» Início » Notícias » Como reduzir custos no restaurante sem perder qualidade? Veja algumas opções

Como reduzir custos no restaurante sem perder qualidade? Veja algumas opções

por | dez 20, 2022 | Administração, Áreas, Empreendedorismo, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A pandemia trouxe mudanças drásticas para o comércio, mas principalmente para os restaurantes. Com o isolamento social, as vendas tiveram uma queda de 56%, de acordo com uma pesquisa realizada pela Cielo.

Isso representou uma queda de 92% do faturamento, e o fechamento definitivo de 7% de bares e restaurantes, por conta de prejuízos. Em situações desse tipo, aumentar o lucro não é a única solução, mas diminuir os custos pode ajudar também a manter o seu negócio de portas abertas.

Separamos abaixo algumas dicas que irão servir para implementar no seu negócio, ajudando a diminuir custos e despesas, dando mais fôlego para o seu fechamento mensal.

Avaliação de gastos

A melhor forma de identificar onde você pode economizar é conhecendo o seu negócio. Mais precisamente, onde você consome mais dinheiro. Com isso, você consegue classificar onde é possível cortar gastos, ou até mesmo redirecionar o valor para melhorias dentro do estabelecimento.

Seja sustentável

A sustentabilidade não ajuda somente o meio ambiente, mas também o controle de gastos do seu negócio. Não deixar torneiras abertas, apagar as luzes quando não tiver ninguém no recinto, usar menos papel nos banheiros e copos plásticos ao tomar água podem ser ótimas medidas para diminuir os custos.

Além disso, procurar saber quanto custa instalar energia solar pode apresentar uma economia gigantesca de energia no seu negócio, além de estar contribuindo para a diminuição do uso de hidrelétricas.

Escolha bem seus fornecedores

Em tempos de crise, isso deve ser levado muito em consideração. Procure fornecedores que ofereçam descontos que valham a pena, de acordo com os itens presentes na lista de compra, e que também tenham preços justos. Se preciso, e tenha margem para isso, não tenha medo de negociar um valor que seja ideal para ambos.

Examine o cardápio

Oferecer um menu variado pode chamar a atenção da clientela. Porém, ao oferecer opções demais, é possível encontrar um grave problema de gestão de estoque, que pode render problemas muito além de custos, como falta de lugar para colocar materiais, e até mesmo a falta deles.

Por conta disso, procure verificar quais são os pratos que menos saem, além de elaborar receitas em fichas técnicas para evitar desperdícios, padronizando tanto o preparo quanto a apresentação do alimento para seus clientes.

Faça manutenções preventivas regularmente

Chamar um técnico para verificar se os equipamentos do restaurante estão funcionando plenamente, mesmo parecendo um gasto à toa, pode prevenir problemas ainda maiores. Ao detectar algum problema, a troca de peça sai mais barata do que parar o maquinário completamente para realizar um conserto geral.

Construa parcerias

Essa ideia pode parecer meio inviável, principalmente em um mercado tão competitivo como o de alimentos. Mas ela pode vir através da organização de um grupo de compras de proprietários, que pode apresentar novas possibilidades de negociação com fornecedores para diminuir custos. Também pode ser bastante útil na hora de contratar serviços diversos.

Foto Destaque: Istock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens