» Início » Técnicas » Feijoada em 5 minutos: marca desenvolve solução inovadora de cozimento a vapor

Feijoada em 5 minutos: marca desenvolve solução inovadora de cozimento a vapor

por | abr 17, 2023 | Notícias, Nutrição, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A empresa alimentícia Caldo Bom Alimentos desenvolveu uma solução de cozimento a vapor inédito para um dos pratos mais seculares da gastronomia brasileira: o feijão. A ideia é reunir segurança, qualidade de comida caseira e manutenção de propriedades nutritivas no preparado do alimento. Além de garantir a agilidade e praticidade de uma feijoada pronta em 5 minutos. Isso sem precisar usar a panela de pressão, utensílio polêmico e temido por muitos.

O processo inovador é a proposta do novo projeto da gigante do ramo: a rede de franquias Bean Go!. O novo empreendimento de foods to go (comidas para levar, em tradução livre) disponibiliza refeições prontas à base de feijão, sem conservantes e aditivos químicos. São 14 combinações de pratos, servidos em copos com ingredientes de alto teor nutritivo e que variam entre feijoada completa tradicional e versão vegana. Também dobradinha, mix de grãos e pratos inspirados na gastronomia americana, indiana, mexicana e italiana. Mas sempre com o feijão como estrela principal.

Como o próprio nome já traduz, o ‘feijão que vai’ precisa ser preparado e entregue com rapidez, praticidade e sem abrir mão do sabor e nutrientes. Realizamos uma ampla pesquisa de mercado por seis anos, e em diversos países, para encontrar o que há de mais moderno e inovador em relação ao processo de cocção elétrica. Chegamos à inovadora máquina que realiza a cocção a vapor autoclavada. O processo é semelhante ao ‘sous vide’, mas a diferença é que o cozimento é feito dentro da embalagem por jatos de vapor controlados por computador”, explica o CEO da Caldo Bom Alimentos, Alexandre Stival.

Leia mais: Bean Go! é a primeira rede de franquias fast food de feijoada do Brasil

Como acontece o processo?

Assim, o preparo da feijoada tem início na fábrica da Caldo Bom, onde os produtos são pré-cozidos e esterilizados na embalagem. Para isso, é utilizado o processamento térmico, quando são controlados os parâmetros de tempo e temperatura. O cuidadoso processo de produção garante, então, a preservação das características nutricionais dos produtos. Já a finalização do cozimento ocorre na loja Bean Go!, em poucos minutos, garantindo agilidade e sabor.

Outro ponto de destaque deste processo é a estocagem. Isso porque ela não exige refrigeração, podendo ser em temperatura ambiente. Segundo a engenheira de alimentos da Caldo Bom, Aline Cosmo, essa facilidade se dá graças a esterilização realizada nos produtos. A profissional ainda destaca que cada preparo do prato foi estudado detalhadamente e possui um binômio de tempo e temperatura para realização do método em autoclave.

Feijoada em 5 minutos: marca desenvolve solução inovadora de cozimento a vapor

De rápido preparo, mas sem perder o gostinho de comida caseira – Crédito: Valterci Santos

Benefícios para a saúde das pessoas e empresas

Logo, ao assegurar as propriedades sensoriais de aroma, textura, temperatura e sabor, os exclusivos vaporizadores importados da Bean Go! não demandam o uso de outros eletrodomésticos. Dessa forma, as lojas podem ter espaços reduzidos, a partir de 8 m². Ou seja, cabem perfeitamente em quiosques, food trucks e outros espaços menores, pois não utilizam fogões, fritadeiras, fornos, chapas, geladeiras ou freezers.

A Rede Bean Go! opera com o mínimo de estrutura física e humana. Também vale citar que o processo de preparo e logística dos produtos, da fábrica Caldo Bom até a loja Bean Go!, ainda estende o prazo de estocagem e validade do produto, sem perder a qualidade, as propriedades nutricionais e a segurança alimentar. A nossa solução ainda gera economia de tempo, gás, energia, mão de obra e utensílios para os franqueados”, comenta Alexandre.

Ademais, vale destacar que os alimentos cozidos a vapor têm uma perda nutricional menor e são menos calóricos, visto que o processo de cozimento não requer o uso de manteiga ou outras fontes de gordura. Nesse sentido, Aline explica que dentre as principais vantagens da técnica está a preservação das fibras alimentares. Bem como o pouco uso de gordura, a redução do valor calórico dos pratos e a retenção do sabor, do formato, da cor, da textura e dos nutrientes dos alimentos de modo geral.

Feijoada em 5 minutos: marca desenvolve solução inovadora de cozimento a vapor

Rede de franquias oferece pratos à base de feijão – Crédito: Valterci Santos

Sobre a Bean Go!

A Bean Go! é uma rede de franquias de foods to go que disponibiliza refeições prontas à base de feijão, com diversos pratos e inúmeros acompanhamentos. Seus produtos não possuem conservantes e nem aditivos químicos, mas trazem o característico sabor e know-how da indústria paranaense Caldo Bom Alimentos. A proposta é oferecer uma refeição saborosa, saudável, e proporcionar boas lembranças em poucos minutos.

Site / Facebook / Instagram

 

 

 

 

Foto Destaque: Valterci Santos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens