» Início » Áreas » Catering e Microbiologia » Você sabe higienizar os alimentos que vão ser consumidos crus?

Você sabe higienizar os alimentos que vão ser consumidos crus?

por | fev 9, 2018 | Áreas, Catering e Microbiologia

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A higiene bem feita dos alimentos é essencial para uma alimentação saudável. Frutas, verduras e legumes que serão consumidos crus precisam estar, além de limpos, desinfetados. Isso porque neles acumulam-se bactérias, fungos e parasitas que, se ingeridos, podem causar desde desconforto até complicações mais graves. Portanto, engana-se quem pensa que apenas “passar uma aguinha” é suficiente.

Em um primeiro momento deve-se lavar o alimento em água corrente. No caso das folhas, é necessário lavar uma a uma, de forma a desprezar sujeiras maiores como terra, larvas e partes machucadas do alimento. No caso de legumes e frutas, é importante usar uma escovinha separada para essa função. Não utilize sabão nem detergente, que também podem contaminar o alimento.

Em seguida, deve-se deixá-lo de molho durante 15 minutos em uma solução de água + água sanitária (sem aroma!), na proporção de 1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária. Passados os 15 minutos, enxágue bem em água potável e filtrada, seque e consuma (ou guarde na geladeira embalado, bem sequinho). Para lhe auxiliar na contagem do tempo, utilize um timer online, por exemplo.

Atenção:

1) Deixar de molho com água + limão ou água + vinagre não adianta, o poder do cloro é fundamental para matar os micro-organismos;
2) Alimentos orgânicos devem passar pelo mesmo processo.

Recentemente uma pesquisa mostrou que o bicarbonato de sódio ajuda a remover quase todo o agrotóxico presente nos alimentos. Assim, no caso de alimentos não orgânicos, antes da higienização com o cloro deve-se deixá-los de molho durante 15 minutos em uma solução de 10gr de bicarbonato para cada litro de água.

Para saber como incluir mais frutas, verduras e legumes na sua alimentação, consulte um nutricionista.


Marília Callegari

MARÍLIA CALLEGARI

Nutricionista (CRN-3 | 49592) com Esp. em Nutrição Clínica. Doutora em Educação. Consultório: Rua F. Leitão, 469, cj 305 – Pinheiros – São Paulo/SP. Fone: (11) 2532-0818.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens