» Início » Áreas » Nutrição » Descubra quais são os benefícios do consumo de mel para o organismo

Descubra quais são os benefícios do consumo de mel para o organismo

por | abr 25, 2023 | Áreas, Destaques, Notícias, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Você sabia que o consumo de mel traz diversos benefícios para o organismo? Além de garantir mais sabor às refeições, o ingrediente também é funcional. Isso porque possui nutrientes e propriedades específicas que ajudam na saúde. Sendo, então, uma ótima opção para o café da manhã e lanches.

Assim, a produção nacional de mel tem aumentado significativamente. Segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados neste ano, o Brasil bateu um recorde em 2021. Ao todo, a apicultura atingiu 55.800 toneladas do alimento naquele ano, 6,4% a mais do que no anterior.

Igualmente grande é a vantagem que o consumo do ingrediente garante. Isso devido ele ser capaz de auxiliar no aumento da imunidade e contribuir para o bom funcionamento do intestino. Podendo, inclusive, substituir o açúcar de forma mais saudável.

Os benefícios

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, professora Juliane Casas, o mel consegue ajudar a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir doenças por ser rico em antioxidantes, vitaminas e minerais.

As características deste alimento variam de acordo com o tipo de flores e solo onde são provenientes os néctares. O mel de eucalipto, por exemplo, tem predominância de compostos ativos como a quercetina, ácidos gálicos e p-cumárico, que possuem propriedades antioxidantes e bacteriostáticas, ou seja, tem como princípio terapêutico impedir a proliferação dos microrganismos”, explica Juliane.

O mel também é uma opção natural para prevenir e tratar alguns problemas de saúde, como tosses e dores de garganta, uma vez que age como um anti-inflamatório, expectorante, antibactericida e calmante. Porém, a nutricionista alerta que apesar de ter comprovada a sua eficácia, a utilização para fins terapêuticos deve ser indicada e acompanhada por profissionais da saúde habilitados para essa indicação.

Ademais, o alimento pode substituir o uso do açúcar refinado. Isso porque é um adoçante menos calórico e com metabolização mais lenta, o que ajuda a manter os níveis de glicose estáveis no sangue. O mel contribui, ainda, para a melhora no funcionamento intestinal. Isso graças a enzimas digestivas que ajudam na quebra dos alimentos e facilitam a digestão, além dos probióticos presentes que estimulam a produção das bactérias benéficas para o intestino.

Cuidado com o excesso!

Contudo, é necessário se atentar para não exceder na quantidade. Especialistas defendem que o mel é versátil, saudável e contribui para a saúde, mas alertam que o consumo deve ser moderado. Isso porque o excesso pode provocar o ganho de peso e, em alguns casos, a obesidade. Para se ter uma noção, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), uma colher de sopa rasa do alimento (15g) contém 12,1 gramas de carboidratos e 48 kcal. O que equivale a 200 gramas de peito de peru ou a 100 gramas de açaí, por exemplo.

Outro ponto importante de ressaltar é que a alimentação rica em açúcares pode se associadar ao risco de doenças cardíacas e de câncer. Além disso, com o consumo prolongado, o organismo se torna mais resistente à insulina, o que aumenta as chances de desenvolver diabetes. Sendo assim, a recomendação é a de utilizar o mel em temperatura ambiente como parte de uma dieta balanceada, desenvolvida por um profissional de nutrição, para um cardápio personalizado para as necessidades e interesses de cada paciente.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade em cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Hoje, está presente em todas as regiões do país, com 117 unidades próprias e 1.398 polos.

Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno.

A instituição também ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.

Site / Blog / Facebook / Instagram

 

 

 

Foto Destaque: Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens