» Início » Parceiros » A saúde começa pela boca: riscos da periodontite você conhece?

A saúde começa pela boca: riscos da periodontite você conhece?

por | jun 20, 2022 | Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Todos nós já ouvimos falar que somos o que comemos, não é? E com a saúde bucal não é diferente, já que uma higiene precária dos dentes, é de fato uma porta de entrada para outras doenças.

Hoje falaremos sobre como a saúde bucal abrange a saúde como um todo, relacionando as doenças periodontais com a saúde sistêmica.

O que são as doenças periodontais?

“Doenças periodontais” é o nome dado as doenças gengivais, ou seja, enfermidades que ocorrem na gengiva.

Utiliza-se o termo para se referir a todas as doenças gengivais, mas geralmente é usado em casos mais graves, como a periodontite que traz riscos para a saúde como um todo.

Essas doenças são marcadas pela inflamação das gengivas, causando dores, sensibilidade dos dentes e até mesmo sangramentos.

As doenças mais comuns são a gengivite e a periodontite, você sabe qual a diferença entre elas?


Gengivite x Periodontite

A gengivite é uma inflamação no tecido epitelial, ou seja, nos tecidos da gengiva. Essa inflamação é caracterizada pelo inchaço e desconforto nas gengivas, causando até mau hálito e sangramentos.

Já a periodontite é o estado mais avançado da gengivite, onde já se tornou uma infecção, tendo riscos ainda mais graves para sua saúde geral.


Periodontite e a saúde sistêmica

Como falamos acima, as doenças periodontais são sérios fatores de risco para o surgimento de outras doenças.

A periodontite apresenta diversos estudos, e de acordo com a Academia Americana de Periodontia, os riscos para novas enfermidades são consideráveis.

Os principais males da periodontite são a própria inflamação da gengiva que pode levar à retração da gengiva e a exposição da raiz do dente. Além disso a periodontite pode ocasionar a perda óssea da base de sustentação dos dentes.


Sintomas e diagnóstico

Os sintomas são bem presentes e marcantes, sendo os mais comuns:

  • Aumento da sensibilidade;
  • Desconfortos e dores;
  • Possíveis sangramentos (principalmente durante a manutenção dos dentes em casa, a escovação e o uso do fio dental);
  • Diferença na tonalidade da gengiva, ficando mais escura;
  • Mau hálito.

O diagnóstico é feito em consultório odontológico com determinadas avaliações feitas pelo profissional, como o nível de sangramento à sondagem.


Tártaro o grande vilão da sua saúde bucal

O tártaro nada mais é que uma formação de placa bacteriana acumulada nos dentes; se forma nos locais onde a escovação e passagem do fio dental não conseguem remover. Normalmente se acumula na margem da gengiva e o dente.

Se o acúmulo ocorre por muito tempo, sem sua devida remoção, pode acarretar situações desagradáveis como o mau hálito e levar a doenças, como gengivite, cáries e até periodontite.

Evitar o aparecimento do tártaro começa em casa, com a escovação correta e em quantidade suficiente, e também com a utilização do fio dental.

Porém, visitar seu dentista pelo menos a cada 6 meses para avaliar a necessidade de remoção do tártaro é a melhor maneira de manter a sua saúde bucal em dia!

Mas não pense que para manter uma rotina de acompanhamento com o dentista custará muito dinheiro. Você pode utilizar assim como mais de 4 milhões de brasileiros já fazem de um plano odontológico Amil Dental. Nele você tem acesso a uma cobertura Nacional e mais de 15 mil dentistas credenciados e atendimento para as principais necessidades para manter sua saúde da boca em dia! E acredite, custa muito menos que imagina!


Qual profissional procurar?

O profissional que cuida dos tecidos periodontais, ou seja, os tecidos que envolvem o dente, além do osso alveolar.

O periodontista também tem como sua especialidade a implantação e suporte dos dentes.


As causas das doenças periodontais

A principal causa é a placa bacteriana biofilme, resultante da má higiene bucal, juntamente da baixa imunidade.

Confira as 6 melhores dicas de como melhorar a imunidade

Outras causas comuns são:

  • Tabagismo;
  • Medicamentos;
  • Insuficiência vitamínica.

O tabagismo pode comprometer o sistema de defesa bucal, contribuindo cada vez mais com o aumento da profundidade de soldagem (espaço entre a borda da gengiva até a base de sustentação do dente).

O uso frequente de alguns medicamentos pode acarretar no crescimento dos tecidos periodontais, dificultando uma higiene adequada e consequentemente no acúmulo das placas bacterianas.

A insuficiência vitamínica juntamente de uma má higiene bucal, pode ocasionar alguma doença periodontal. Um exemplo é o déficit de vitamina C no organismo, que contribui para sangramentos na gengiva.


Quais os tratamentos para as doenças periodontais?

O diagnóstico e tratamento das doenças periodontais são realizados pelo profissional periodontista.

O tratamento começa no consultório e se estende até os cuidados em casa, como uma boa higiene bucal e uma boa alimentação.

Geralmente o tratamento começa com uma raspagem radicular, e logo após entram os tratamentos adjuvantes, que podem ser com medicamentos antimicrobianos e até tratamentos com laser.


Raspagem e alisamento radicular

Com o objetivo de remover as placas bacterianas e o tártaro (cálculo dentário), é uma raspagem manual na raiz do dente. Feita pelo dentista com o objetivo de reduzir a inflamação causada pelas doenças periodontais.

 

Não deixe para amanhã o cuidado com a sua saúde, realize sua higiene bucal diariamente e visite seu dentista regularmente. Seguindo estes pequenos passos você terá uma vida com muito mais qualidade e um sorriso para se orgulhar.

 

Foto Destaque: Canva

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens