» Início » Notícias » Sorbet e sorvete: entenda a diferença entre as sobremesas refrescantes

Sorbet e sorvete: entenda a diferença entre as sobremesas refrescantes

por | mar 6, 2023 | Notícias, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Para aliviar o calor das altas temperaturas durante o verão, nada melhor do que uma sobremesa gelada. Aqui no Brasil, é o sorvete e seus múltiplos sabores que conquistam crianças e adultos durante o período. Isso porque no país é possível encontrar receitas feitas com frutas diversas, agradando todos os paladares.

Mas, você sabia que existem variedades dessa sobremesa cremosa? Uma delas é o sorbet! Segundo a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Patrícia de Moraes Pontilho, essa sobremesa é mais saudável e acessível, principalmente, para quem possui algum tipo de intolerância alimentar. E o motivo está em sua preparação.

A diferença entre sorbet e sorvete

O sorbet é tão saboroso quanto o sorvete, no entanto, sua produção não é igual. Essa variação da sobremesa é feita com polpa de frutas e água, diferente do sorvete que é produzido com leite. Desse modo, permite que pessoas com algum tipo de intolerância à lactose ou alergia ao leite possam consumir sem qualquer tipo de desconforto.

Assim, o consumo do sorbet é cheio de benefícios, sendo considerado ainda mais saudável que o sorvete. Isso pelo fato de, além de não ter leite, também não leva estabilizantes e emulsificantes. Outro destaque é que adicionar açúcar à receita é dispensável, já que a própria fruta adoça a sobremesa, o que deixa o alimento mais light.

Sendo uma opção com menor teor de gordura, menos calórico e livre de gordura vegetal, os nutrientes são melhor absorvidos em alimentos in natura como são os sorbets. Mas, para quem prefere o sorvete, o ideal é sempre escolher os que utilizam gordura de coco ou palmiste na composição e ficar atento aos aditivos químicos”, afirma Patrícia.

E qual a origem da sobremesa?

Os primeiros relatos do sorvete vêm da China, cerca de 4 mil anos atrás, quando um doce à base de leite e arroz foi congelado na neve. Mas sua popularização veio somente mais tarde, no século 13, com a variedade dos sabores de frutas e a chegada à Itália. Contudo, o sorbet surgiu a partir do aprimoramento da receita pelos árabes, que criaram a base como conhecemos hoje: sem leite e à base de água e frutas.

 
Foto Destaque: Freepik/Banco de Imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens