» Início » Receitas » Aprenda a fazer bacalhau especial e quindim de pinhão para o almoço de Dia das Mães

Aprenda a fazer bacalhau especial e quindim de pinhão para o almoço de Dia das Mães

por | maio 12, 2023 | Datas Comemorativas, Destaques, Não Perca!, Receitas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Preparar um almoço de Dia das Mães é uma boa forma de demonstrar amor e carinho. Inclusive, a refeição especial pode ser um presente para elas, proporcionando uma comemoração em família. Pensando nisso, o renomado chef de cozinha, Alexandre Vicki, separou duas receitas deliciosas para surpreender as mães no próximo domingo (14).

O profissional, que possui mais de 30 anos de experiência em gastronomia, acaba de retornar a Curitiba como professor de cozinha clássica do Centro Europeu. Isso depois de chefiar cozinhas de hotéis de luxo no Rio de Janeiro, Bahia, Caracas na Venezuela e Belmonte, em Portugal. Portanto, é com todo esse conhecimento que ele ensina como preparar um bom bacalhau como prato principal e um quindim de pinhão para sobremesa. Confira:

Bacalhau a Vicki

Ingredientes:
3 lombos de bacalhau dessalgado
4 cabeças de alho pequenas (cortadas ao meio; a base deixa inteira e a parte de cima bem picada)
1 cabeça de brócolis
1 alho poró
12 mini cebolas
15 tomates cereja cortados ao meio
1 bandeja de shitaque
Azeite de oliva
Ciboulette para finalizar (opcional)

Modo de preparo:
Primeiramente, corte os lombos de bacalhau ao meio e disponha-os em uma frigideira com bastante azeite, 2 folhas de louro e as bases de alho inteiras. Depois, coloque pra fritar em fogo baixo. Assim que o bacalhau começar a soltar as lascas, retire do fogo e reserve.

Já em uma frigideira, salteie em azeite as cebolas e o alho poró. E quando estiverem macios, acrescente o shitaque e os tomates. Então, tempere e reserve em uma travessa. Ainda na mesma frigideira, coloque azeite e frite o alho picado até ficar dourado. Em seguida, salteie o brócolis, tempere e reserve.

Para a montagem, coloque os lombos de bacalhau no centro da travessa, os legumes em um dos lados e o brócolis no outro. Na sequência, acrescente as flores de alho em cima dos lombos de bacalhau e regue o azeite em que ele foi frito por toda a travessa. Sirva em seguida e espere receber muitos elogios com esse almoço de Dia das Mães.

Quindim de pinhão

Ingredientes:
300 gr de pinhão cozido e triturado em pequenos pedaços
300 gr de açúcar
480 ml de água
16 gemas peneiradas

Modo de preparo:
Antes de tudo, cozinhe os pinhões e bata eles na faca até ficarem em pedacinhos pequenos. Depois, faça um caramelo claro com água e açúcar, e deixe em temperatura ambiente. Posteriormente, junte ao caramelo as gemas e o pinhão, misture bem e disponha em forminhas de quindim untadas com manteiga e açúcar. Então, asse por aproximadamente 30 minutos, a 180°C, em banho maria e coberto com papel alumínio. Após, quando já estiverem frias, desenforme-as. Com certeza elas deixarão o almoço de Dia das Mães ainda mais doce!

Vale lembra que dependendo do forno, pode levar mais tempo para assar. Logo, verifique se a massa está bem firme antes de tirar do forno.

 

 

 

Foto Destaque: Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens