» Início » Áreas » Ambientes » Entenda como a distribuição das mesas no restaurante impacta no sucesso do negócio

Entenda como a distribuição das mesas no restaurante impacta no sucesso do negócio

por | maio 31, 2023 | Administração, Ambientes, Áreas, Destaques, Empreendedorismo, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O sucesso de um estabelecimento gastronômico certamente depende de uma combinação de fatores. Embora pareçam simples no começo, aspectos como iluminação, organização e até mesmo distribuição das mesas no restaurante exigem consideração. Isso porque uma disposição eficiente pode garantir uma experiência positiva ao cliente e também aumentar o fluxo de pessoas. E assim, consequentemente aumentar os lucros do negócio.

Por isso, a elaboração de um layout que comunique a experiência que o restaurante busca oferecer ao cliente envolve não apenas a arquitetura, mas também o espaço disponível para criar e inovar. Inclusive considerando o tráfego de pessoas e as atividades cotidianas do local. Logo, antes de iniciar a distribuição de mesas no restaurante é necessário refletir sobre alguns critérios. Confira abaixo:

Otimização de espaço

Pensar na disposição de mesas não auxilia apenas na passagem de pessoas, mas também garante otimização ao espaço. Vale levar em consideração que o fluxo de clientes pode variar de acordo com os horários de funcionamento e de pico. Via de regra, é essencial que as pessoas não se sintam sufocadas no ambiente. Então, para evitar essa sensação, deve-se criar um espaço agradável e amplo aos frequentadores do local.

Eficiência circular

Estar em um local onde o espaço foi otimizado garante aos frequentadores uma eficiência maior nos serviços prestados. Isso porque é possível que os funcionários e demais clientes circulem de maneira mais livre, seja para atender a novas demandas ou finalizar atendimentos. Garantindo, assim, a funcionalidade e a eficiência circular naquele espaço.

Espaços diversos

É possível ainda utilizar a disposição de mesas e cadeiras para criar espaços diversos em um mesmo restaurante, seja fazendo uso de áreas externas, ou em um mesmo ambiente. Vale se utilizar de um conceito mais intimista, a fim de criar uma sensação de aconchego e cuidado, fazendo com que o cliente se sinta querido e impelido a retornar, pois teve uma experiência positiva e personalizada que levou em consideração o seu conforto.

Acessibilidade

Aos proprietários de restaurante, também cabe refletir a respeito da acessibilidade do local. Nesse sentido, a distribuição de mesas precisa ser acessível para a pessoa cadeirante, com integração entre as demais mesas e fácil acesso aos serviços oferecidos no local. Além disso, ainda do ponto de vista de locomoção, deve-se pensar no piso correto, a fim de evitar acidentes e facilitar a limpeza.

Pensando neste último ponto, o piso vinílico surge como uma boa opção, posto que possui uma superfície lisa e antiderrapante, essencial para as cadeiras que dependem de uma base estável. Ou seja, a otimização do espaço, considerando a eficiência circular, a criação de espaços diversos e a acessibilidade, pode ser alcançada pela distribuição correta das mesas, garantindo sucesso ao restaurante.

 

Leia mais: Saiba usar o ChatGPT para melhorar as estratégias de vendas do seu restaurante

 

 

 

Foto Destaque: Divulgação/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens