» Início » Notícias » Datas Comemorativas » Dia do Churrasqueiro: veja dicas do criador da Wessel para fazer um churrasco perfeito

Dia do Churrasqueiro: veja dicas do criador da Wessel para fazer um churrasco perfeito

por | set 29, 2022 | Datas Comemorativas, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

No dia 30 de setembro comemora-se o Dia do Churrasqueiro. A data é uma ótima oportunidade para aprender um pouco sobre essa atividade realizada por profissionais e amadores. Afinal, os brasileiros adoram assar carnes na grelha e toda dica para aperfeiçoar esse momento é bem-vinda. Pensando nisso, István Wessel, fundador da boutique de carnes Wessel, reuniu algumas indicações para você preparar um churrasco perfeito.

Primeiramente, o especialista ressalta que escolher uma boa carne é imprescindível. Para isso, é preciso observar o marmoreio, ou seja, a quantidade de gordura incorporada na carne. De acordo com Wessel, atualmente existem diversas carnes boas para se fazer churrasco. Entre elas, picanha, bife ancho, assado de tira, fraldinha e Brahminha. E essa quantidade vêm crescendo no mercado, pois cada vez mais se melhora a qualidade do gado com seleção de raças britânicas.

No entanto, apesar de tantas opções, a picanha ainda é a mais procurada pelos churrasqueiros. Então, para se escolher a melhor, o especialista afirma que é necessário se atentar ao peso da peça. Isso porque um bom corte tem, em média, entre 1,1kg e 1,2kg, além de ser alta e ter uma boa quantidade de gordura, tanto externa quanto entremeada.

Leia mais: Conheça as 20 melhores churrascarias de São Paulo – SP

Outra carne que também ganha destaque na grelhas é a suína. Assim, Wessel garante que costela de porco, filé mignon suíno e copa lombo fatiada fazem sucesso. Já para se fazer uma boa linguiça neste Dia do Churrasqueiro é preciso paciência, já que elas precisam de cerca de 40 minutos assando. Aliás, o especialista em carnes salienta que a linguiça não pode ser furada, senão acaba ficando seca e salgada, ao invés de macia e suculenta.

Dia do Churrasqueiro: veja dicas do criador da Wessel para fazer um churrasco perfeito

Sobretudo, é preciso escolher um bom corte de carne – Crédito: Divulgação/Carnes Wessel

Tempero e churrasqueira

Contudo, temperar corretamente os cortes e se atentar ao uso correto da churrasqueira são essenciais para um bom churrasco. Nesse sentido, o profissional indica o uso de pimenta do reino e diversos temperos verdes frescos picados e curtidos no azeite. Tudo, claro, juntamente ao consagrado sal grosso. O intuito é acrescentar sabor e suculência à carne.

Agora, na hora de acender a churrasqueira, a dica é usar álcool gel. Ele deve ser despejado no centro da churrasqueira, em cima do carvão. Mas cuidado com a quantidade! Basta usar mais ou menos 50ml e riscar um fósforo. Desse modo, você terá um bom braseiro em cerca de 45 minutos. O carvão também é importante, por isso escolha um que tenha pedaços grandes e seja mais seco, já que carvão úmido produz mais fumaça e pode causar incômodo.

István Wessel ainda afirma que, apesar de não existir uma regra, uma boa altura para a grelha é de 20 a 25cm de distância do braseiro. E que as carnes devem ser dispostas de maneira que uma não encoste na outra. Permitindo, então, que o calor penetre por todos os lados. Mas, para garantir o ponto ideal – nem tostada demais, nem crua demais – também é preciso virar as carnes durante o preparo. Em outras palavras, nada de colocar os cortes na grelha e esquecê-los lá, ok?

Contudo, o especialista explica que para calcular a quantidade de carne para uma festa é preciso estimar cerca de 400 a 500g por pessoa. Tanto para convidados homens, como para mulheres. E por último, neste Dia do Churrasqueiro, acrescente uma boa farofa ao cardápio. A dica é considerada o melhor acompanhamento para o churrasco, segundo Wessel.

 

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação/Carnes Wessel

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens