» Início » Áreas » Nutrição » Chocolate faz bem para a saúde? Saiba o que dizem os médicos sobre o consumo!

Chocolate faz bem para a saúde? Saiba o que dizem os médicos sobre o consumo!

por | abr 17, 2023 | Notícias, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Com certeza você já se perguntou se o chocolate faz bem para a saúde. Afinal, sendo um dos alimentos mais amados em todo o mundo e também muito versátil, seu consumo sempre levanta discussões sobre o tema. Mas quais seriam os benefícios ou malefícios dessa delícia viciante? Para te ajudar a entender e esclarecer os efeitos que ela causa na saúde humana, médicos da rede Kora detalham seu impacto neurológico e cardíaco.

De acordo com um estudo publicado em 2016 no Journal of Alzheimer’s Disease, o consumo regular de chocolate amargo pode melhorar a função cerebral em idosos com problemas cognitivos leves. Os flavonoides, compostos antioxidantes que ajudam a proteger as células do corpo dos danos causados pelos radicais livres, presentes no alimento, também podem ajudar a reduzir o risco de derrame cerebral. Isso porque têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam a manter as artérias saudáveis.

Assim, para o neurologista Vicente Mamede, do Instituto de Neurologia de Goiânia (ING), o chocolate pode ser usado como um aliado na saúde mental. No entanto, também pode ser um inimigo se você não souber como consumi-lo. Ele detalha que o doce tem antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação e o desgaste das células, além de componentes que aumentam a produção de serotonina, contribuindo para a melhora do humor.

Além disso, a cafeína e a teobromina, presentes em quantidades certas no alimento, podem ajudar na estimulação, na disposição e na função cognitiva. Entretanto, a própria cafeína, quando em excesso, pode causar ansiedade, nervosismo e contribuir para o estresse do dia a dia. Muito cuidado também para a quantidade de açúcares e gorduras saturadas presentes em algumas marcas comerciais, que podem acabar acumulando aquela gordurinha na barriga e aumentar o estado pró-inflamatório do corpo”, alerta o neurologista.

Chocolate para o coração

Ademais, o chocolate amargo também pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão leve. Isso ocorre porque os flavonoides podem melhorar a função dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue flua mais facilmente. Porém, é importante lembrar que o alimento ainda é rico em calorias e gorduras, por isso deve ser consumido com moderação.

Uma pesquisa publicada em 2019 no International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS), da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), associa o consumo de chocolate a menor taxa de hipertensão e diabetes. Sendo que ambas são fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Outro benefício é o fato dele contribuir para evitar a aterosclerose, que é uma inflamação com depósito de gordura no interior dos vasos sanguíneos. Mas o grande problema são as calorias, pois, para ser mais palatável, algumas formulações acrescentam açúcar, leite e gordura ao produto. Desse modo, seu consumo em excesso pode levar à obesidade e ampliar as chances de doenças do coração.

O mais adequado para reduzir os riscos é ingerir 45 gramas por semana, segundo artigo publicado no British Medical Journal, que avaliou 14 publicações sobre o assunto e estipulou uma meta válida, equilibrando benefício e quantidade. Quanto maior é o percentual de cacau, maiores são os benefícios. O mais saudável é o chocolate preto e o mais amargo possível”, explica Luiz Henrique Pereira Maia, cardiologista do Hospital Encore, localizado em Aparecida de Goiânia.

Kora Saúde

A Kora Saúde é um dos maiores grupos hospitalares do Brasil, possuindo 17 hospitais espalhados pelo país. Atualmente, está presente no Espírito Santo (Rede Meridional nas regiões de Cariacica, Vitória, Serra, Praia da Costa, em Vila Velha, e São Mateus), Ceará (Rede OTO, todos em Fortaleza), Tocantins (Medical Palmas e Santa Thereza) na cidade de Palmas, Mato Grosso (Hospital São Mateus em Cuiabá), Goiás (Instituto de Neurologia de Goiânia e Encore) e Distrito Federal (Hospital Anchieta e Hospital São Francisco).

Dessa forma, são mais de 2 mil leitos disponíveis e 11 mil colaboradores, trabalhando com um sistema de gestão inovador. A Kora oferece parque tecnológico de ponta e alta qualidade hospitalar, com o compromisso de praticar medicina de excelência em todas as localidades onde está presente.

Site / Facebook / Instagram

 

 

 

 

Foto Destaque: Freepik

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens