» Início » Cozinhas » Culinária inspira entretenimento digital com séries, documentários e até jogos online

Culinária inspira entretenimento digital com séries, documentários e até jogos online

por | nov 9, 2022 | Cozinhas, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Uma boa receita chama a atenção de qualquer pessoa, assim como um prato de qualidade em algum restaurante da cidade. Isso mostra que a culinária é quase uma unanimidade, servindo de inspiração até mesmo para outros setores. Diferentes plataformas de streaming, por exemplo, usam a temática para conquistar a audiência do público com séries e documentários. Enquanto isso, no mundo dos jogos online, a culinária virou tema de títulos nos cassinos online e também nos videogames. Ou seja, é entretenimento digital temático para todo mundo.

A Netflix pode ser a nossa primeira referência, com produções inspiradas em chefes de cozinha renomados, ou até mesmo em regiões famosas pela comida. Jiro Dreams of Sushi, The Mind of a Chef, Cooked e The Search for General Tso são apenas alguns exemplos de documentários excelentes sobre o assunto. O sucesso com público mostra que o interesse das pessoas pela culinária é grande, e os documentários acabam por incentivar ainda mais o consumo de conteúdos. Algumas pessoas podem até aprender a cozinhar melhor com alguns ensinamentos.

No entanto, a Netflix não é a única que faz isso. A HBO Max, a Prime Video e a Disney Plus também apostam em produções que prestam homenagem ao prato de comida. São vários títulos que se inspiram na temática de diferentes formas. Alguns apostam no modelo reality show, como o consagrado MasterChef, enquanto outros usam apenas como plano de fundo para uma história de drama, como no recém-lançado The Bear. São produções diferentes, mas inspiradas no mesmo universo.

Assim, os fãs de culinária estão sendo um dos mais beneficiados com o entretenimento digital. Não importa qual plataforma de streaming assine, sempre terá uma ou outra produção com o tema. Os serviços sabem disso, por isso alguns investem em programas novos e de qualidade. Na Globoplay, a lista de programas mais assistidos sempre consta algum com foco em culinária. Isso faz parte da cultura do brasileiro, assim como acontece em outros países.

Presença nos jogos online

O sucesso da culinária no entretenimento digital não fica apenas com os serviços de streamings. Alguns jogos online também buscam alguma inspiração na comida, e a franquia Overcooked é uma das primeiras a serem lembradas por isso. Esse simples jogo da Team17 faz muito sucesso na internet, principalmente pela possibilidade de jogar com mais uma pessoa em simultâneo. Os desenvolvedores utilizaram o ambiente de uma cozinha de restaurante como inspiração para o título.

Se sairmos dos videogames, e entrarmos no mundo das apostas online, ainda vamos encontrar jogos inspirados em culinário. No site da KTO, referência em aposta esportiva e jogos de cassino online, é possível encontrar vários slots com a temática envolvendo comida ou culinária. Fusion Fruit Beat, Bingo Cup Cakes, Cake Valley e Sugar Rush são alguns dos jogos que se destacam com esse tema. Ou seja, as apostas também se inspiram na culinária para atrair apostadores.

Isso mostra uma dinâmica grande, inclusive como potencial de popularidade. A culinária é algo grande, envolvendo restaurantes mais simples até locais luxuosos. Isso faz com que a temática possa ser bem desenvolvida de diferentes maneiras. Além disso, no aspecto cultural, conhecer uma comida de outro país é conhecer um pedaço da identidade da população.

Espaço nas redes sociais

Outro local que a culinária vem se consolidando é com as redes sociais, seja com cozinheiros ou até mesmo com restaurantes. Um bom exemplo é o criador de conteúdo Netão Bom Beef, dono da hamburgueria Bom Beef Burgers. Ele conseguiu mais espaço no setor com o auxílio das mídias digitais, desde o YouTube, onde tem um canal atualizado, até o perfil no Instagram. São plataformas com grande potencial.

Se olharmos no TikTok, não faltam pessoas criando receitas, inclusive de perfis de restaurantes oficiais. A ideia é usar a popularidade do tema para atrair mais seguidores e fazer sucesso na internet e na realidade.

A culinária é um campo complexo, mas adorado por várias pessoas. É difícil conhecer alguém que não valorize um bom restaurante, ou uma boa receita, independente do preço ou da estrutura do local. Essa é a força da comida, que está sendo bem explorada pelo entretenimento digital, desde o streaming até os jogos de apostas online.

Foto Destaque: Sebastian Coman Photography/Unsplash

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens