» Início » Notícias » Eventos » Revelando SP 2022 no Parque da Água Branca vai até domingo

Revelando SP 2022 no Parque da Água Branca vai até domingo

por | jul 20, 2022 | Eventos, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Revelando SP 2022 conta com cultura, artesanato e gastronomia. Além disso, recebe o apoio e parceria de prefeituras de mais de 100 cidades paulistas. O evento acontecerá durante os dias 20 a 24 de julho, sendo que na quarta-feira a abertura oficial do evento será às 18h30.

Leia mais: 10 comidas típicas de São Paulo

O evento é gratuito no Parque da Água Branca, zona oeste da capital. Dessa maneira, o Revelando SP está sendo organizado pela Amigos da Arte e vai contar com 300 atividades, contando com exposições, artesanato, apresentações, gastronomia e muito mais.

Sendo assim, o evento terá como participação especial Ronaldo Boldrin, Almir Sater, Marcelo Jeneci e Tetê Espíndola. Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, comenta:

A volta do Revelando SP presencial é muito importante para São Paulo, sua realização é estreita e fortalece a cooperação entre estado e municípios, gera emprego, renda e muita visibilidade para os artesãos, culinaristas e artistas”.

Além disso, é importante ressaltar que as prefeituras são fundamentais para a realização do evento. Afinal, são as principais responsáveis por identificar e inscrever as tradições locais por meio das chamadas públicas do Juntos Pela Cultura.

Direto de Bragança Paulista, Edivaldo Vicchini integra o time de culinaristas do Revelando SP. O qual participa com o tradicional sanduíche de linguiça com vinagrete e queijo no pão francês, polenta cremosa com molho de linguiça. De acordo com Vicchini, a linguiça de Bragança ficou conhecida nacionalmente por meio dos viajantes que, na volta a São Paulo, levavam as iguarias feitas pelos bragantinos imigrantes e descendentes de italianos.

O evento também contará com Deborah de Fátima Jacobelli de Caraguatatuba, que leva o prato típico caiçara Azul Marinho. Este é um peixe suculento cozido com banana-nanica verde e servido com pirão. O tanino, presente na banana, ao ser liberado durante o cozimento, se associa às proteínas do peixe e forma um composto de tom azulado, dando nome ao prato.

Revelando SP 2022 no Parque da Água Branca vai até domingo

Revelando SP 2022 – Crédito: Divulgação

Sobre o Revelando SP 2022

Este é um programa estadual que visa fortalecer a produção independente, ampliar o acesso da população à arte, descentralizar o investimento público na área e estimular o desenvolvimento da economia criativa de São Paulo.

Assim, o evento contará durante os cinco dias, com cantos e danças indígenas, catiras, congadas, contadores de causos, manifestações da cultura cigana, cururus, dança de Santa Cruz e de São Gonçalo, fandangos, folia de reis, moçambiques, sambas de bumbo, samba de lenço, seresta, trança fitas, umbigadas e muita cultura caipira.

Para o Revelando SP deste ano, foram investidos R$ 6,5 milhões na capacitação dos participantes e na viabilização do Concurso de Viola Caipira. Além da remuneração de grupos e artistas, os expositores recebem hospedagem, alimentação, além de toda a renda recebida da venda dos produtos.

Grande parte das cidades do interior e litoral paulista participam do evento há várias edições, entre elas Apiaí, que neste ano vai levar o maior número de artesãos dentre os municípios selecionados.

Concurso de Viola estará no Revelando SP 2022

O Concurso Viola SP, criado no ano de 2020, terá a primeira edição aberta ao público presencial, durante o Revelando SP 2022.

O concurso contará com os 81 violeiros e violeiras de todo o estado de São Paulo que se inscreveram na competição.

Além disso, foram selecionados 16 finalistas em duas categorias: viola caipira contemporânea e viola caipira tradicional. Os finalistas vão se apresentar ao vivo no Parque da Água Branca, no dia 23.

Um júri especializado vai eleger os três melhores violeiros em cada categoria, que receberão prêmios no valor de 15 mil, 10 mil e 5 mil reais, respectivamente.

Serviço

Revelando SP 2022
Data: 20 a 24 de julho de 2022 (quarta a domingo)
Horário: Quarta, das 10h30 às 20h; restante dos dias, das 10h às 20h
Local: Parque da Água Branca
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca – São Paulo
Entrada: Gratuita
Organização: Amigos da Arte
Mais Informação: Evento no Facebook

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação

4 Comentários

  1. É uma pena que nem todos os ARTESÃOS puderam ir pra exposição e venda de seus artesanatos. Muitos foram proibidos de participar por puro egoísmo por parte dos senhores diretores de Cultura municipal!!!
    Isso é cultura???

    Responder
  2. Pelo amor de Deus, péssimo evento, horrível, batuque, barulho, INSUPORTÁVEL para os moradores da região. TOMARA QUE SEJA PROIBIDO.

    Responder
  3. Estava tudo muito bom
    Maravilhoso…
    A volta para o Parque da Água Branca foi a melhor decisão pra ocorrência do evento.
    Os anteriores ocorridos no parque do povo era muito ruim o acesso
    Espero que ainda possa retornar nos moldes do início, ou seja muitos mais dias, aos finais de semana do mês de julho ou setembro como era antes.

    Responder
    • Gostei muito do evento 😃 mas gostaria de faser uma observação as mesas da praça de alimentação estava no sol
      Quase ninguém usavam
      Preferiram comer pelas cantos

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens