Horto Floresta e em outras áreas na cidade e em seu entorno. Os moradores anualmente coletam o pinhão, utilizados para comercialização in natura, e utilizado na composição de diversos preparos alimentares, como bolos, guarnições e preparação de pratos típicos, sendo o mais comum a união entre a truta arco-íris com o pinhão. Em relação às árvores frutíferas, encontra-se em abundância as de pera, amora, framboesa, mirtilo e pêssego.

As lojas de venda de chocolate, outro atrativo turístico e gastronômico de Campos do Jordão, em sua maioria, localizam-se no centro turístico, no bairro do Capivari e Vila do Capivari. As fábricas de chocolate são Araucária e a Cacau Show, ambas com elevada oferta de chocolates e subprodutos. Enfatiza-se, ainda, a fabricação de cervejas, outro pilar econômico do município, com destaque para três fábricas: a Baden Baden; a Campos do Jordão e a Caras de Malte. Ainda no campo gastronômico, destaca-se a fabricação de geleias, outra tradição da cidade, apresentando sabores exóticos, em relação à produção nacional, pois se aliando ao clima frio da cidade, o cultivo de frutas vermelhas, como a amora, framboesa e o mirtilo (blueberry) foram favorecidos, sendo os principais fabricantes a Geleia dos Monges e Baronesa Von Leithner.

Outros estabelecimentos de restauração (restaurantes, bares e similares), da cidade oferecem o Fondue, sendo esse, um prato típico da Suíça, o prato é composto por uma mistura de queijos, fundido ao vinho branco, e temperado com alho. O modo de servir desse prato é diferente de outros, ele é servido em panela própria, que vai diretamente à mesa, e fica sendo aquecida por um fogareiro, onde cada comensal mergulha fatias de pão italiano a mistura. O Fondue é um prato que combina, com o clima e a paisagem de Campos do Jordão, e ainda contribui para gerar um ar nostálgico na memória dos turistas, pois muitas vezes, os fogareiros, abaixo das panelas de fondue são aquecidos por velas, que geram um clima romântico nos estabelecimentos de restauração.

De todos os destaques gastronômicos, a truta é a mais conhecida, sendo que explorarei a temática no próximo mês. E se vier conhecer a cidade, me avise!

[1] PPT, compartilhado via internet com os participantes do evento.

REFERÊNCIAS

CASEMIRO, P. Dezoito cidades da região deixam Mapa do Turismo, aponta governo. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2016/09/dezoito-cidades-da-regiao-deixam-mapa-do-turismo-aponta-governo.html. Acesso em: 24 nov. 2016.

 

Foto: Luis Prado


Bruna Mendes

BRUNA MENDES

Mestre em Hospitalidade, bacharel em Turismo e Licenciada em Pedagogia, mas acima de tudo, apaixonada pela cultura, turismo e gastronomia.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens