» Início » Notícias » Cursos » PUC-Campinas cria cursos de Gastronomia e Engenharia de Alimentos

PUC-Campinas cria cursos de Gastronomia e Engenharia de Alimentos

por | nov 29, 2022 | Cursos, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A PUC-Campinas abriu um vestibular específico para novos cursos criados neste ano, entre eles Gastronomia e Engenharia de Alimentos. As turmas iniciarão em 2023, assim as inscrições para os interessados seguirão até 23 de janeiro. Já as provas ocorrerão no dia 26 de janeiro e as matrículas entre 2 e 7 de fevereiro. Clique aqui para se inscrever!

A montagem dos novos cursos ocorreu após pesquisas que mostram tendências econômicas nacionais e regionais, mercado de trabalho e áreas de interesse dos estudantes. Levando em consideração o que dizem especialistas, professores e profissionais da Universidade. Também houve investimento prévio em infraestrutura para entender às necessidades especiais de cada um dos novos programas. Entre eles, a construção de um Centro de Gastronomia no Campus I.

A PUC-Campinas busca, de forma consistente e bem fundamentada, acompanhar as mudanças do mundo atual, cada vez mais aceleradas e constantes. Por isso, não só atualizamos os cursos existentes, como estamos abrindo novas frentes para atender às necessidades da comunidade”, conta o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

Gastronomia

O curso de Gastronomia já está finalizando as instalações no Campus I. O prédio onde ocorrerão as aulas terá um espaço gastronômico e um novo restaurante com proposta diferenciada. Serão quatro semestres de duração e 25 vagas no turno matutino.

Assim, o Centro de Gastronomia reunirá diversas frentes de atuação: um Curso Tecnólogo de Graduação em Gastronomia, um Curso Profissional em Gastronomia, um Restaurante Escola Executivo e um Pool de Negócios Gastronômicos. De acordo com Andreia Pimentel, CEO do Centro, a iniciativa está ancorada nos conceitos e tendências da indústria 4.0.

O Centro de Gastronomia incentiva o empreendedorismo e o low touch economy. Os alunos receberão mentorias e aprenderão a usar as principais estratégias e ferramentas para desenvolvimento de novos negócios criativos com grande sentido de responsabilidade social e visão global”, diz Andreia.

O Curso Tecnólogo de Graduação vai contar com o primeiro Restaurante Escola Executivo da região aberto ao público. O objetivo é contribuir para a formação de novos profissionais e atender a demanda do mercado regional. E quanto à metodologia, o curso adota a learning by doing, do mesmo modo como as melhores escolas de gastronomia do exterior. Ou seja, privilegia o uso de cozinhas profissionais para aulas práticas com bancadas individuais.

O corpo docente é composto por profissionais que se formaram nas principais escolas da Europa e atuaram em renomados restaurantes internacionais.

Com o intuito de promover mais que o aprendizado técnico, o Pool de Negócios Gastronômicos estará integralmente vinculado ao Curso de Graduação em Gastronomia. Nesse sentido, a CEO Andreia destaca que será oferecida aos estudantes a possibilidade real e imediata de inserção no mercado de trabalho. E haverá um espaço com salas de coworking e a promoção do relacionamento direto com empresários do setor, para geração de novos negócios.

Já o Curso Profissional de Gastronomia será uma versão mais compacta, de apenas nove meses. Ele acontecerá no período noturno, duas vezes por semana. Além de aprimorar algumas técnicas específicas da gastronomia, ele é ideal para quem não tem muito tempo e aprecia a arte da cozinha.

Estrutura moderna e parcerias

Ademais, além do restaurante, o Centro terá quatro cozinhas com que há de mais moderno em infraestrutura e equipamentos. Sendo um deles o estúdio “instagramável”, para a realização de aulas interativas dentro do universo digital e plataformas de streaming.

Também estão previstas parcerias no exterior com instituições consagradas. No Peru, o Lima Peru Le Cordon Bleu e USIL (curso intensivo de cozinha peruana), na França o Relaix Chateau (com estágio remunerado em restaurantes estrelados), e em Portugal e Itália, com enogastronomia nas principais vinícolas e pontos gastronômicos.

Gastronomia e Engenharia de Alimentos estão entre os novos cursos da PUC-Campinas

Imagem do projeto arquitetônico do Centro de Gastronomia que funcionará no Campus I – Crédito: Divulgação

Engenharia de Alimentos

Na mesma linha de formação de profissionais para o setor da gastronomia, será aberto do curso de Engenharia de Alimentos. Serão 10 semestres de duração e 60 vagas no turno integral

O intuito é preparar o profissional para projetar, operar e supervisionar processos e equipamentos industriais. Bem como desenvolver novos produtos e melhorar os já existentes através do uso de novas técnicas de conservação e transporte de alimentos, e do desenvolvimento de embalagens. Sobretudo levando em consideração boas práticas de fabricação, valores nutricionais, saúde, bem-estar e sustentabilidade.

Dessa forma, o estudante terá uma formação inovadora e multidisciplinar, aplicando os conhecimentos fundamentais da ciência e da engenharia. Envolvendo as áreas de nutrição, biológicas e gastronomia. Além disso, o curso desenvolve habilidades para a gestão de pessoas e projetos, e empreendedorismo, preparando-o para atender as necessidades de uma alimentação saudável, segura e acessível. Isso considerando as referências afetivas e as tendências gastronômicas para harmonização e valorização do alimento.

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação/PUC-Campinas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens