» Início » Áreas » História » Origem da Feijoada: conheça a história do prato típico da culinária brasileira

Origem da Feijoada: conheça a história do prato típico da culinária brasileira

por | set 23, 2022 | Áreas, História

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A culinária brasileira é um retrato de nossa cultura. Isso porque o Brasil é um país miscigenado, ou seja, possui muitos elementos que compõem o imaginário popular. Graças a nossa variedade climática, ingredientes diferentes, história e criatividade, que muitos povos invejam, somos capazes de criar pratos incríveis, muitas vezes usando muito pouco.

Mas por que estamos falando sobre tudo isso? Muito provavelmente, você já deve ter ouvido falar que um dos nossos principais pratos, a feijoada, nasceu das senzalas brasileiras durante a época da escravidão. Bem, isso não poderia estar mais longe da verdade.

Segundo histórias passadas de geração para geração, a feijoada foi um prato criado pelos escravos, usando partes menos nobres do porco, para cozinhar um prato que fosse agradável, que todos pudessem comer, considerando que tinham somente isso para se alimentar, depois de um dia exaustivo de trabalho.

Devido à qualidade da comida, a feijoada acabou se popularizando e chegando até mesmo nas mesas dos senhores, que gostaram muito do prato. Isso acabou se consolidando graças a nossa cultura cheia de misturas étnicas e culturais, que resultou nessa lenda.

A verdadeira origem da feijoada

Mas a realidade é bem diferente do que contam. Nos tempos coloniais, mesmo essas partes que são consideradas menos nobres hoje em dia eram consideradas iguarias e disputadas entre os senhores. Isso porque a carne não era um alimento comum no Brasil naquela época.

De acordo com historiadores, o prato foi desenvolvido no final do século XIX, nos restaurantes cariocas, e era servido para aqueles que podiam pagar pela iguaria. Da mesma forma como hoje pagamos por diversos outros alimentos em locais assim.

Ainda segundo estudiosos desta época, a técnica da elaboração da feijoada é parecida com outros cozidos que eram feitos em Portugal, Espanha, França e em outros países do continente europeu. Por isso, muitos consideram que, na verdade, ela é simplesmente uma adaptação deste prato, comum nos países da Europa, para a realidade brasileira da época.

Apesar da verdade desanimadora, é inegável a qualidade do prato e suas versões que vieram ao longo do tempo. E o melhor de tudo é que elas podem ser feitas diretamente na sua casa, seja através de fogões, ou até mesmo de um cooktop, com receitas disponíveis na internet para o acesso de todos.

Com isso, podemos dizer que algumas histórias, apesar de serem simples, muitas vezes são melhores nas lendas do que sob a luz da verdade, mesmo que os objetos dessas fábulas sejam deliciosos.
 

Foto Destaque: iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens