» Início » Notícias » Projeto Sementes incentiva implementação de hortas pedagógicas em escolas do Brasil

Projeto Sementes incentiva implementação de hortas pedagógicas em escolas do Brasil

por | set 16, 2022 | Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Projeto Sementes é uma iniciativa que busca incentivar a implementação de hortas pedagógicas em escolas de todo o Brasil. O intuito é aproximar os alunos da natureza, ensinando sobre educação alimentar e sustentável. E assim, democratizar o acesso ao conhecimento sobre agroecologia no país. A idealização é da Escola Municipal Des. Amorim Lima, em São Paulo e conta com apoio do Instituto Pé de Feijão e Mar Bravo, em conjunto com a marca Mãe Terra.

Para inspirar as comunidades escolares a abraçarem essa ideia, o projeto ressalta os potenciais das hortas agroecológicas. Entre eles, a possibilidade de promover aulas à céu aberto, inspirando a curiosidade das crianças e jovens. Além do incentivo à proteção da natureza, o que auxilia então na construção de um futuro melhor para o planeta.

Contudo, o Projeto Sementes oferece materiais de apoio para os educadores, como o Manual da Horta Escolar, que traz o passo a passo para a implantação de uma horta escolar em diferentes contextos. Também um Caderno de Apoio aos Educadores, com a base teórica necessária para que eles se sintam seguros para trazer os temas para os estudantes. E ainda diversas atividades e vídeo-aulas temáticas para toda a rede pública, que trabalham temas como horta, alimentação, compostagem e resíduos, e compreensão do sistema alimentar.

Todo esse material é gratuito e pode ser acessado através do site do Projeto Sementes.

Projeto Piloto

Na EMEF Des. Amorim, o projeto piloto funciona desde julho de 2020, quando a revitalização da horta já existente no local deu origem aos materiais disponibilizados pelo Projeto Sementes. A iniciativa ainda contou com a co-criação de atividades entre a comunidade educadora da escola e especialistas em agroecologia. Dessa forma, já impactou 760 crianças e jovens da comunidade escolar.

Atualmente, o projeto trabalha na construção da “Sala da Horta”, um espaço desenhado para ser uma cozinha pedagógica experimental e um local de atividades no meio da horta, que pode ser usado como modelo para todos os tipos de escolas.

Acreditamos no potencial do Projeto Sementes e em como ele pode ser utilizado como um espaço pedagógico e multidisciplinar que amplia os limites da sala de aula e leva estudante e educador para um lugar mais criativo e com mais possibilidades. Nosso objetivo agora é expandir o projeto para outras escolas e, depois, espalhar essas sementes para escolas de outros estados do Brasil”, afirma Luiza Haddad, empreendedora do Pé de Feijão.

Outra empresa que aposta nos bons resultados do projeto é a Mãe Terra. Por isso, a iniciativa integra a plataforma de impacto social da marca, que tem como princípio a valorização dos alimentos com ingredientes naturais e orgânicos.

Acreditamos que a mudança começa pelo nosso prato, o que comemos importa e alimenta a mudança na nossa saúde e no mundo. Por isso, queremos plantar uma semente positiva nas nossas crianças para que tenham um futuro mais saudável e sustentável, criando uma relação de afeto e sabedoria com os alimentos. O Projeto Sementes vai além da horta, despertando a curiosidade das crianças sobre como o alimento é produzido e esse carinho e cuidado pela natureza”, afirma Isis Bialoskorski, gerente de marketing da Mãe Terra.

Projeto Sementes incentiva implementação de hortas pedagógicas em escolas do Brasil

Implementação de horta pedagógica – Crédito: Divulgação

Por fim, para entender as possibilidades de implantar a horta em sua escola, basta preencher o formulário disponível no site do projeto: www.projetosementes.com

 

Foto Destaque: Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens