» Início » Técnicas » Habilidades Básicas » Culinária e gastronomia: você sabe a diferença entre as duas?

Culinária e gastronomia: você sabe a diferença entre as duas?

por | jul 25, 2022 | Habilidades Básicas, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

É normal utilizarmos os termos culinária e gastronomia de maneira intercambiável, ou seja, um no lugar do outro. Embora sejam complementares, a verdade é que elas significam coisas diferentes. Essa confusão se deve em parte à semelhança de seus significados e também devido ao aprimoramento do estudo da alimentação.

A arte culinária é a ciência de cozinhar os alimentos. É o uso de elementos como ar, fogo, água e terra (os ingredientes) para preparar uma refeição. Já a gastronomia é o estudo da comida e de sua relação com a cultura. Por exemplo, quando falamos em gastronomia paraense, estamos falando de uma alimentação considerando o modo de vida de um povo.

Ainda está um pouco confuso de entender? Não se preocupe. Falaremos de cada um a seguir.

Diferença entre culinária e gastronomia

Culinária

As artes culinárias se referem à arte de preparar, cozinhar, apresentar e servir os alimentos, abrangendo tanto cozinhas caseiras quanto restaurantes gourmet, mas podem aludir a todas as profissões que incluem planejamento, preparação e apresentação de alimentos, como nos casos dos serviços de catering.

Leia mais: Melhores cursos de culinária online

Uma abordagem simples para entender as artes culinárias é considerar o que torna a comida convidativa em primeiro lugar. Como seres humanos, julgamos a comida pelo seu aspecto, como ela é apresentada, como ela cheira, como ela se comporta enquanto nós a provamos, como ela é sentida na língua e, claro, como ela nos afeta.

Você pode não ter percebido, mas esse conjunto de fatores tem um papel importante para o nosso prazer com os alimentos, e eles são acionados sempre que você tem um prato com comida diante de si. É trabalho do profissional das artes culinárias garantir que esses sentidos sejam sempre satisfeitos de forma positiva.

Gastronomia

A gastronomia é o estudo da comida e de sua relação com a cultura. Dessa maneira, o termo engloba desde técnicas culinárias, informação nutricional, ciência alimentar até a experiência dos sabores e cheiros na nossa boca, à medida que nós ingerimos os alimentos. A faculdade de gastronomia envolve estudos de bioquímica dos alimentos, microbiologia e segurança alimentar.

Leia mais: Melhores cursos de gastronomia online

A gastronomia envolve descobrir, provar, encontrar, pesquisar e compreender a alimentação humana, assim como investiga como o sustento faz interface com a cultura de uma maneira mais geral, cobrindo um campo de estudos muito mais amplo e interdisciplinar.

A alimentação tem sido objeto de estudo há muitos anos, e vem ganhando cada vez mais espaço no meio acadêmico e científico. Culinária e gastronomia são apenas duas vertentes possíveis para esses estudos.

 

Foto Destaque: iStock/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens