» Início » Cozinhas » Clássicos de São João: chefs ensinam receitas

Clássicos de São João: chefs ensinam receitas

por | jun 2, 2023 | Cozinhas, Destaques, Destaques Cardápios, Receitas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Com a chegada do mês de junho, inicia-se a aguardada temporada de festas, danças e brincadeiras, que se estende por todo o Brasil, com os Clássicos de São João em destaque. A festa junina, uma das celebrações mais populares do país, rende homenagens aos santos Santo Antônio, São Pedro e São João. Nesse contexto festivo, as comidas típicas desempenham um papel essencial, com pratos tradicionais como quentão, canjica, pé-de-moleque e arroz doce. No entanto, mesmo com toda a tradição gastronômica, é possível explorar novas abordagens culinárias. Pensando nisso, selecionamos algumas receitas que certamente irão surpreender e encantar seus convidados durante essa festividade. Não deixe de conferir:

Brigadeirinho de Quentão – Chef Adriana Lira

Que tal, então, se aventurar na preparação do irresistível Brigadeirinho de Quentão? Essa deliciosa sobremesa promete surpreender o paladar de todos os seus convidados. Para prepará-la, você vai precisar dos seguintes ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga sem sal, 2 colheres de chocolate branco raspado, 1 colher de chá de canela em pó, 1 colher de café de cravo em pó, 2 colheres de chá de gengibre em pó e 4 colheres de sopa de concentrado de cachaça e limão. E para dar um toque especial, não se esqueça de caprichar na decoração com paçoquinha. Com certeza, essa combinação de sabores vai encantar a todos. Aproveite essa oportunidade para surpreender seus convidados com uma sobremesa única e cheia de sabor, trazendo um toque especial de São João à sua mesa.

Modo de preparo:
1. Em uma panela, comece misturando o leite condensado, a manteiga, o chocolate branco, a canela, o cravo e o gengibre.
2. Cozinhe em fogo baixo, mexendo constantemente, até que a mistura solte da panela.
3. Desligue o fogo e acrescente o concentrado de cachaça e limão, mexendo cuidadosamente.
4. Retorne a panela ao fogo baixo e cozinhe por mais alguns minutos até atingir o ponto desejado.
5. Deixe o brigadeirinho esfriar, sirva-o em copinhos e finalize a decoração com paçoquinha por cima.

Observação: Quanto mais tempo o concentrado de cachaça e limão ficar armazenado, no entanto, mais saboroso e apurado será o resultado para esse Clássico de São João. Portanto, vale a pena deixar a mistura descansar por um período mais longo, permitindo que os sabores se desenvolvam e se intensifiquem. Dessa forma, você poderá desfrutar de uma experiência ainda mais deliciosa ao saborear essa iguaria típica das festividades juninas.

Brigadeirinho de Quentão

Crédito: Divulgação/Dona Doceira

Pamonha Goiana – Chef Adriana Lira

Se você está em busca de uma receita tradicional e deliciosa para surpreender seus convidados, não pode deixar de experimentar a saborosa Pamonha Goiana, seguindo a incrível criação da renomada Chef Adriana Lira. Para preparar essa iguaria, você vai precisar dos seguintes ingredientes: em primeiro lugar, 3 kg de milho verde ralado, que será a base dessa delícia. Em seguida, acrescente 2 copos de óleo vegetal, garantindo a textura perfeita da pamonha. E para torná-la ainda mais irresistível, não se esqueça de incluir 1 kg de queijo fresco, que irá conferir um sabor único ao prato. Por fim, não se esqueça de temperar com sal a gosto, para realçar todos os sabores envolvidos nessa receita tradicional. Prepare-se para se deliciar com essa combinação perfeita de ingredientes e sabores que vai encantar a todos. Siga o passo a passo com atenção e surpreenda-se com o resultado final.

Modo de preparo:
1. Comece cortando o queijo em tiras de 3 a 5 cm.
2. Em seguida, rale o milho apenas o suficiente para romper a pele e retire a polpa com uma colher.
3. Aqueça o óleo e despeje-o sobre a massa de milho, mexendo bem para incorporar.
4. Tempere com sal a gosto.
5. Agora, é hora de enrolar a massa junto com uma fatia de queijo, utilizando palhas de milho dobradas.
6. Dobre as pontas das palhas e apare qualquer excesso com tiras da própria palha.
7. Se preferir uma pamonha doce, substitua o sal por açúcar.
8. Para criar variações salgadas, experimente adicionar ingredientes como linguiça e cheiro verde, frango e guariroba, carne seca e pimenta bode ou carne moída, explorando diferentes sabores em nosso clássico de São João.

Pamonha Goiana

Crédito: Divulgação/Dona Doceira

Bolo Mané Pelado – Chef Adriana Lira

Para preparar o delicioso Bolo Mané Pelado, com o toque especial da renomada Chef Adriana Lira, separe os seguintes ingredientes: em primeiro lugar, 500g de mandioca crua, ralada e espremida; em seguida, adicione 100g de coco ralado fresco e 100g de queijo meia cura ralado. Em seguida, acrescente 350ml de leite e ½ xícara (chá) de manteiga. Além disso, não se esqueça de incluir 2 ovos, 1 xícara (chá) de açúcar e uma pitada de sal para realçar o sabor. Lembre-se de untar a forma com manteiga e polvilhar açúcar para obter um resultado perfeito.

Modo de preparo:
1. Primeiramente, comece misturando a mandioca ralada juntamente com os ovos, o açúcar, o coco ralado e a manteiga.
2. Em seguida, adicione o leite, o queijo ralado e o sal, garantindo uma mistura homogênea.
3. Unte um tabuleiro com manteiga e despeje a massa preparada.
4. Leve ao forno médio (180 graus) e deixe assar até que o bolo fique dourado.
5. Assim que estiver pronto, polvilhe uma generosa quantidade de açúcar sobre o bolo.
6. Para servir, corte em fatias e desfrute dessa deliciosa iguaria.

Bolo Mané Pelado

Crédito: Divulgação/Dona Doceira

Quentão – Chef Marco Aurélio Sena

Para preparar o delicioso Quentão, uma bebida quente tradicional das festas juninas, com o toque especial do renomado Chef Marco Aurélio Sena, você vai precisar dos seguintes ingredientes: primeiramente, 500g de açúcar refinado. Em seguida, adicione 900ml de cachaça (Velho Barreiro) e 900ml de água. Além disso, não se esqueça de incluir 100g de gengibre, a casca de 1 laranja pera, 6g de cravo e 10g de canela em pau. Com essa combinação de ingredientes, você terá uma bebida quente irresistível para desfrutar durante as festividades juninas.

Modo de preparo:
1. Para começar, proceda à caramelização do açúcar em uma panela.
2. Em seguida, acrescente o gengibre, a cachaça e a água, garantindo uma combinação harmoniosa.
3. Introduza na mistura a casca de laranja, o cravo e a canela, conferindo um toque especial de sabor e aroma.
4. Leve a panela ao fogo e deixe a mistura ferver, proporcionando uma fusão perfeita dos ingredientes.
5. Após atingir o ponto desejado, desligue o fogo e reserve a panela tampada por aproximadamente 10 minutos, permitindo que todos os sabores se intensifiquem e se harmonizem.

Quentão

Crédito: Divulgação/Tantin

Pão de Milho – Chef Helena Mil-Homens

Que tal saborear um Pão de Milho, uma receita incrível da talentosa Chef Helena Mil-Homens? Para preparar essa delícia, separe os seguintes ingredientes: 700g de farinha de trigo, 250g de fubá, 600g de água, 100g de açúcar, 50g de manteiga, 20g de sal e 15g de fermento biológico fresco. Com esses ingredientes em mãos, você estará pronto para criar um pão irresistível.

Modo de preparo:
1. Para iniciar, bata todos os ingredientes na batedeira por um período de 10 a 15 minutos, assegurando uma mistura perfeita.
2. Em seguida, permita que a massa descanse na geladeira de um dia para o outro, proporcionando uma textura ainda mais saborosa.
3. Ao prosseguir, molde a massa em pequenas bolinhas ou bisnaguinhas, com um peso aproximado de 100g cada.
4. Em seguida, passe delicadamente no fubá e deixe a massa fermentar por cerca de uma hora, em temperatura ambiente, permitindo que ela cresça e ganhe ainda mais sabor.
5. Agora, é hora de levar ao forno pré-aquecido em temperatura média (170 graus), assando por aproximadamente 15 minutos ou até que os pães atinjam um tom dourado e apetitoso.
6. Com essa receita, você terá a satisfação de produzir 15 deliciosos pães.

Se você gostou do artigo, não deixe de compartilhar suas considerações nos comentários abaixo. Além disso, queremos saber se algum desses Clássicos de São João despertou o seu interesse e se você decidiu incluir alguma das receitas em seu cardápio festivo. Ficaremos imensamente felizes em conhecer a sua opinião e experiência gastronômica! Não perca a oportunidade de compartilhar conosco seus pensamentos e vivências relacionadas a essas delícias juninas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens