» Início » Bebidas » Conheça a história e a origem da receita do Hidromel

Conheça a história e a origem da receita do Hidromel

por | out 6, 2022 | Bar, Bebidas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O hidromel, também conhecido como mead, ambrosia ou aguamiel, é considerada a bebida alcoólica mais antiga do mundo. Chamada como a “bebida dos deuses”, tem seu consumo datado há mais de 10 mil anos e ainda encanta fãs e curiosos ao redor do mundo. Mas você sabe qual é a origem da receita do hidromel?

Sua criação é rodeada de mistérios. Há evidências de que o consumo se iniciou desde da Grécia Antiga até a Índia, e existem ainda relatos de que os maias também produziam a bebida. Porém, foi na Idade Média que a bebida popularizou-se, sendo frequentemente relacionado a deuses e seres mitológicos.

Para os gregos, o hidromel era enviado dos céus como o orvalho. Já para os vikings, era a bebida favorita dos deuses. Os celtas, por sua vez, acreditavam que um rio de hidromel atravessava o paraíso, e, em contrapartida, os anglo-saxões consideravam o hidromel como uma receita para a imortalidade.

Com a popularização da cultura geek, ao longo dos últimos anos, através de filmes como O Senhor dos Anéis, Thor e séries como Game of Thrones e Vikings, o hidromel também ganhou espaço. Afinal, quem não quer apreciar a mesma bebida que seus personagens favoritos?

A receita do hidromel também não fica para trás no quesito mistério. Existem diversos relatos da forma como era produzido e receitas diferentes, apesar de todas as versões terem a mesma base: fermentação do mel com água e leveduras.

Na Inglaterra, por exemplo, a Rainha Elizabeth II optava pelo seu hidromel com especiarias com efeitos medicinais. Esse tipo era conhecido como Metheglin, variante da palavra galesa meddyglyn, que por sua vez vem do latim medicus medical, que significa medicina.

Siga a leitura para saber mais sobre a receita da bebida dos deuses, e, uma marca brasileira que segue mantendo a tradição.

A receita do hidromel: como é feito o néctar dos deuses?

Na mitologia nórdica, existe uma lenda que explica a origem do hidromel como um pacto de paz entre os clãs de deuses Aesir e Vanir.

Para simbolizar a paz, os deuses regentes dos clãs derramavam gotas de sangue em um recipiente, dando origem a Kvasir, o deus do conhecimento.

Segundo a lenda, o deus em uma viagem pelo reino dos anões, Kvasir foi assassinado. Os anões misturaram cerveja ao seu sangue. E, assim nasceu o hidromel, que era conhecido como “néctar dos deuses” e carregava a crença de que, quem o consumisse, iria adquirir todo o conhecimento do deus.

Receita do Hidromel

Receita original, ingredientes e modo de preparo

Apesar das diversas lendas que tornam a missão de saber qual é a exata origem do hidromel ou a primeira receita impossível, sabemos que todas elas derivam da mesma mistura de mel, água e leveduras.

“As principais diferenças entre a receita ‘original’ e a moderna, está no controle do processo de fermentação. A levedura era selvagem, então, dependendo do ambiente, da interação com a chuva e região, a levedura era distinta. O controle de teor alcóolico também não era feito, nem de aromas ou sabores.” pontua Alexandre Peligrini, CEO da marca de hidromel nacional OldPony.

Confira o passo a passo da receita original do hidromel:

Ingredientes:

  • 4 litros de água;
  • 1,5 kg de mel;
  • 1 g de levedura*;

A levedura citada nos ingredientes e na receita, pode ser qualquer tipo de levedura, mas o indicado são produtos específicos para hidromel ou vinhos, como o Mangrove Jacks- M05 Mead.

Modo de preparo:

  • adicione uma medida de mel para três medidas de água;
  • mexa bem até dissolver completamente e virar um líquido homogêneo
  • adicione a levedura;
  • espere 2 ou 3 semanas para a fermentação primária ocorrer, é importante que a garrafa de vidro com o líquido permaneça em um local seco com temperatura ambiente;
  • peneire o hidromel e transfira para outro recipiente de vidro;
  • nesse momento, é a hora da fermentação secundária, que irá acontecer de 6 semanas a 6 meses – lembre-se de quanto mais tempo fermentando, melhor o resultado.

A receita trata-se do modo tradicional e caseiro de preparar o hidromel, não permitindo controlar por completo o resultado.

Garrafas de Hidromel

OldPony e a modernidade que mantém a tradição do hidromel no Brasil

As hidromelarias – também conhecidas como Meaderies – , como são chamadas as fabricantes de hidromel ao redor do mundo, trabalham para modernizar a receita tradicional sem perder o toque histórico que só um bom hidromel pode ter.

Segundo Alexandre Pelegrini, na receita moderna, são usadas leveduras específicas para alcançar as características desejadas para o produto. É possível controlar o teor de açúcar residual, o teor alcoólico e obter total controle da qualidade  final, o que era impossível antigamente.

O compromisso com a qualidade é um dos pilares da OldPony, referência na fabricação de hidromel no Brasil desde 2013. A marca paulista mantém o equilíbrio perfeito entre receitas modernas, com sabores que surpreendem e até mesmo um hidromel em lata (sim, é possível!), e o sabor único da bebida.

Entre sua gama de produtos, os hidroméis tradicionais se destacam. É possível degustar o hidromel doce de mel de eucalipto com o Aegir, o sabor suave de mel de laranjeiras com o Elfic ou mesmo apreciar o hidromel seco com o Dwarfic. Todos trazem mais do que uma referência ao mundo fantástico criado por Tolkien em seus nomes, mas também propõem uma verdadeira experiência de sabores.

Cada um dos três tem especificidades que realçam o sabor do mel usado e tem entre 13% e 14% de ABV cada, o mesmo teor de álcool encontrado na maioria dos vinhos.

Quem quiser experimentar um pouco de cada, ainda pode adquirir o kit de hidroméis tradicionais, com os três rótulos juntos.

A missão da OldPony é emocionar e surpreender com a qualidade e o diferencial do nosso produto. Recebemos diversos relatos de clientes que contam que quando provaram, se emocionaram, tiveram memórias afetivas com o sabor único do nosso produto”, afirma Alexandre.

O que distingue a OldPony de outros fabricantes de hidromel é justamente esse cuidado.

Agradável no aroma, impecável no sabor e uma garrafa top que facilita, inclusive, a reutilização das garrafas – sendo usada por vários clientes como objetos de decoração após o consumo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens