» Início » Notícias » Verdade ou mentira: comer açaí realmente engorda?

Verdade ou mentira: comer açaí realmente engorda?

por | jan 5, 2023 | Áreas, Notícias, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Em pleno verão, o açaí é uma das estrelas do cardápio para refrescar o calor, sendo comumente consumido como sobremesa. Assim, pode-se facilmente confundi-lo como algo que engorda. No entanto, diferente do que as pessoas pensam, ele pode gerar diversos benefícios.

Entre eles, sua polpa até mesmo pode contribuir para o correto funcionamento do intestino e ser inserida em dietas de emagrecimento. Além disso, possui diversos nutrientes que auxiliam diretamente na saúde humana.

O fruto, originário da região amazônica, tem em sua composição componentes fitoquímicos e antioxidantes. Ademais, sua polpa apresenta elevado valor energético por conter lipídios, como ômega 6 e 9. Rico em carboidratos, proteínas e minerais, como cálcio, magnésio, potássio, vitaminas (E, C, B12 e B2), o açaí é ainda uma excelente fonte de fibras. Ou seja, é um alimento bastante saudável.

Desse modo, você deve estar se perguntando o motivo do fruto se associar ao ganho de peso. A resposta, segundo a nutricionista Andrea Takayama, da OAKBERRY, maior rede de fast food saudável do Brasil, está nas adições de acompanhamentos.

A polpa em si não é calórica, possui em média 100g — 60Kcal, ou seja, é um fruto de baixa caloria, e por possuir bastante fibra, torna-se um alimento de baixo índice glicêmico. No entanto, o que engorda são os acréscimos à fruta, como xarope de guaraná, leite condensado, paçocas, entre outros elementos que o tornam mais doce”, desmistifica a especialista.

Portanto, vale muito a pena seguir consumindo o açaí, desde que se tenha cuidado ao escolher entre os tantos acompanhamentos que o mercado oferece.

 

Foto Destaque: Depositphotos/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens