» Início » Notícias » Cerveja produzida no Rio Grande do Sul é escolhida como a melhor do Brasil

Cerveja produzida no Rio Grande do Sul é escolhida como a melhor do Brasil

por | mar 16, 2023 | Não Perca!, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A Tannat Grape Ale, produzida pela cervejaria Alem Bier em Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, venceu o Concurso Brasileiro de Cervejas 2023. A divulgação das premiadas ocorreu na noite de 8 de março, durante a abertura do Festival Brasileiro da Cerveja, realizado em Blumenau. Além da melhor cerveja do país, a marca também conquistou o bicampeonato de melhor cervejaria brasileira, obtendo 12 medalhas.

Considerado o maior concurso de cervejas independentes do Brasil e do mundo, o evento reúne grande número de participantes. Neste ano, bateu o recorde com 4.085 amostras inscritas, oriundas de 25 estados. Tendo a participação de 565 cervejarias, 12% a mais que na última edição. O intuito é reconhecer as melhores cervejas artesanais, bem como apoiar a evolução dos produtos brasileiros.

Desse modo, o concurso teve início na segunda-feira, dia 6, com as análises dos jurados. Foram dois dias de julgamento até a grande revelação na cerimônia de premiação ocorrida no Parque Vila Germânica. Aliás, essa foi a primeira vez que a entrega dos títulos esteve aberta ao público do FBC.

A competição, que integrou a Semana da Cerveja Brasileira, contou com a análise de 141 dos maiores nomes do mercado cervejeiro brasileiro e internacional. Reunindo, assim, jurados de 24 países com o maior número de juradas mulheres (47) na América Latina. Inclusive, este é o primeiro concurso de cervejas do mundo a ter um jurado surdo.

Por fim, a edição entregou mais de 332 medalhas. Entre as cinco melhores cervejas brasileiras, ainda figuram a Blauer Berg Porter, a Viognier Grape Ale, a Hop Red e a Bierbaum Bock. Já na categoria de top cervejarias, junto da Alem Bier, estão nas primeiras colocações a Leopoldina (RS), Big Jack (SC), La Birra (RS) e Sabores do Malte (PR). Confira a lista completa de 2023!

A melhor cervejaria do Brasil

A Tannat Grape Ale, eleita a melhor do Brasil, é uma Sour Italian Grape Ale. A cerveja é uma receita exclusiva da Alem Bier, a única cervejaria fundada no coração de uma vinícola, a Monte Reale. Suas bebidas tem produção artesanal, sem conservantes ou aditivos. Assim, trazem uma combinação dos melhores maltes e lúpulos importados, em conjunto com a água pura das profundas rochas onde a cervejaria está instalada. Logo, em 2022, a marca já havia sido destaque no concurso nacional.

Site / Facebook / Instagram

 
Foto Destaque: Monte Reale

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens