» Início » Destaques Guia » Shakshuka, o primeiro e único restaurante líbio de São Paulo

Shakshuka, o primeiro e único restaurante líbio de São Paulo

por | jun 5, 2024 | Destaques Guia, Guia Gastronômico, São Paulo

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

São Paulo reúne uma variedade gastronômica sem igual, com sabores de todas as partes do mundo, mas uma coisa é garantida: o Shakshuka é o primeiro e (por enquanto) único restaurante líbio da cidade.

A culinária do Shakshuka é ainda mais especial do que isso. É uma culinária líbia que não existe mais na própria Líbia. O restaurante mantém viva a tradição dos judeus de Trípoli que foram forçados a emigrar em massa após a 2ª Guerra. “Montamos o Shakshuka para perpetuar a herança culinária da minha mãe, Yaffa Admoni”, diz Keren, proprietária do restaurante. 

Yaffa nasceu em Trípoli, cresceu em Tel-Aviv e, adulta, se estabeleceu em São Paulo. Sua cozinha agrega elementos líbios, israelenses e brasileiros. O carro-chefe, como o nome do restaurante já entrega, é a shakshuka

Shakshuka é uma receita de ovos em molho de tomate, originária do Norte da África, feita para compartilhar e comer com pão. Deliciosamente simples.

Shakshuka

Executada pela chef Erika Kaiser, a shakshuka é servida em quatro versões: tripoli (dois ovos escalfados em molho picante, com espinafre), magreb (com berinjela defumada, amêndoas e coentro), berber (batatas douradas, queijo feta e salsinha) e benghazi (almôndegas bovinas condimentadas, salsinha, hortelã e limão).

O tempero líbio fifeltchuma, à base de páprica, alho e outras coisinhas, é o espírito do molho de tomate da mama Yaffa.

Hraime

Shakshuka

Outra receita de molho, também espetacular, dá o tom do hraime – peixe cozido em tomate picante e condimentado, um favorito dos judeus líbios para o jantar de shabbat. O hraime tuna, com atum, é a versão mais tradicional; há também a opção do hraime asseda, vegano, com macias almofadinhas de semolina.

O Shakshuka oferece ainda alguns clássicos da comida de rua do Oriente Médio: falafel, hommus e sanduíches na pita. O sabich tem berinjela, hommus, picles de pepino, ovo cozido e molho à base de tahine.

Babka

Shakshuka

Nas sobremesas, a favorita absoluta do público é a babka, bolo de origem judaica, amanteigado, com camadas de recheio nos sabores chocolate e canela. Fica perfeita acompanhada de gelato de baunilha.

Comida, bebida, diversão e arte no Shakshuka

O Shakshuka fica em um amplo e agradável salão, com vista para o vale do Sumaré, no mesmo prédio do espaço cultural Centro da Terra.

O cliente pode jantar antes ou depois da melhor seleção de espetáculos de São Paulo – música, teatro, dança e cinema, sempre às 20h, de segunda a sexta-feira. O funcionamento segue sem intervalo entre o almoço e o jantar.

Restaurante Shakshuka

Rua Pìracuama, 19, Perdizes, São Paulo

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 12h às 22h30

Instagram: @shakshuka.sp

WhatsApp: (11) 3675-1595

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens