» Início » Notícias » Festivais » Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra retorna à Paulínia no fim de semana

Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra retorna à Paulínia no fim de semana

por | mar 9, 2023 | Eventos, Festivais, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Abrindo o circuito 2023, o Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra” retorna à Paulínia, no interior de São Paulo. Sua 24ª edição ocorre de 10 a 12 de março, no estacionamento do Teatro Municipal da cidade, com entrada gratuita. Assim, quem passar pelo local vai encontrar o melhor da culinária raiz e uma programação com atrações para toda a família. Na sexta-feira, a festa acontece das 18h às 22h, já no sábado e domingo, das 12h às 22h.

O evento, que já percorreu 13 cidades do interior do estado, tem o propósito de fomentar a cultura caipira através da gastronomia e promover pequenos produtores locais e regionais. Desse modo, em Paulínia o Sabores da Terra vai contar com 22 operações gastronômicas que trazem sabores afetivos, com aromas que despertam memórias. Incluindo pratos feitos em fogo de chão, no disco de arado, na parrilla e nos defumadores. Para isso, o festival se divide em três alamedas: salgada, doce e de produtos artesanais (pequenos produtores).

A estrutura também contará com uma ampla “área kids”, com muitos infláveis e brinquedos para a garotada se divertir. O acesso ao espaço do festival é livre e a área é ampla e aberta. Há muitos espaços cobertos e mesas e cadeiras para os visitantes. Ou seja, o Sabores da Terra é um convite imperdível para todas as idades!

De acordo com idealizadora do festival, Renata Tannuri Meneghetti, abrir o circuito na cidade que tão bem recebeu o evento em 2022, é fortalecer ainda mais o #OrgulhoDeSerCaipira.

 “A gastronomia e sua diversidade é, sem dúvida, um patrimônio que precisa ser preservado e divulgado. Encontramos receitas e técnicas culinárias valiosas que estão se perdendo na memória de antigas cozinheiras. As novas gerações merecem conhecer. Paulínia é, novamente, a primeira parada do nosso circuito 2023, que já conta com agenda até dezembro”, destaca a idealizadora do festival, Renata Tannuri Meneghetti.

Festival Gastronômico Itinerante "Sabores da Terra" retorna à Paulínia no fim de semana

Sabores da Terra em Paulínia – Crédito: Drone

Resgate de tradições culinárias

Considerado o maior encontro de gastronomia de raiz do interior de São Paulo, o Sabores da Terra vai contar com uma grande variedade de pratos. Aliás, muitos deles elaborados com ingredientes oriundos de pequenos produtores. Entre eles, os tradicionais porco à paraguaia recheado com queijo, comida tropeira com a queima do alho, joelho de porco, costela fogo de chão e torresmo de rolo. Também hamburguer na parrilla, fava tropeira, arroz de costela, galinhada e paella caipira. Outro destaque é a linguiça artesanal, bem como a carne de sol com macaxeira e o famoso bolinho caipira, um dos quitutes mais queridos da festa.

Além dessas delícias, o visitante poderá degustar ainda outras opções como batata da roça, lanche de pernil, lanche de linguiça caipira e churrasco. Assim como pastel, delícias de milho, crepes e muito mais. E para quem não resiste a um docinho, o evento terá uma “Alameda do Açúcar”. No espaço haverá churros, espeto de morango com chocolate, maçã do amor, chuvete, crepe, sorvete, milk shake, açaí e outros doces artesanais bem ao “estilo de vó”, feitos em tachadas no fogão à lenha.

Ademais, todas as edições do Sabores da Terra contam com uma “Alameda de Produtores” para experimentar e levar para casa. Nesse sentido, em Paulínia terá venda de produtos como queijos, cachaça de rapadura, licores, geleias e doces artesanais.

Festival Gastronômico Itinerante "Sabores da Terra" retorna à Paulínia no fim de semana

Sobretudo, festa destaca a comida caipira – Crédito: Lucas Henrique

Programação musical

Para completar a experiência e embalar o público, o festival trará uma programação musical com diferentes estilos. Assim, nove atrações se dividem no palco ao longo dos três dias de evento. Na sexta, a partir das 20h, a abertura fica por conta da banda Queen Lives, considerada uma das maiores covers do Brasil, com Ântônio Lobato no vocal.

Já no sábado, serão quatro apresentações. Às 12h30, Fabinho Azevedo, uma referência no universo do samba em Campinas e região, comanda uma roda de samba. Depois, às 15h30, Fábio Buzatti (One Man Band Project) agita a festa. Seguindo o cronograma, o festival traz às 19h45 uma apresentação de dança do grupo Comanches Country Show e Convidados. E na sequência, a partir das 20h, a banda Legião Urbana Cover colocará todo mundo para cantar.

Por sua vez, o domingo será dedicado ao sertanejo. Então, a partir das 12h30, a Orquestra de Viola Caipira de Valinhos abre a programação, como tradicionalmente acontece no Sabores da Terra. Isso porque o grupo acompanha o evento desde 2016, mantendo o propósito de preservar e perpetuar a essência da cultura caipira.

Em seguida, às 13h30, a orquestra apresenta o Momento de Fé com a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Quem entoará a Ave Maria é a cantora Camila Morais, da dupla Camila e Gabriel. Os irmãos ainda se apresentam no fim do dia, encerrando o evento, a partir das 19h. Mas, antes disso, às 16h, a música fica por conta do Violeiro Furiozo e convidados especiais.

Festival Gastronômico Itinerante "Sabores da Terra" retorna à Paulínia no fim de semana

Música sertaneja também integra a programação – Crédito: Guillermo White

Solidariedade

A entrada para o Sabores da Terra é gratuita, no entanto, sugere-se a doação voluntária de livros para o projeto da Biblioteca Itinerante de Paulínia. Em 2022, quando o festival também abriu seu circuito no município, foram arrecadadas 143 publicações, entre livros, revistas e periódicos, que contribuíram sobremaneira para o acervo do espaço de leitura. Agora, em sua 24ª edição, o festival gastronômico itinerante irá além dos livros e também aceitará doações de ração para pets em situação de rua, a serem revertidos para ONG’s da cidade.

Serviço

Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra”
Data: 10 a 12 de março de 2023 (sexta a domingo)
Horário: Sexta, das 18h às 22h; sábado e domingo, das 12h às 22h
Local: Estacionamento lateral do Teatro Municipal de Paulínia
Endereço: Av. Pref. José Lozano Araújo, 1551, Parque Brasil 500 – Paulínia/SP
Entrada: Gratuita
Observação: Área infantil – Não será permitida a entrada com cooler ou garrafas de vidro!
Organização: Elo Produções & Eventos / (19) 99733-1398
Mais Informação: Evento no Facebook

Site / Facebook / Instagram

 

 

Foto Destaque: Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens