» Início » Notícias » Lançamentos » Livro que faz viagem pelo Brasil através da comida será lançado em São Paulo

Livro que faz viagem pelo Brasil através da comida será lançado em São Paulo

por | jan 17, 2023 | Eventos, Lançamentos, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O lançamento do livro “12 Ingredientes e uma Dose”, da Editora Alaúde, ocorre no dia 31 de janeiro. Para celebrar, na data haverá um bate-papo com os autores, seguido de sessão de autógrafos. O evento ocorre às 19 horas, no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo.

A obra, assinada por João Luiz Maximo da Silva e Sandro Marques, procura mostrar como se construiu a nossa identidade alimentar. Para isso, faz uma viagem pelo Brasil através da comida, procurando compreender as práticas culturais que envolvem o tema e como elas se desenvolveram ao longo da nossa história. Bem como entender as relações da nossa culinária com outros aspectos da nossa cultura: música, literatura, artes etc.

Assim, para contar essa narrativa, os autores se concentram em doze ingredientes comestíveis e uma bebida. Tendo três eixos, classificados de acordo com a origem de cada um. O primeiro são as “plantas de cá”, com ingredientes que faziam parte da cultura alimentar dos povos originários. Na sequência o livro aborda as “plantas de lá”, com alimentos introduzidos pelo colonizador no processo de ocupação do território. E, por fim, os “animais de toda parte”, com os animais trazidos pelo colonizador e outros que já andavam por aqui.

Contudo, mesmo sendo fruto de um conhecimento sólido, a obra é escrita com leveza e bom humor. O intuito é divertir os leitores enquanto revela um país único, com uma cultura rica, própria e muito original. O livro é uma parceria com o Itaú Cultural, e a ideia de sua publicação nasceu do curso Constelação das Artes: História do Brasil em 12 Ingredientes e uma Dose, lançado na Escola Itaú Cultural em 2020 e ministrado pelos professores autores.

Sobre os Autores

João Luiz Maximo da Silva
É doutor em História pela USP, professor do Centro Universitário Senac e coordenador da pós-graduação Gastronomia: História e Cultura, do Senac Aclimação. Desenvolve pesquisa histórica para diversas instituições nas áreas de cultura material e história da alimentação e da gastronomia.

Sandro Marques
Mestre em Língua e Literatura pela USP e professor da pós-graduação Gastronomia: História e Cultura, do Senac-SP. É degustador profissional de azeites e autor de “Extrafresco: O guia de azeites do Brasil”.

Serviço

Lançamento do livro “12 Ingredientes e uma Dose”
Data: 31 de janeiro de 2023 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Instituto Itaú Cultural
Endereço: Avenida Paulista, 149, Sala Vermelha, 3º Andar – São Paulo/SP

 

Foto Destaque: Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens