» Início » Notícias » Festivais » Labas! Festival da Lituânia 2022 reúne cultura e gastronomia em São Paulo

Labas! Festival da Lituânia 2022 reúne cultura e gastronomia em São Paulo

por | set 16, 2022 | Eventos, Festivais, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Labas! Festival da Lituânia 2022 acontece nesse fim de semana, dias 17 e 18 de setembro, na Casa Museu Ema Klabin, em São Paulo. O evento é um convite para que os visitantes conheçam mais sobre a cultura e gastronomia desse país do Norte da Europa. O funcionamento será das 11h às 18h, com entrada franca e atrações para toda a família.

Desse modo, o público poderá conferir espetáculos típicos de dança, músicas, exposições e oficinas. Além de conhecer toda a beleza dos artesanatos típicos que utilizam técnicas como escultura, marchetaria e tornearia. E adquirir uma série de produtos artísticos, artesanais e de decoração. Entre eles, telas com temas de paisagens da Lituânia, peças pintadas à mão, ovos decorados em madeira e de galinha, entre outros.

O Labas! Festival da Lituânia traz ainda uma palestra sobre o turismo do país com o Cônsul-Honorário da Lituânia em Guarujá, Carlos Levenstein. Também um encontro com Laimonas Briedis, autor do livro Vilna, cidade dos outros. E um encontro sobre a história do país com o professor Marcos Lipas. Confira a programação completa no site da Casa Museu Ema Klabin!

Labas! Festival da Lituânia 2022 reúne cultura e gastronomia na Casa Museu Ema Klabin em São Paulo

Danças típicas serão apresentadas no festival – Crédito: Arquivo Casa Museu Ema Klabin

Gastronomia

O festival conta também com uma parte gastronômica, onde o visitante poderá experimentar pratos típicos do país de origem da família de Ema Klabin. Assim, integram o menu o Virtiniai (massa artesanal com recheio de carne ou queijo e molho branco), o Kugelis (torta de batata ralada com bacon), o Agurkai (pepino em conserva) e o Kopūstai su dešrelėmis (repolho cozido com linguiça). E para quem quiser levar algumas delícias para a casa, haverá venda de Šakotis (considerado o rei dos doces e bastante popular na Lituânia, com suave sabor de baunilha), Krupnikas (licor artesanal feito de mel), conservas, pães e biscoitos artesanais.

Outra bebida que estará no evento é o Gira – Kvass, conhecido como Gira (pronuncia-se guirá). É muito consumida na Lituânia, da mesma forma como os refrigerantes no Brasil. No entanto, sua composição é bem diferente, já que sua base pode ser de pão típico de centeio e adjuntos, como malte e cereais. Sua tradição é de aldeia, portanto, a bebida é comum nos países bálticos e eslavos do Norte e Leste da Europa.

Labas! Festival da Lituânia 2022 reúne cultura e gastronomia na Casa Museu Ema Klabin em São Paulo

Doce Šakotis e licor Krupnikas – Crédito: Divulgação

Atividades para as crianças e a família

Com o intuito de atrair todos os públicos, o Labas! Festival da Lituânia terá ainda várias atividades que prometem encantar crianças, jovens e adultos. Por isso, sua programação traz contação de lendas e contos de fadas da Lituânia, bem como uma exposição de Sodai, com móbiles decorativos feitos de palha de trigo e linha. E um jogo vai promover aos participantes a experiência de viver na Idade Média, em meio às guerras e obstáculos que os lituanos enfrentaram na época.

Assim, as atividades buscam divertir, enquanto ensinam fatos da história e da cultura do povo lituano. Por fim, o público ainda poderá testar o quanto aprendeu sobre o país, participando de um Quiz com a Juventude Lituana.

Labas! Festival da Lituânia 2022 reúne cultura e gastronomia na Casa Museu Ema Klabin em São Paulo

Ovos decorados e peças pintadas à mão, retratando paisagens lituanas da artesã Janete Zizas – Crédito: Divulgação

Exposição

Para quem aprecia arquitetura, durante o Labas! Festival da Lituânia, haverá a mostra “Kaunas 1919-1939: capital inspirada pelo movimento moderno”. A atração reúne fotografias da arquitetura de Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia, do início do século XX. No período, ela ocupou um lugar importante no mapa da Europa para tornar-se um centro europeu e uma cidade de arquitetura modernista do período entre guerras. Aliás, Kaunas foi eleita a Capital Europeia da Cultura 2022 por uma iniciativa da União Europeia.

Serviço

3º Labas! Festival da Lituânia 2022
Data:
17 e 18 de setembro de 2022 (sábado e domingo)
Horário: 11h às 18h
Local: Casa Museu Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo/SP
Entrada: Franca

Site / Facebook / Youtube / Twitter

 

Foto Destaque: Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens