» Início » Notícias » Festivais » 1º Festival Sabores da Montanha proporcionará experiências gastronômicas na temporada de inverno

1º Festival Sabores da Montanha proporcionará experiências gastronômicas na temporada de inverno

por | maio 15, 2023 | Destaques, Eventos, Festivais, Não Perca!, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Festival Gastronômico Sabores da Montanha acontecerá entre os dias 2 de junho e 30 de julho. O evento vai envolver 27 municípios dos estados de São Paulo e Minas Gerais, proporcionando aos turistas uma verdadeira imersão no mundo gastronômico.

A atração também será uma opção adicional de entretenimento durante a temporada de inverno, época em que milhares de turistas de todo o Brasil visitam a região em busca de merecidas férias, do clima frio típico da estação, muita natureza e, claro, boa gastronomia.

No total, 66 estabelecimentos situados na Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Vale Histórico e Sul de Minas Gerais participarão do festival. Entre eles, restaurantes, hamburguerias, pizzarias, cervejarias artesanais, cafeterias, docerias, pastelarias, foodtrucks, sorveterias, vinícolas e até pousadas com pegada gastronômica.

O Estado de São Paulo tem 10 cidades participando com 23 restaurantes, enquanto Minas Gerais possui 17 cidades e 43 estabelecimentos inscritos. A relação de todos os participantes pode ser acessada pelo site oficial do evento. Aliás, nele o público ainda poderá conferir as fotos dos pratos, ficha técnica, ingredientes e informações de contatos.

Opções para todos os gostos

De pastelaria a vinícolas premium, o Festival Sabores da Montanha terá opções para todos os bolsos e gostos, ocorrendo de forma simultânea entre os restaurantes. Ou seja, não haverá venda de pratos em praça pública. A ideia é evitar a produção de lixo plástico e manter a segurança alimentar. Além disso, o público terá à disposição os estacionamentos e banheiros dos estabelecimentos, com mais conforto e comodidade.

O menu do evento será caprichado, com receitas típicas caipiras e mineiras, bem como gastronomia contemporânea. Alguns restaurantes criaram pratos típicos da estação e utilizaram ainda insumos da época. Por exemplo, o chef Luciano Toledo, do restaurante do Secreto Luxury Boutique Hotel, apresentará o Risoto Serrano. O prato é preparado com pinhão, além de Queijo Jordão ao crispy e presunto serrano.

Mas para quem gosta de massas e carnes, o Óikí Cafés Especiais oferecerá o Fettuccine ao molho de queijos da Mantiqueira com filet mignon. O prato é uma massa artesanal preparada com os queijos Gruyére e Emmental do Laticínio Cruzília, tomates em cubos e orégano fresco, acompanhado de tiras de filet mignon e cobertas com queijo parmesão D´Alagoa.

Já o Restaurante do Chico é um dos representantes que inscreveram pratos típicos caipiras. Apesar de ser simples, sua Galinhada da Vila é extremamente saborosa e ainda acompanha outras iguarias típicas como o tutu de feijão com couve, torresmo e vinagrete.

Festival Sabores da Montanha convida turistas a um imersão gastronômica na temporada de inverno

Fettuccine ao molho de queijos da Mantiqueira – Crédito: Divulgação

Outras delícias

O velho e bom queijo mineiro é o protagonista do Pão Vulcão, do Mirante da Serra dos Lima. A delícia é preparada artesanalmente, no formato redondo e sem o miolo. No lugar, um recheio de queijo minas derretido, calabresa artesanal e bacon. E no seu entorno, tiras de contra filet e torradas.

A Costelipa é outra opção inscrita no evento. Trata-se de uma costela de vaca defumada, marinada na cerveja e reduzida no molho de carne lúpulado. A receita é do Empório CB – Cervejaria e Grill, e ainda vem com purê de mandioquinha, salsa com queijo e farofa de alho poró.

Ademais, o festival terá pratos como Croqueta de Lombo, Kafija un Maize, Bacalhau Confitado, Porco na Lata, Pizza Verona, Truta da Montanha e muitos outros. Confira mais detalhes no site oficial.

Festival Sabores da Montanha convida turistas a um imersão gastronômica na temporada de inverno

Costelipa – Crédito: Divulgação

Grupo Sabores

A Sabores da Montanha, organizadora do festival, pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que objetiva a divulgação e valorização da gastronomia típica da Serra da Mantiqueira. O grupo também gerencia a Sabores da Serra Gaúcha e a Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba). Além da Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.

Serviço

1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha
Data: 2 de junho a 30 de julho de 2023
Informações: (11) 9 5435-3665

Site / Facebook / Instagram

 

 

 

 

Foto Destaque: Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens