Automação Comercial

Hidromel: saiba tudo sobre a bebida

Banner Sinergia Brazil
Banner Rancho do Pescador
Banner Melhores Cursos Online

O hidromel é uma das bebidas mais antigas do mundo, em que tem dois principais ingredientes, sendo a água e o mel. A bebida está se tornando cada vez mais famosa atualmente no Brasil, principalmente por aqueles que amam histórias e sabores diversificados de bebidas alcoólicas.

Você conhece tudo sobre a famosa bebida da era medieval, sua origem, história, onde comprar, curiosidades e muito mais sobre o líquido? Saiba que é uma ótima ideia para você saborear com seus amigos no final de semana e ter aquela ótima conversa. Até então, é considerada a bebida mais antiga em toda a história da humanidade.

Banner Espaçamento

O que é hidromel?

É um líquido fermentado, assim como o vinho. Todo o processo é feito a partir da transformação do açúcar presente no mel em álcool. Pela grande semelhança no processo de transformação e por ser uma bebida fermentada, o drinque também recebe o nome de vinho de mel.

A sua principal base da bebida é a água, mel e o auxílio de leveduras. Além disso, pode ser aromatizado com diversas especiarias, frutas, como por exemplo limão, laranja e etc.

O álcool presente no líquido pode variar, de acordo com o seu ABV, podendo ser de 4% até 15%. Mas, uma quantia pequena de ABV, ou seja, próximo de 4% até 8% pode se considerar um hidromel mais tranquilo de se beber em relação a sua quantidade de álcool, quanto maior a sua porcentagem mais doce se torna a bebida e com mais teor de ABV presente ali.


Qual a origem do hidromel?

O líquido teve seu surgimento e consumo por volta de 300 a.C., muito consumido na China, Índia, Egito e Grécia. Segundo documentos e fatores observados, os primeiros consumos do hidromel ocorreram na Índia e na China.

Desse modo, é possível observar que não se sabe ao certo qual foi a localidade e a data exata do surgimento do líquido. Mas, existem muitos estudos e relatos de que o responsável pela primeira criação da fórmula foi Aristeu. Com o passar dos tempos a bebida foi ficando famosa, principalmente na Grécia, e inicialmente tinha o nome de “melikraton”.

O seu nome mudava de acordo com a localidade. Por exemplo em Roma a bebida era conhecida como “água mulsum”. Ainda, muitos outros povos consumiam o mesmo, sendo os celtas, saxões e os vikings, considerados como grandes propagadores do hidromel, bebiam em chifres, o que também favoreceu para que o drinque se tornasse mais famoso.

Se tornou uma bebida muito popular na mitologia nórdica e presente em muitas lendas. A principal lenda acerca da bebida, é a de um líquido com poderes mágicos, que tem o nome de Hidromel da Poesia na lenda.

A mesma relata que deuses da mitologia fizeram a criação de um homem com o nome de Kvasir, repleto de saliva de todos os deuses presentes na mitologia nórdica.

O mesmo era considerado um homem sábio, e quando teve sua morte, seu sangue foi misturado com mel, no qual teve resultado da bebida alcoólica. A mesma proporciona inteligência para as pessoas, como por exemplo poetas, este é o principal fator que ocasionou o nome da lenda de Hidromel da Poesia.   

Hidromel: saiba tudo sobre a bebida
Crédito: Shutterstock/Banco de imagens


Conheça a história do hidromel
 

A história mais famosa a respeito da criação da bebida, tem relatos de que ocorreu quando uma chuva caiu em um pote repleto de mel, a história também afirma que as primeiras pessoas a beber e preparar o líquido estavam presentes na China em Henan.   

Mas atenção, a história do hidromel varia para diversos povos, pois não se sabe ao certo qual a verdadeira origem. Cada cultura teve uma história de criação, datas e lendas diferenciadas sobre o líquido. O drinque teve uma grande importância e se transformou em um produto essencial para a vida e cultura dos povos mencionados, como os gregos, romanos e vikings. 

Os vikings por exemplo, acreditavam que era um drinque de campeões. Desse modo, tinham um ritual, em que o drinque tinha que ser entregue aos campeões por uma moça formosa e muito bonita. Todo o ritual acontecia no momento em que estavam em um edifício que era habitado pelos deuses e exclusivo para aqueles que morreram na batalha. Este grande edifício tinha o nome de Valhalla. 


Principais histórias mitológicas sobre a bebida
 

O surgimento do hidromel favoreceu muitos mitos e histórias contadas por antigos, principalmente quando o assunto é o surgimento do líquido na sociedade. Um dos principais contos é que segundo Eda Saga, os deuses teriam cuspido em uma tigela ou jarro de ouro, com a finalidade de selar a paz entre os deuses celestes e deuses selvagens da fecundidade.   

Segundo o mito, desse jarro saiu o Kvasir, deus da sabedoria e depois de muitas viagens pelo mundo chegou ao mundo dos anões, momento em que foi morto por eles, seu sangue foi misturado com mel em dois grandes caldeirões. Assim deu início ao surgimento da bebida, que teve como nome o hidromel, conhecida como “a bebida dos deuses”.   

Logo após estes fatos, o conto diz que os gigantes invadiram a casa dos anões e levaram consigo a bebida. O deus nórdico chamado de Odin recuperou o líquido e a partir disso os deuses tomaram posse do drinque. 

Dessa forma, passou a ter algumas propriedades mágicas com capacidade de levar todos que consumiam, a sabedoria do mundo dos deuses. Não só, como também o poder de recitação poética. Quando o assunto é mitologia grega o drinque era consumido pelos deuses do Olimpo. Então, o líquido passou a ser muito consumido e algo essencial nas cerimônias dos gregos.

Por ter o surgimento em vários locais do mundo, cada cultura tem a sua crença sobre a criação do hidromel. Isso varia de acordo com a localidade e povos. Mas, o principal mito é o relatado acima, que ficou conhecido até hoje por muitos como a bebida dos deuses por conta da fama que o mito teve com o decorrer dos anos.  


6 curiosidades mitológicas

1 – É uma bebida muito apreciada pelas realezas, a rainha Elizabeth II é uma grande figura que pode ser citada. Considerada uma apreciadora e apaixonada por bebidas e drinks, principalmente o hidromel. 

2 – O Game of Thrones é uma figura principal que está incentivando o conhecimento e interesse de pessoas nas bebidas e cultura medieval.   

3 – Está presente na literatura, o drink se encontra na literatura clássica. Marcando presença no livro “Os contos de Cantuária”, o poema de “Beowulf” também faz destaque e referência a salões públicos de hidromel. Mas não para por aqui, o criador da obra “O Senhor dos Anéis” também se refere em sua obra a um salão da bebida. Porém, a obra representa um local de reuniões do reino.   

4 – Ao acrescentar ervas na bebida, tornava a mesma mais doce e acreditava que diferentes misturas com o líquido podiam melhorar na digestão e depressão. Ademais, o nome da bebida com a mistura de especiarias, para as culturas de antigamente era metheglin, que significa remédio.    

5 – Acredita-se que o drinque é muito bom para a saúde, por conta do mel, seu principal ingrediente. Segundo algumas pesquisas, o mel tem muitas propriedades que ajudam a saúde. Porém, não há nada comprovado de que o mel pode trazer benefícios à saúde depois de fermentado.   

6 – A bebida tem um principal recipiente que ficou famoso pelos vikings, que consumiam todo o líquido em um chifre. Além do mais, o The Mazer Cup também apresenta a tradicionalidade de tomar a bebida no mazer que possui o formato de uma tigela.   


Como era a fabricação da bebida?
 

Antigamente, não possuía o processo de fermentação nem nada relacionado. Então, imagina-se que para a fabricação do drinque era diluído o mel na água e colocado em grandes vasos de madeira. O processo de fermentação ocorria com leveduras naturais do ar e as provenientes do mel.   


Onde comprar a bebida?
 

O drinque não é tão comum quanto cerveja ou vinho, sendo assim não é possível encontrar em supermercados ou lugares de vendas comum. Geralmente, é encontrado em restaurantes sofisticados e especializados ou em empórios. Mas, o mesmo possui muitas marcas e estilos variados.  

Atualmente, com a grande onda de e-commerce, existem alguns lugares que vendem o líquido e realizam a entrega em casa. O Brasil possui muitos produtores da bebida em que oferece diversas marcas. Mas, é importante que você consuma de produtores mais próximos da sua localidade, com o intuito de valorizar os produtores locais do seu estado e país.   

Os preços da bebida podem variar de acordo com o estado em que é produzido e distribuído. No estado de São Paulo uma garrafa de 500ml pode variar de R$ 15 a R$ 25. Mas, deve ser levado em conta também a localidade, sabor, marca da bebida e tamanho.


Quais as principais marcas de hidromel no Brasil?
 

A seguir, será apresentado as melhores marcas da bebida, sediadas no Brasil. A primeira marca é a Arven Hidroméis é uma das primeiras do País. A mesma, se encontra sediada em Campinas, no estado de São Paulo. Foi fundada no ano de 2015. A Arven vem conquistando o mundo pela sua criatividade e ousadia na produção.  

A segunda marca é a Daemon Brew, localizada em Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul. Teve sua criação no ano de 2018, inicialmente vendia apenas em Porto Alegre. Mas no ano de 2020 passaram a fazer seus produtos e colocá-los em latas, e a partir de então está se espalhando pelo País.   

Etéreo Hidroméis é uma famosa marca atuante no Paraná. O dono da marca é Luis Felipe de Moraes, um grande criador de conteúdo sobre a bebida, já ganhou diversos prêmios.   

Em quarto temos a marca Ferroada Hidromel, presente em Contagem, no estado de Minas Gerais. Está no mercado desde o ano de 2014, distribui seus produtos para todo o País.   

A última marca é a Prince Honey, que está em Florianópolis, no estado de Santa Catarina. Iniciou como produtor no ano de 2018, mas já fazia a criação da receita desde o ano de 2015 para familiares e amigos próximos.   

Sendo assim, as principais marcas se localizam nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Mas, entregam para todo o Brasil.    


Descubra 5 principais curiosidades
 

O hidromel possui muitas curiosidades. Sendo assim, do líquido surgiu a partir de muitos costumes que são utilizados até os dias atuais. Além disso, outros fatores interessantes e curiosos sobre a sua criação.   

1 – A primeira curiosidade a ser comentada se refere a categoria da bebida. Pois, ela não é classificada como vinho, mesmo tendo uma grande semelhança no processo de produção. Muitos dizem que é uma cerveja, mas o drinque é muito mais forte que uma cerveja. Sendo assim, o mesmo possui sua própria categoria dentro do mundo de bebidas alcoólicas.    

2 – Dentre as culturas que favoreceram para o surgimento do líquido, sendo os saxões, vikings e celtas, possuíam uma tradição que todos os recém-casados tinham que consumir o hidromel, durante todo o primeiro ciclo lunar depois de casados, pois assim, nasceria o primeiro filho varão – filho homem. Mas não acaba por aqui, a expressão “lua de mel”, muito utilizada atualmente por todos que se casam, teve origem a partir desta tradição.   

3 – Tem grandes fatores que indicam ser a bebida alcoólica mais antiga, fatos e estudiosos afirmam que até mesmo antes do vinho e da cerveja já haviam indícios de transformação da água e mel no líquido.   

4 – A partir de algumas crenças já mencionadas, é possível observar que os povos mais antigos acreditavam que a bebida tinha algumas propriedades, como por exemplo proporcionando inteligência e facilidade para poesias, vida longa e força.     

5 – Era considerada uma bebida de deuses, se tornou muito famosa e tinha muita importância, sendo algo enviado do céu pelos deuses. Pois seu surgimento vinha do mel e as abelhas têm grande importância no processo da criação do mel e para as suas crenças, a abelha tinha um significado de mensageiro dos deuses. 


Qual o sabor do hidromel?
 

O sabor da bebida pode variar de acordo com os ingredientes adicionados. O mel, por ser um principal ingrediente do drinque, pode mudar o seu sabor de acordo com a diferença de cada tipo de mel. Com o decorrer dos anos e especialidades dos produtores, a bebida passou a ser seca, doce, espumante e sem gás.

Dessa forma, existem diversos tipos de hidromel, começando pelo tradicional, que utiliza um mel mais leve e suave com diversas frutas e especiarias. Com o grande consumo do líquido, as empresas começaram a inovar e criar vários sabores.   

Ainda, é possível observar alguns exemplos de novas criações, como por exemplo o Cyser que é a bebida natural acrescentado de maçã. O Braggot é o líquido misturado com cerveja ou malte. Melomel sendo um drink misturado com frutas diversas. Ainda assim, existem outras misturas variadas, depende muito da criatividade e ousadia do produtor.    

Vale ressaltar também que os melhores drinks e mais preferidos pelos apreciadores de bebidas alcoólicas são os que contém mel de ótima qualidade e composto por aromas florais e ou terrosos.   


Como é a produção da bebida?
 

O processo de produção do drinque precisa de três grandes figuras, para que seja possível ter o resultado final, sendo a água, mel e a levedura.   

O mel é um composto retirado de plantas e flores, processo coletado pelas abelhas, principais criadoras do mel. A levedura é um fermento, utilizado para fermentar o mel e a água, pois os ingredientes sozinhos não têm a possibilidade e nutrientes necessários para realizar a fermentação. Ainda, o período de fermentação do líquido demora de 4 a 5 meses, para que esteja adequado para consumo.   

A produção do drinque tem muitas vantagens. Como por exemplo os ingredientes, que geralmente são de fácil acesso. Porém, o mel é um dos mais difícil de ser encontrado, pois todo o processo depende da produção das abelhas, sendo considerado o de melhor qualidade para a bebida. 

Ademais, os equipamentos para a produção do líquido são fáceis de ser encontrados. Existem muitas receitas fáceis para fazer o seu próprio hidromel. Os principais países produtores do líquido são: Inglaterra, Eslovênia, Alemanha e Polônia.  


Receita de hidromel caseiro, com suco de laranja

Os ingredientes utilizados para a produção são: água, mas sua quantidade depende do tanto que o produtor deseja fazer da bebida, suco de laranja fresco, fermento biológico seco e o mel. Todos os ingredientes dependem do tanto de bebida que você deseja produzir.    

Para fazer é necessário colocar a água em um recipiente, o mel deve ser fluidificado, em banho-maria de preferência. Colocar o mel sobre a água, agitando até a mistura das duas substâncias. Em seguida, é necessário adicionar o suco de laranja, mas não deve ter bagaço e semente, tem que ser o suco peneirado. Ao colocar o suco, água e o mel é necessário realizar a mistura.    

O fermento biológico deve ser colocado para ativar em uma água com 38°C, por um período de 5 minutos. A partir disso é preciso adicionar o fermento com a mistura de água, mel e o suco. Agitar lentamente todos os ingredientes. Colocar toda a mistura em um outro recipiente, mais adequado.    

Depois de realizado todos os processos mencionados anteriormente, é necessário aguardar a fermentação. E por último, depois do processo de fermentação basta colocar em uma garrafa e esperar o processo de envelhecimento do hidromel. Para 5 litros da bebida é necessário 3,5 litros de água e 2 quilos de mel.   

Mas atenção, antes de todos os processos é necessário realizar pesquisas mais aprofundadas e todas as responsabilidades cabe ao produtor. Sendo assim, se você gosta de encarar aventuras e saborear criatividades você tem a possibilidade de fazer o seu próprio drinque ou adquirir o produto de um produtor já especializado, fica a critério do consumidor.   


Principais informações sobre um bom hidromel   

O drinque deve ser servido em uma taça transparente, para a verificação da qualidade do produto. Dessa forma, se a cor do líquido estiver da cor do mel, significa que o mesmo teve uma boa filtração. Mas a cor varia muito de acordo com os ingredientes que são adicionados à bebida. Não tem um recipiente ideal para o consumo do líquido. Mas, o mais indicado é que seja um recipiente transparente.

Para que você possa perceber o aroma do drinque, é importante realizar uma agitada na garrafa, antes de abrir o mesmo, com movimentos circulares. Assim, quando a garrafa for aberta o aroma dos ingredientes estará bem presente na bebida.   


Hidromel a bebida mais antiga que está em ascendência no Brasil!
 

A bebida mais antiga conhecida pelo homem, até mesmo em relação ao vinho. Dessa forma, por ser o drinque mais antigo da história, passou a ter muitas histórias e contos sobre a criação do mesmo. Mas, na realidade, o seu surgimento veio a partir da mistura do mel com a água e o processo de fermentação dos dois ingredientes.  

Leia mais: A importância da Água na Gastronomia e no Bar

Além disso, foi muito consumida por diversos povos ao redor do mundo. Passou pelo território africano, Europa, Grécia, Roma e se estendendo pelo mundo com muitas fantasias e contos até sua chegada ao Brasil. O momento da chegada no País tem sido muito recente. Quem tem mais conhecimento sobre o assunto são pessoas que admiram o mundo da mitologia nórdica, grega e apaixonados por história e bebidas.   

O principal fator que ocasionou a ascensão de pesquisas sobre o hidromel foi uma série muito assistida, chamada Game of Thrones. A mesma apresenta muitas cenas sobre a bebida, causando assim muita curiosidade ao paladar daqueles que assistiram e são grandes apreciadores de drinques.  

O Brasil possui muitos produtores do hidromel, trazendo cada vez mais criatividade e inovação na apresentação de misturas da bebida com outras frutas, ervas e especiarias.

A venda do hidromel não se encontra em supermercados ou lugares de vendas comum, mas possui muitos empórios que trabalham com e-commerce, oferecendo diversas opções da bebida. Ainda, possui diversos sabores, satisfazendo diversos gostos de paladar.  

É uma boa opção para você que curte o mundo de bebidas alcoólicas e tem como principal característica a curiosidade sobre culturas e sabores diferenciados. Então, se você é conhecido como um grande apreciador de bebidas, não pode ficar de fora desta grande figura da mitologia e história.

 

Foto Destaque: Shutterstock/Banco de imagens

Banner Melhores Cursos Online

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

7 thoughts on “Hidromel: saiba tudo sobre a bebida

  • 13/07/2021 em 20:12
    Permalink

    Muito bom saber detalhes sobre o Hidromel!

    Resposta
  • 30/12/2021 em 17:00
    Permalink

    Gostei imenso . Se me premite um reparo Mel puro e Agua pura fermenta e da um hidromel espetacular , no tempo dos Vikings eles Não utilizavam leveduras. Obrigado

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze + onze =