» Início » Notícias » Festivais » Edição 2022 do Festival de Sopas Ceagesp tem início em São Paulo

Edição 2022 do Festival de Sopas Ceagesp tem início em São Paulo

por | maio 3, 2022 | Festivais, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Na quarta, dia 4 de maio, a partir das 18h, começou o Festival de Sopas Ceagesp – Edição 2022. Um dos eventos gastronômicos mais tradicionais do inverno paulista, o Festival atrai milhares de pessoas todos os anos para tomar a famosa Sopa de Cebola, que faz sucesso há mais de cinco décadas no maior entreposto de alimentos da América Latina.

Leia mais: Receita: Sopa de Cebola

Como em todos os anos, o Festival de Sopas Ceagesp oferece semanalmente sete tipos de caldos e cremes, incluindo a famosa Sopa de Cebola, nas versões gratinada e sem gratinar. O evento tornou-se, ao longo dos anos, programa obrigatório na cidade durante o inverno, recebendo visitantes de todo o país e até do exterior.

Paulistano toma sopa praticamente o ano todo, porém é nos meses mais frios que o hábito se acentua. Mas em nenhum lugar da cidade existe um local, com mais de 400 lugares, que sirva apenas sopas como atração principal, com muitas receitas exclusivas e para saborear quantas vezes quiser.

Primeira semana

A temporada 2022 de sopas na Ceagesp vai até 28 de agosto. E na primeira semana, o cardápio do evento trouxe Sopa de Rabada com Agrião, Sopa de Bobó de Camarão, Creme de Couve-flor com Roquefort, Sopa de Legumes com Shitaki, Capeletti in Brodo, além da Sopa de Cebola.

O cardápio do Festival de Sopas Ceagesp muda semanalmente, incluindo sempre novos sabores de cremes e caldos. Mas, a Sopa de Cebola (gratinada e sem gratinar) permanece fixa no buffet em todas as semanas ao longo do evento.

Edição 2022 do Festival de Sopas Ceagesp tem início em São Paulo

Sopa de Cebola – Crédito: Divulgação

Neste ano, o valor que dá direito a tomar todas as sopas quantas vezes quiser é de R$ 64,90 por pessoa (não há cobrança de taxa de serviço). Nesse valor fixo por pessoa, estão incluídos ainda acompanhamentos como queijo ralado, ricota temperada, calabresa, croûtons, pães, entre outros itens.

As bebidas, as sobremesas e os itens da mesa de antepastos são cobrados à parte. Crianças de até cinco anos não pagam. De seis a dez anos, pagam metade do valor.


Funcionamento

O evento funcionará de quarta a domingo no Espaço Gastronômico Ceagesp, até o último fim de semana de agosto. O horário será das 18h à 0h. A entrada será pelo Portão 4 da Ceagesp, que fica na Av. Dr. Gastão Vidigal, altura do nº 1.946, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. O estacionamento de automóveis fica no mesmo local.

Assim como nos outros anos, o Festival terá uma mesa de queijos e antepastos cobrados à parte. Vinhos, de várias nacionalidades, refrigerantes, sucos e sobremesas também serão cobrados à parte.


Tradição na cidade

O Festival de Sopas Ceagesp foi criado em 2009 durante as comemorações dos 40 anos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, a Ceagesp. O sucesso e a aprovação foram tão grandes que o evento se tornou anual e um dos festivais mais aguardados pelo público nos meses mais frios.

Por trás desse sucesso todo está o resgate da receita da famosa Sopa de Cebola. O prato era servido no antigo Ceasa, atual Ceagesp, do final da década de 1960 até meados dos anos 1980.

Naquela época, essa sopa fazia parte do cardápio do antigo restaurante Ceasa, e era consumida por funcionários e comerciantes que trabalhavam no entreposto e por e compradores que vinham de todas as partes do Brasil. De tão saborosa e revigorante, a Sopa de Cebola ganhou fama na cidade, muito carente, à época, de locais que servissem comida na madrugada.

Desde o fechamento do antigo restaurante, o sabor daquele prato, que aquecia as madrugadas frias da então São Paulo “terra da garoa”, permaneceu na memória dos paulistanos. Por isso, todos os anos, o Festival de Sopas Ceagesp traz de volta essa tradição, juntamente com dezenas de outros sabores que também conquistam, a cada ano, o prestígio de milhares de pessoas que frequentam o evento.

O Festival de Sopas Ceagesp é realizado pela Companhia das Sopas, empresa especializada em alimentação, concessionária da Ceagesp para a operação dos Festivais Gastronômicos no Entreposto Terminal São Paulo na Vila Leopoldina.


Serviço

Festival de Sopas Ceagesp 2022
Data: 4 de maio a 28 de agosto de 2022 (de quarta a domingo)
Horário: 18h à 0h
Local: Espaço Gastronômico Ceagesp
Endereço: Portão 4 da Ceagesp (Av. Dr. Gastão Vidigal, altura do nº 1.946 – Vila Leopoldina – São Paulo)
Estacionamento: Portão 4 da Ceagesp (automóveis)
Valor: R$ 64,90 por pessoa (bebidas, sobremesas e itens da mesa de antepastos são cobrados à parte); crianças até 5 anos não pagam; de 6 a 10, pagam metade do valor

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação/Festivais Gastronômicos Ceagesp
Foto Destaque – Legenda: Sopa de Rabada com Agrião

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens