» Início » Cozinhas » Brasileira » Beiju: alimento típico que compõe a culinária nordestina

Beiju: alimento típico que compõe a culinária nordestina

por | jul 12, 2022 | Brasileira, Cozinhas, Destaques Cozinhas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A massa de mandioca é o ingrediente do beiju, alimento presente no café da manhã, lanche ou jantar de vários brasileiros, principalmente os nordestinos. Seu recheio pode ser salgado ou doce, oferecendo uma grande diversidade de opções. Os mais comuns são queijo, carne de sol ou frango desfiado, banana com canela e queijo com coco, por exemplo.

Por ser preparada de forma similar à tapioca, muitas vezes é confundida com a mesma, que é feita de goma de mandioca. Por isso, há uma confusão na distinção. Em alguns lugares, os termos tapioca e beiju são usados como sinônimos. Porém, na prática, são diferentes por causa do ingrediente básico. A única semelhança é o modo de preparo.

Leia mais: Mandioca vira iguaria da alta gastronomia

Além dos diversos sabores, o beiju também é uma opção saudável para o cardápio alimentar.

Ele não possui muitas calorias, sendo ótimo para dietas, e proporciona saciedade. A massa é extraída da mandioca, sendo uma fonte de minerais. Porém, por ser rica em carboidratos, pessoas diabéticas devem ficar atentas”, explica Elza Ferreira, coordenadora do curso de gastronomia da UNINASSAU Recife.

Com tantos benefícios para a saúde, o beiju foi a principal base alimentar brasileira durante o período de colonização.

Os tupis-guaranis foram os responsáveis por transformar a mandioca em algo comestível. Com a chegada dos portugueses e eles trocando o pão por essa iguaria, o tornando tão presente nas refeições, a massa e a goma foram apresentadas para outros povos indígenas e se espalhou pelo Brasil. Era, inclusive, a alimentação dos escravos. Fez tanto sucesso entre a população que, atualmente, é vista como um símbolo da culinária nordestina”, destaca Elza.

Leia mais: A influência indígena em nossa cultura

O preparo do beiju é bem simples. Ao comprar a massa de mandioca pronta, basta adicionar um pouco de sal e espalhá-la pela frigideira. Quando estiver unida, é o momento de colocar o recheio e fechá-la, aguardando mais um pouco, mas não muito para evitar queimar. Há também a opção rendada. Para isso, é preciso forrar o fundo da frigideira antiaderente com queijo coalho ralado e seguir o restante das instruções.

Em 2006, o beiju e a tapioca receberam o título de Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade pelo Conselho de Preservação do Sítio Histórico de Olinda. Inclusive, é nessa cidade, no Alto da Sé, que é possível encontrar a versão mais tradicional da comida.

 

Foto Destaque: Depositphotos/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens