» Início » Áreas » Nutrição » Extrato e Molho de Tomate: você sabe qual a diferença?

Extrato e Molho de Tomate: você sabe qual a diferença?

por | maio 15, 2023 | Áreas, Habilidades Básicas, Notícias, Nutrição, Receitas, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Se você leu esse título e pensou “Ah, mas é tudo igual”, saiba que não é não! Apesar de ambos terem tomate em sua composição, eles possuem características e papéis distintos nos pratos. Há diferenças em sabor, textura, ingredientes e até mesmo no preparo. Por isso, a Tomate BR, Associação Brasileira dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial, busca explicar o assunto. Afinal, aprender melhor sobre extrato e molho de tomate vai ajudar suas receitas a ficarem ainda mais saborosas!

O extrato de tomate é uma base mais concentrada da polpa de tomate e pode conter adição de açúcar e sal. Sua utilização visa dar mais cor, sabor e consistência aos pratos. Por ser mais denso, também serve como base para molhos, podendo ser incrementado com temperos de sua preferência.

Já o molho de tomate é um produto concentrado à base de tomate com adição de especiarias como alho, cebola, orégano, manjericão, entre outros. E, está prontinho para o consumo!

Como escolher?

Agora, na hora de escolher entre extrato e molho de tomate, é preciso pensar no motivo que leva a utilização de um deles. O extrato, por ser mais concentrado, é um ingrediente bastante indicado como base de receitas em geral, sendo muito usado para adicionar sabor, cor e consistência aos pratos — um exemplo muito comum é colocar uma colher de extrato de tomate no feijão.

Por outro lado, o molho de tomate está pronto para ser usado nas receitas. Além disso, esse ingrediente, diferentemente do extrato, costuma já vir temperado com sal, especiarias e ervas. É por isso que a maioria das receitas como molho para cachorro quente, pizza de liquidificador fácil, panqueca de carne com molho de tomate e filé de peixe ao molho de tomate e requeijão pedem esse molho pronto, que é prático e pra lá de saboroso!

Sobre a Tomate BR

A Tomate BR é uma associação brasileira voltada ao fomento da cadeia de atomatados. Atualmente, representa mais de 80% dos processadores e utilizadores de tomate industrial, focados em estabelecer princípios de valorização e rentabilidade, ofertando produtos com controle e padrões de qualidade e segurança. Sua ideia é trazer mais informações sobre o setor e também dicas de alimentação e saúde aos consumidores brasileiros.

 

 

 

Foto Destaque: Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens