» Início » Receitas » Aprenda a fazer bacalhoada e ovo de colher para saborear em família na Páscoa

Aprenda a fazer bacalhoada e ovo de colher para saborear em família na Páscoa

por | abr 5, 2023 | Confeitaria, Datas Comemorativas, Doces, Notícias, Receitas, Salgadas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Que tal aprender a fazer uma típica bacalhoada e ovo de colher de chocolate para saborear em família nesta Páscoa? Afinal, as duas receitas são tradicionais e costumam fazer o maior sucesso na data. Isso porque agradam o paladar de crianças e adultos, e também são símbolos desta celebração religiosa.

Para te ajudar, a Sodexo Benefícios e Incentivos traz um passo a passo simples e fácil, tanto para a preparação do pescado quanto da sobremesa. São receitas cheias de sabor, mas que não abrem mão da nutrição. Confira abaixo:

Bacalhoada

(Rendimento: 10 porções)

Ingredientes:

Bacalhau dessalgado – 6 Postas (1596g)
Pimentão amarelo – 2 Unidades médias (110g)
Pimentão vermelho – 2 Unidades médias (110g)
Tomate cereja – 20 Unidades (200g)
Cebola branca – 2 Unidades pequenas (60g)
Batata doce – 4 Unidades médias (560g)
Alho – 10 dentes (30g)
Azeitona verde em conserva – 15 Unidades médias (60g)
Azeite de oliva extravirgem – 1 Xícara e 1/2 de chá (180ml)
Pimenta do reino em pó – A gosto
Sal refinado – A gosto

Na véspera:

Na véspera da preparação, sobretudo, lave as postas de bacalhau sob água corrente para retirar o excesso de sal. Depois, transfira para um refratário (ou tigela), cubra com água e deixe de molho por 24h na geladeira. No entanto, troque a água pelo menos 5 vezes durante o processo, sempre com água fria.

No dia da preparação:

Já no dia do preparo, primeiramente, pré-aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Então, faça o pré-preparo: lave e seque os pimentões e os tomates. Corte cada pimentão ao meio, no sentido do comprimento e descarte as sementes; corte as metades em 2 tiras e as tiras em 3 pedaços. Também descasque e corte as cebolas em quartos. Do mesmo modo, lave bem a casca das batatas com uma escovinha para legumes, corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em 6 pedaços.

Em seguida, escorra a água do bacalhau e passe as postas sob água corrente. Corte cada posta ao meio, no sentido da largura – no total serão 12 pedaços. Depois, transfira o bacalhau para uma panela e cubra com água. Junte o alho e leve ao fogo médio. Quando começarem a subir as primeiras bolhas, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Após, com uma escumadeira (ou pinça), retire as postas de bacalhau da água e transfira para um refratário. Mas mantenha a panela com a água no fogo para colocar as batatas no lugar. Então, deixe elas cozinhar por cerca de 10 minutos até que estejam cozidas, porém ainda firmes. Inclusive você pode espetar com um garfo para verificar! Posteriormente, passe as batatas e os dentes de alho por um escorredor e deixe escorrer bem a água.

A montagem:

Enquanto isso, para iniciar a montagem, regue o fundo de uma assadeira grande (40×35 cm) com ½ xícara (chá) de azeite. Entretanto, se o seu forno for pequeno, divida a receita em duas assadeiras! Depois disponha as postas de bacalhau deixando espaço entre cada uma. Assim, entre as postas, distribua as batatas, os pedaços de pimentão, os tomates, as cebolas, os dentes de alho e as azeitonas. Na sequência, tempere os legumes com sal e pimenta a gosto e regue tudo com o azeite restante.

Por fim, cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 30 minutos. Após esse tempo, retire o papel alumínio, regue o bacalhau e os legumes com o líquido da assadeira e deixe assar por mais 15 minutos. Só então retire do forno e sirva a toda família.

Informações nutricionais (cálculo referente a uma porção):

Proteínas: 34.3g
Lipídios: 19.5g
Carboidratos: 19.8g
Calorias: 382 Kcal.

Ovo de colher

(Rendimento: 2 porções)

Ingredientes:

Chocolate amargo 70% cacau – 100 grama(s) (100g)
Leite de vaca desnatado em pó – 7 colheres de sopa cheias (70g)
Xylitol – 3 Colheres de sopa (30g)

Forma de preparo:

Em primeiro lugar, derreta o chocolate em banho-maria e coloque em uma forma para ovo de colher (500 gramas). Depois leve ao freezer por, no mínimo, 1h. Nesse meio tempo, você já pode ir preparando o recheio: em um bowl, coloque o leite em pó desnatado, o xylitol e adicione a água aos poucos, misturando muito bem, até obter um creme homogêneo. Inclusive, o recheio pode ser feito tanto no micro-ondas, quanto no fogão.

Logo, para fazer no fogão, você deve dispor esse creme em uma panela e misturar em fogo baixo até engrossar levemente. Já para preparar no micro-ondas, você deve colocar em um refratário de vidro, resistente a altas temperaturas, e aquecer na potência 50. Mas é preciso mexer a cada minuto (leva em torno de 3 a 4 minutos para ficar na textura).

Por último, espere amornar e coloque na casca do ovo de colher.

Informações nutricionais (cálculo referente a uma porção):

Proteínas: 16.0g
Lipídios: 21.6g
Carboidratos: 56.2g
Calorias: 449 Kcal

Sobre a Sodexo

Como resultado, a Sodexo espera que as receitas de bacalhoada e ovo de colher surpreendam nesta Páscoa, tornando esse momento ainda mais especial. Isso porque tem como objetivo melhorar a qualidade de vida diária das pessoas. Bem como contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.

Para isso, desenha, gerencia e entrega serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil. Oferecendo as melhores soluções para transporte, alimentação, reconhecimento, campanhas de incentivo e bem-estar e saúde. Aliás, com a possibilidade de personalização.

Site / Facebook / Instagram

 

 

 

Foto Destaque: pvproductions/Freepik

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens