» Início » Notícias » Universidade cria restaurante escola e atenderá público externo em Campinas

Universidade cria restaurante escola e atenderá público externo em Campinas

por | dez 19, 2022 | Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Uma das atrações do novo Curso de Gastronomia da PUC-Campinas será a abertura de um restaurante escola. O espaço ficará em anexo às cozinhas no Campus I e contará com ambiente contemporâneo. Sobretudo, alinhado com as mais novas e elegantes tendências do setor de alimentação. Assim, será aberto não somente aos docentes, discentes e funcionários, como também para o público externo e convidados. Para isso, vai oferecer desde serviços de cafeteria pela manhã à refeições completas no horário do almoço em sistema à la carte, com opções de menu executivo (entrada, prato principal e sobremesa) a um preço fixo.

Desse modo, o restaurante tem por finalidade, além de suprir as necessidades do público em geral, fazer parte da formação prática dos alunos. Isso porque nesse novo espaço eles poderão vivenciar na prática todos os seus setores, com a supervisão do chef docente.

Contudo, a PUC-Campinas abriu o vestibular para Gastronomia com inscrições até 23 de janeiro e provas em 26 de janeiro de 2023. Já as matrículas ocorrerão entre 2 e 7 de fevereiro. O funcionamento do restaurante está previsto para começar assim que iniciarem as aulas do curso.

Leia mais: PUC-Campinas cria cursos de Gastronomia e Engenharia de Alimentos

Novas instalações

O curso de Gastronomia já está finalizando as instalações no Campus I. O prédio onde ocorrerão as aulas terá um espaço gastronômico e um novo restaurante com proposta diferenciada. Serão quatro semestres de duração e 25 vagas no turno matutino.

Assim, o Centro de Gastronomia reunirá diversas frentes de atuação: um Curso Tecnólogo de Graduação em Gastronomia, um Curso Profissional em Gastronomia, um Restaurante Escola Executivo e um Pool de Negócios Gastronômicos. De acordo com Andreia Pimentel, CEO do Centro, a iniciativa está ancorada nos conceitos e tendências da indústria 4.0.

O Curso Tecnólogo de Graduação será oferecido no período matutino e com duração de quatro semestres. O objetivo é contribuir para a formação de novos profissionais e atender a demanda do mercado regional. E quanto à metodologia, o curso adota a learning by doing, do mesmo modo como as melhores escolas de gastronomia do exterior. Ou seja, privilegia o uso de cozinhas profissionais para aulas práticas com bancadas individuais.

O corpo docente é composto por profissionais que se formaram nas principais escolas da Europa e atuaram em renomados restaurantes internacionais.

Com o intuito de promover mais que o aprendizado técnico, o Pool de Negócios Gastronômicos estará integralmente vinculado ao Curso de Graduação em Gastronomia. Enquanto o Curso Profissional de Gastronomia será uma versão mais compacta, de apenas nove meses. Ele acontecerá no período noturno, duas vezes por semana. Além de aprimorar algumas técnicas específicas da gastronomia, ele é ideal para quem não tem muito tempo e aprecia a arte da cozinha.

Ademais, além do restaurante, o Centro terá quatro cozinhas com que há de mais moderno em infraestrutura e equipamentos. Sendo um deles o estúdio “instagramável”, para a realização de aulas interativas dentro do universo digital e plataformas de streaming.

Também estão previstas parcerias no exterior com instituições consagradas. No Peru, o Lima Peru Le Cordon Bleu e USIL (curso intensivo de cozinha peruana), na França o Relaix Chateau (com estágio remunerado em restaurantes estrelados), e em Portugal e Itália, com enogastronomia nas principais vinícolas e pontos gastronômicos.

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação/PUC-Campinas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens