» Início » Receitas » Ceia vegetariana: confira 5 receitas sem carne e cheias de sabor para o Ano Novo

Ceia vegetariana: confira 5 receitas sem carne e cheias de sabor para o Ano Novo

por | dez 26, 2022 | Notícias, Receitas, Vegetariana

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Que tal uma ceia vegetariana para celebrar o Ano Novo? O VigilantesdoPeso, programa de emagrecimento sustentável, separou 5 receitas especiais para a ocasião. Elas combinam cereais, leguminosas, nozes, sementes oleaginosas, verduras e frutas. Ou seja, opções saudáveis e saborosas, que prometem fazer sucesso à mesa. O intuito é auxiliar no preparo de pratos que ajudem a tornar a ceia mais flexível e inclusiva.

Confira as receitas abaixo:

Salada de Lentilha e Uvas

Ingredientes:
1 xíc. de lentilha cozida, ¼ xíc. de cenoura ralada, ½ xíc. de tomate-cereja fatiados, 2 xíc. de mix de folhas baby (agrião, rúcula, alface), 1 c.c. de azeite de oliva, 1 c.c. de vinagre balsâmico, 1 pitada de sal, 1 pitada de pimenta-do-reino preta moída e ⅓ xíc. de uva sem caroço, cortadas ao meio.

Modo de Preparo:
Primeiramente, misture as lentilhas, a cenoura, os tomates e as folhas verdes e tempere com o azeite, o vinagre balsâmico, o sal e a pimenta. Depois, espalhe as uvas por cima e sirva.

Ceia vegetariana: confira 5 receitas sem carne e cheias de sabor para o Ano Novo

Salada de Lentilha e Uvas – Crédito: Divulgação

Quinoa com Brócolis e Cogumelo

Ingredientes:
1 xíc. de quinoa crua, 1 xíc. de água quente, 2 xíc. de cogumelo cru tipo Paris, 1 c.s. de molho de soja (shoyu) – baixo teor de sódio, 2 xíc. de brócolis – somente os floretes cozidos a vapor, ¼ xíc. de cebolinha, ¼ xíc. de manjericão fresco e 1 pitada de pimenta-do-reino preta moída.

Modo de Preparo:
Em uma tigela, coloque a quinoa e a água quente e reserve. Enquanto isso, em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e salteie os cogumelos, mexendo delicadamente, por 3 minutos. Em seguida, acrescente o molho shoyu e cozinhe por mais 2 minutos. Escorra a quinoa e coloque em uma tigela para salada. Então, acrescente os cogumelos salteados, o brócolis, a cebolinha e o manjericão e misture cuidadosamente. Por fim, tempere com a pimenta e sirva.

Ceia vegetariana: confira 5 receitas sem carne e cheias de sabor para o Ano Novo

Quinoa com Brócolis e Cogumelo -Crédito: Divulgação

Farofa de Nozes com Uva-Passa e Limão

Ingredientes:
⅓ de xícara (chá) de nozes, 2 colheres (sopa) de uva-passa branca e raspas de 1 limão.

Modo de Preparo:
Primeiro, numa frigideira coloque as nozes e leve ao fogo médio. Mexa por cerca de 5 minutos até tostar levemente. Depois, transfira as nozes para a tábua, junte as uvas-passas, as raspas de limão e pique com a faca, misturando ao mesmo tempo, para formar uma farofa.

Ceia vegetariana: confira 5 receitas sem carne e cheias de sabor para o Ano Novo

Farofa de Nozes com Uva-Passa e Limão – Crédito: Divulgação

Seitan ao forno

(Seitan é uma espécie de carne de glúten para substituir o tender, peru ou pernil!)

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo, 1 ½ xíc. de água, batatas (para acompanhar), 1 cebola grande, 3 dentes de alho, shoyu (à gosto), ½ xíc. de molho de tomate e sal (à gosto).

Modo de Preparo:
Em primeiro lugar, misture a água com a farinha até que a massa fique homogênea. Faça uma bola com a massa e deixe de molho por volta de oito horas em uma bacia com água. Depois disso, lave a massa em água corrente. Para facilitar, utilize um escorredor de macarrão! Vá mexendo na massa enquanto a água cai como se estivesse lavando-a. Assim, conforme o amido da farinha sai, a massa fica com um aspecto elástico, esse é o seitan. O ponto ideal é quando a água da lavagem sai transparente. Deixe-o secar e modele como quiser.

Então, cozinhe-o em panela de pressão com água, shoyu, cebola, alho e molho de tomate por cerca de 20 minutos depois que a panela começar a apitar. Após cozido, armazene-o na geladeira junto com o molho no qual foi cozido até a hora de usá-lo. Faça furos no seitan para que o molho seja melhor absorvido! Quando for consumi-lo, coloque-o em uma assadeira (juntamente com o molho), decore-o com batatas cozidas e leve ao forno até tudo dourar.

Ceia vegetariana: confira 5 receitas sem carne e cheias de sabor para o Ano Novo

Seitan ao forno – Crédito: Divulgação

Rabanada ao Creme de Banana

Ingredientes:
4 unid. peq. de banana, 1 xíc. de leite desnatado, 1 c.c. de essência de baunilha, 4 c.c. de adoçante, 8 fatias de pão para rabanada, 4 c.c. de margarina light e 1 c.s. açúcar de confeiteiro.

Modo de Preparo:
Junte e bata no liquidificador, a banana, o leite, a baunilha e o adoçante até obter um creme fino. Em seguida, transfira o creme para um prato raso e passe as fatias de pão, alternando os lados, até todo o líquido ser absorvido. Já numa frigideira antiaderente, derreta a margarina aos poucos, enquanto doura as fatias nos dois lados. Para finalizar, polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Ceia vegetariana: confira 5 receitas sem carne e cheias de sabor para o Ano Novo

Rabanada ao Creme de Banana – Crédito: Divulgação

Dieta Vegetariana

De acordo com pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), em 2021, 46% dos brasileiros já deixam de comer carne, por vontade própria, pelo menos uma vez na semana.

Contudo, para adotar uma dieta vegetariana é fundamental conhecer os alimentos que irão substituir a carne na alimentação. Isso porque é preciso garantir o fornecimento dos nutrientes adequados. O segredo, então, é procurar por um equilíbrio saudável de ingredientes nutricionalmente ricos que, além de contribuir para o bom funcionamento do organismo, podem favorecer a perda de peso.

Nesse sentido, o nutricionista do VigilantesdoPeso no Brasil, Matheus Motta, explica que o programa pode ser uma boa alternativa, pois auxilia os usuários de acordo com seus objetivos e preferências. Sobretudo, sem impor restrições. Levando em conta não apenas a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia, mas, sim, todas as informações nutricionais dos alimentos.

Já quem quer aderir a um estilo de vida pautado no vegetarianismo ou veganismo, precisa saber que a adesão a uma dieta baseada exclusivamente em alimentos de origem vegetal também só deve ser realizada mediante o acompanhamento, já que o consumo incorreto desses produtos pode gerar deficiência de nutrientes essenciais”, afirma Motta.

Sobre a VigilantesdoPeso

A VigilantesdoPeso é a subsidiária brasileira da WeightWatchers, empresa de tecnologia líder mundial em controle de peso. Desse modo, sua missão é inspirar a adoção de hábitos saudáveis que levam a perda de peso e, com isso, já beneficiou milhões de usuários em todo o mundo.

Para isso, seu programa é completo e embasado na ciência da nutrição e comportamento. Assim, seus usuários dispõem de avançadas ferramentas, coaches especializadas e uma comunidade unida, que faz com que o processo seja saudável e sustentável.

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens