» Início » Cozinhas » Internacional » Paella espanhola: um prato étnico repleto de sabor

Paella espanhola: um prato étnico repleto de sabor

por | jun 27, 2023 | Cozinhas, Destaques Cozinhas, Internacional, Receitas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Se você é um apreciador de pratos étnicos e busca por uma experiência culinária única, a paella espanhola é uma opção que certamente irá encantar o seu paladar. Originária da região de Valência, na Espanha, a paella é um prato tradicional que combina perfeitamente arroz, frutos do mar, carnes e especiarias, resultando em uma verdadeira explosão de sabores mediterrâneos.

Paella espanhola

História da paella espanhola

A paella espanhola tem suas raízes na cultura valenciana e remonta ao século XVIII. Originalmente, era um prato simples preparado pelos camponeses, utilizando ingredientes locais disponíveis, como arroz, azeite, legumes e coelho. Com o tempo, novos ingredientes foram sendo incorporados, como frutos do mar, frango e porco, tornando a paella ainda mais rica e diversificada.

Preparo e ingredientes:

Para preparar uma autêntica paella espanhola, você precisará de alguns ingredientes-chave, como arroz bomba (arroz curto e gordo), azeite de oliva, frutos do mar frescos (como camarões, mexilhões e lulas), carnes (como frango e coelho), legumes (como tomate, pimentão e ervilhas), caldo de peixe e especiarias, como açafrão e pimentão-doce.

Passo a passo para a paella perfeita:

  1. Em uma paellera (panela própria para paella) ou uma frigideira grande, aqueça o azeite de oliva.
  2. Adicione as carnes e doure-as por alguns minutos. Em seguida, acrescente os frutos do mar e refogue-os até ficarem macios.
  3. Adicione os legumes picados e refogue-os junto com as carnes e os frutos do mar.
  4. Coloque o arroz e misture bem para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados.
  5. Acrescente o caldo de peixe fervente, cobrindo completamente os ingredientes. Deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 20 minutos, ou até que o arroz esteja cozido e absorva todo o líquido.
  6. Finalize a paella espanhola com uma pitada de açafrão e pimentão-doce para dar cor e sabor.
  7. Sirva em seguida, diretamente da paellera, para manter o calor e a apresentação autêntica.

Desfrute da paella espanhola

A paella espanhola é um prato versátil que pode ser apreciado em diversas ocasiões, seja em um almoço de domingo com a família ou em uma celebração especial. Seu sabor único e a combinação de ingredientes frescos e aromáticos fazem dessa iguaria uma escolha perfeita para quem busca novas experiências gastronômicas.

A paella espanhola é muito mais do que um simples prato étnico. Ela representa a história e a tradição da cultura espanhola, trazendo consigo uma mistura de sabores marcantes e ingredientes frescos. Ao preparar e saborear uma autêntica paella, você estará mergulhando em um mundo de aromas e texturas que irão encantar os seus sentidos. Experimente essa delícia e permita-se viajar até a Espanha sem sair da sua cozinha.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens