Banner Teknisa

MasterChef tem Terrine en Croûte na prova de eliminação

Banner WhatsApp e Telegram
Banner Rancho do Pescador
Banner Cursos de Culinária Online
Banner Cursos de Confeitaria Online

No próximo episódio do MasterChef, 15 de agosto, os competidores, na prova de eliminação, terão que replicar um clássico francês: Terrine en Croûte.

Até o final do século 18, apenas os nobres franceses tinham o privilégio de degustar estas iguarias em banquetes imperiais, que em geral eram preparadas com o fígado de aves temperado com vinho Sauternes e disposto em potes de terracota – o termo antigo terrin significava “de terra”. Felizmente, a revolução francesa tratou de difundir o preparo das terrines – ou, em português, terrinas – e hoje suas elaborações, além de acessíveis, são quase infinitas.

Pupilo de ícones da gastronomia mundial, como Laurent Suaudeau e Paul Bocuse, o chef paulistano Junior Costa explica que a diferença entre terrinas e patês é que a primeira leva ovo e é enformada. “É um preparo muito antigo, feito originalmente com a gelatina natural da própria caça, que costumava ser pato, coelho, porco ou rã. Outras gorduras, como o creme de leite ou a gelatina neutra artificial, são invenções que vieram depois”, explica o chef.

Segundo ele, para os franceses este é um prato do dia a dia, apreciado até no café da manhã, frio ou em temperatura ambiente. No Brasil é comum servir terrinas como entrada, por isso, muitos cozinheiros a escolhem para as festas de fim de ano.

Como grande parte dos preparos com carnes, o segredo deste está na técnica correta de cocção. “Deve-se assar lentamente em banho-maria, com papel alumínio cobrindo o recipiente, para manter a umidade. A característica camada de gelatina irá se formar quando a gordura liberada na cocção for resfriada por pelo menos 12 horas, por isso é ideal deixar na geladeira de um dia para o outro”, diz Costa.

Leia também: Semifinalistas do MasterChef terão que reproduzir pratos dos campeões

Por: Mariana Sanchez
Fonte: Gazeta do Povo

Banner Cursos de Panificação Online

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 20 =