» Início » Notícias » Datas Comemorativas » Confira dica de leitura para o Dia Nacional da Cachaça

Confira dica de leitura para o Dia Nacional da Cachaça

por | set 13, 2022 | Datas Comemorativas, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Para celebrar o Dia Nacional da Cachaça, neste 13 de setembro, uma boa dica é aproveitar a data para conhecer um pouco mais sobre o destilado tão apreciado no Brasil e pelo mundo. Assim, a sugestão é o livro “Cachaça: história, gastronomia e turismo”, escrito pelo consultor Jairo Martins da Silva e publicado pela Editora Senac São Paulo.

Isso porque a obra adentra o universo dessa bebida, possibilitando assim que os leitores conheçam as novas oportunidades que ela oferece, tanto nos setores produtivos, quanto para as áreas do turismo e da gastronomia. Para isso, apresenta seus processos de produção, tipos e estilos, bem como mostra suas principais regiões produtoras. Aliás, o autor utiliza todo o seu conhecimento para ensinar as melhores maneiras de se degustar uma cachaça.

E claro, o livro ainda aborda os diferentes caminhos da história da cana-de-açúcar, desembocando na elaboração da cachaça. Assim como traz também os diferentes elementos sociológicos que envolvem o seu consumo, como sua presença na arte, nos dizeres populares ou nos ritos religiosos.

Ficha-técnica

Obra: “Cachaça: história, gastronomia e turismo”
Autor: Jairo Martins
Páginas: 322
Preço: R$ 60,20
Onde comprar: Site Editora Senac São Paulo
Publicação: Editora Senac São Paulo

Confira dica de leitura para o Dia Nacional da Cachaça

Capa da obra – Crédito: Divulgação

O autor

Natural de Recife/PE, Jairo Martins da Silva é um grande conhecedor dos setores de alimentos e bebidas. Sua graduação é em Engenharia Eletrônica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), com Especialização em Marketing e Propaganda pela FAE Centro Universitário, de Curitiba. E MBA em Gestão de Negócios, pela Duke University, North Carolina, Estados Unidos.

Seu currículo ainda inclui cursos de extensão em degustação de vinhos, cachaça e uísque, no Brasil e na Alemanha. Também estudos sobre a produção de aguardentes, no Brasil (São Paulo – UNESP) e na Áustria (Klagenfurt), e análise sensorial, na UNICAMP em Campinas. Bem como participações em visitações técnicas a produtores de destilados no México, Escócia, Turquia, França, Itália, Áustria e Chile, entre outros países.

Assim, exerceu as suas atividades profissionais na Siemens, onde ocupou várias posições, no Brasil e na Alemanha. Entre elas, engenheiro de serviços técnicos, diretor de serviços, diretor industrial, diretor geral, CIO-Chief Information Officer e vice-presidente. Atualmente, Jairo trabalha como superintendente geral da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade).

 

Foto Destaque: Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens