» Início » Notícias » Festivais » 1º Festival Gastronômico do Litoral Norte de São Paulo terá 87 dias de realização

1º Festival Gastronômico do Litoral Norte de São Paulo terá 87 dias de realização

por | nov 21, 2022 | Eventos, Festivais, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O 1º Festival Gastronômico do Litoral Norte de São Paulo acontece entre 2 de dezembro de 2022 e 26 de fevereiro de 2023. Assim, durante 87 dias, a região se transformará em um polo gastronômico repleto de opções para todos os gostos. Isso porque o evento, promovido pela associação Sabores da Praia, será o único a reunir restaurantes de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

O intuito é que o público e os formadores de opiniões tenham experiências inusitadas nesta alta temporada de verão. Bem como toda a cadeia que compõe os elementos principais desse setor regional. E que, desse modo, as quatros cidades tenham o merecido reconhecimento pela sua excelente infraestrutura gastronômica.

Nesse sentido, essa região de São Paulo vêm se consolidando como um importante destino gastronômico brasileiro, devido à sua riquíssima fonte de insumos presentes na natureza. O que resulta na criação de pratos saborosos e genuínos, que atraem cada vez mais turistas. Sem contar que muitos de seus restaurantes apresentam cozinhas de nível internacional, inclusive com chefs renomados.

O 1º Festival Gastronômico do Litoral Norte servirá como uma grande vitrine para que o Brasil e o mundo possam conhecer as maravilhas gastronômicas que a região tem a oferecer ao seu público”, destaca Jéssica Aquino, diretora de Marketing da Sabores da Praia, associação organizadora do evento.

Contudo, essa primeira edição do festival já nasce como a maior do país em duração. Serão quase três meses em que o trade gastronômico e patrocinadores poderão expor suas marcas e produtos para um público estimado de 4 milhões de turistas, além da população fixa, estimada em 350 mil pessoas.

1º Festival Gastronômico do Litoral Norte de São Paulo terá 87 dias de realização

Logo, festival terá pratos diversos – Crédito: Gianni D´angelo/Sabores da Praia

Indoor

Para oferecer mais comodidade ao público, o festival será indoor. Ou seja, apenas entre os restaurantes, e reunirá os principais nichos da gastronomia. Portanto, participarão os principais restaurantes, gastrobares, pizzarias, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, docerias, cervejarias e produtores artesanais da região.

O modelo indoor possibilita que os estabelecimentos participantes possam ter o controle da qualidade de seus alimentos e da segurança alimentar, além de possibilitar o uso da própria estrutura desses lugares, já que festivais realizados em praça pública não oferecem uma estrutura adequada para o preparo de alimentos, além da geração de muito lixo, como pratos, talheres e copos descartáveis”, explica Jéssica.

As inscrições vão até o dia 30 de novembro pelo WhatsApp (11) 96082-8452 ou via direct pelo perfil da Sabores da Praia no Instagram (@saboresdapraiabr). Os estabelecimentos que optarem por participar, deverão criar um prato ou produto exclusivo para o festival. No entanto, todo deverão ter um valor acessível a moradores e turistas, sendo os valores serão fixados pelos próprios restaurantes.

1º Festival Gastronômico do Litoral Norte de São Paulo terá 87 dias de realização

Então, restaurantes terão que criar pratos especiais – Crédito: Gianni D´angelo/Sabores da Praia

Valorização da gastronomia regional

Diferentemente dos eventos semelhantes que, tradicionalmente já são realizados pelas prefeituras na baixa temporada, este festival não vai focar em atrair turistas e vender pratos. Mas sim em valorizar a gastronomia regional. Mesmo porque, de acordo com Jéssica, sua realização será em plena temporada de verão e os estabelecimentos gastronômicos estarão com alta demanda nesta época.

Temos uma grande diversidade de estabelecimentos gastronômicos, que vão de restaurantes mais simples, mas com comida de extrema qualidade, até os que apostam na alta gastronomia, como é o caso de estabelecimentos de Ilhabela e Costa Sul de São Sebastião, com excelentes restaurantes e chefs renomados. A questão é que toda essa diversidade não é divulgada, e o festival pretende consolidar a região como um importante polo gastronômico brasileiro”, ressalta.

A profissional destaca ainda que não haverá competição entre os estabelecimentos, sendo que a missão é divulgar a gastronomia regional mundo afora, aproveitando a grande visibilidade da mídia nesta época do ano.

1º Festival Gastronômico do Litoral Norte de São Paulo terá 87 dias de realização

Sobretudo, festival vai valorizar a comida regional – Crédito: Gianni D´angelo/Sabores da Praia

Serviço

1º Festival Gastronômico do Litoral Norte de São Paulo
Data:
2 de dezembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023
Local:
Litoral Norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião)
Inscrições para Restaurantes: até 30 de novembro de 2022 pelo WhatsApp (11) 96082-8452 ou via direct pelo perfil da Sabores da Praia no Instagram (@saboresdapraiabr)
Realização: Sabores da Praia

Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação/Sabores da Praia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens