» Início » Áreas » Nutrição » Alimentação com colágeno tem benefícios que vão além da estética; entenda

Alimentação com colágeno tem benefícios que vão além da estética; entenda

por | maio 31, 2023 | Áreas, Destaques, Notícias, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O colágeno é uma proteína muito famosa nos tratamentos de estética, pois suas propriedades garantem mais sustentação, firmeza e resistência para a pele. A substância é produzida naturalmente pelo organismo humano, mas, a partir dos 25 anos de idade, seus níveis vão caindo gradativamente. É por isso que, conforme envelhecemos, a pele fica mais flácida e as rugas começam a aparecer.

Contudo, seus benefícios não se limitam somente a assuntos estéticos. O colágeno também pode ser adquirido através de uma alimentação rica em proteínas, que estão presentes em alimentos de origem vegetal (leguminosas, grãos e castanhas) e animal (carnes e ovos). Sendo assim, consumi-los de forma recorrente eleva os níveis de colágeno e, consequentemente, ajuda a prevenir diversos problemas de saúde.

Os benefícios

O colágeno é o principal componente dos músculos, tendões e ligamentos. É por isso que o envelhecimento também costuma trazer alguns sintomas muito característicos, como dor nas articulações e risco elevado de lesões. Logo, suplementar a substância através da alimentação acaba sendo benéfico para prevenir essas questões. Garantindo, assim, uma resistência maior para lesões sérias e reduzindo qualquer tipo de dor no corpo.

A perda de massa óssea também é uma consequência natural do envelhecimento, o que por sua vez causa impactos nas articulações e nos deixa mais suscetíveis a fraturas. Apesar de o principal componente dos ossos ser o cálcio, o colágeno também contribui positivamente com o aumento da densidade óssea, que por sua vez previne a osteoporose, doença caracterizada pela fragilidade dos ossos na terceira idade.

O envelhecimento também costuma ser uma porta de entrada para doenças reumáticas, que causam inflamações crônicas nas articulações e dores constantes no dia a dia. Até hoje não se sabe ao certo o que manifesta o reumatismo, mas sabe-se que o desgaste natural das cartilagens que amortecem o impacto das articulações pode contribuir com o problema. Outra função do colágeno é ajudar a reduzir esses sintomas e fortalecer todas as estruturas anatômicas do corpo.

Leia mais: Confira 5 dicas para evitar doenças através da alimentação na terceira idade

Tipos de colágeno

Vale lembrar que existem aproximadamente 27 tipos diferentes de colágeno, e cada um é eficaz em uma função diferente. Por isso, a substância utilizada em tratamentos estéticos para a pele não é a mesma que fortalece o sistema imunológico. A versão presente nos alimentos é a que chamamos de colágeno tipo 2, responsável por participar da manutenção de diversos processos relacionados à nossa saúde. Ainda se trata da mesma proteína, porém com variações em suas propriedades.

 

 

 

Foto Destaque: Divulgação/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens