» Início » Destaques » Mais que bolinho de bacalhau: conheça a culinária portuguesa

Mais que bolinho de bacalhau: conheça a culinária portuguesa

por | jul 31, 2023 | Cozinhas, Destaques, Internacional

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A culinária portuguesa é mundialmente conhecida por seus sabores fortes e apresentações de dar água na boca, e sem dúvida, o bolinho de bacalhau é o prato mais famoso de Portugal.

Porém, a gastronomia portuguesa oferece uma variedade de iguarias, influenciadas pelo passado de expansionismo ao redor do mundo. A culinária lusitana incorporou elementos de diferentes partes do mundo em sua própria cultura, como o bacalhau, que é um peixe típico das águas nórdicas.

culinária portuguesa

Crédito: divulgação istock

Nesse contexto de pratos e sabores diversos, preparamos uma lista com 3 pratos tradicionais portugueses que talvez você não conheça. Confira:

Cozido à portuguesa

O prato tem origem na Espanha (no Reino de Castela), onde as famílias menos abastadas cozinhavam linguiças, carnes secas, chouriços, couves, cenouras, batatas, pés de porco, rabo de boi, entre outras carnes, para criar um cozido saboroso e que pudesse durar bastante tempo em conserva. Esse é talvez um dos pratos mais antigos de Portugal, remontando ainda à Idade Média.

Atualmente, existem diversas receitas diferentes de cozidos à portuguesa. Alguns levam carne de galinha, outros são feitos exclusivamente com linguiças, e os mais tradicionais levam até as famosas linguiças de sangue. Cada família portuguesa tem a sua própria receita e afirma ser “o verdadeiro cozido”.

Arroz de pato

Outro prato famoso da culinária portuguesa é o famoso arroz de pato, e sua história remonta a um seminário (uma escola de sacerdotes cristãos) em Braga; lá, os homens plantavam suas hortaliças e criavam algumas galinhas, e, em um determinado momento, cansaram de apenas comer carne de frango em suas refeições e decidiram caçar alguns patos selvagens da região e cozinhá-los com arroz, alho, cebola, vinho tinto e chouriço. Nasceu então um dos pratos portugueses mais difundidos ao redor do mundo.

Alheira

No final da Idade Média, a Inquisição Espanhola caçava, torturava e levava à fogueira suspeitos de bruxaria, judeus, mouros, entre outros grupos cruéis. Em 1536, a Inquisição chegou a Portugal, que serviu de refúgio para muitos judeus que fugiram da Espanha. Os judeus e suas comunidades começaram a se passar por cristãos disfarçados para não levantar suspeitas e, para demonstrar que não eram judeus, passaram a comer carne de porco, prática proibida no judaísmo. Essa história um tanto quanto triste é a origem desse outro prato típico português.

Eles inventaram uma forma de linguiça feita de pão, farinha, banha de boi, alho e carne de frango; essa linguiça tinha um cheiro e sabor muito parecidos com o de uma linguiça tradicional, mas sem a carne de porco. Dessa forma, os judeus puderam se refugiar escondidos em Portugal, se passando por cristãos.

Hoje em dia, as pessoas podem fazer a alheira com diferentes cortes de carne e não precisam mais se esconder para poder apreciar essa iguaria. Diversos lugares do mundo, com influência portuguesa, possuem diferentes receitas de alheiras. Quem se interessa por Porto Seguro e viagens para lá, por exemplo, pode encontrar pratos no local com receitas originais que remontam ao início do século XVIII, trazidas diretamente de Portugal.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens