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Bebidas importantes para o cérebro

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Em busca de uma vida mais saudável, surgem no mundo da alimentação estudos que demonstram a importância de certos alimentos para a estimulação física e mental das pessoas; dessa forma, a inclusão de algumas bebidas para auxiliar no funcionamento do cérebro contribui na melhoria do nível de energia, na concentração e na redução da confusão mental.

Leia mais: Benefícios dos chás e infusões para a saúde

Listamos algumas delas e suas propriedades, como a bebida com cogumelos juba de leão, de origem asiática, que tem como função proteger as células cerebrais e melhora nos quadros de demência leve. Outra bebida é a infusão de cúrcuma, conhecida por ter propriedades anti-inflamatórias, e que auxilia nos problemas digestivos, de articulação e de pele; inclusive, estudiosos pesquisam seu poder na melhoria da memória e no retardo da progressão do Alzheimer.

A infusão de ginseng, uma raiz ancestral chinesa, auxilia no aumento da resistência e concentração, muito importante para a melhoria da memória, sem contar a contribuição para a diminuição do açúcar no sangue; dessa forma, seu uso só pode ser indicado por prescrição médica, já que causa efeitos colaterais como a insônia.

Para as pessoas que gostam de alternar sabores e são amantes do café, a sugestão é o chá verde, que contribui na melhoria da memória e da atenção. O chocolate quente também é uma opção para a melhora da atenção, o aumento do processamento de ideias e a memória, em razão da ação dos flavonoides presentes no cacau; recomenda-se o seu uso na versão amarga.

Uma mistura de chá preto, açúcar, bactérias e fermento, conhecida como Kombucha, auxilia na redução da vontade de ingestão de doces, é um probiótico milenar, ataca os radicais livres e melhora a digestão. Uma outra bebida agradável e com propriedades de proteger as células de danos é a mistura do suco de limão com água, a conhecida limonada, muito apreciada em nosso país.

Vale destacar o suco verde, uma mistura de espinafre, couve e repolho verde, riquíssimos em nutrientes, que juntamente com algumas frutas, água e gelo, torna-se uma deliciosa e refrescante bebida. Da mesma forma que o suco de beterraba, que além das propriedades antioxidantes que protegem dos radicais livres, ajuda a combater a pressão alta e o cansaço físico, assim como o suco de frutas vermelhas, ricas em antioxidantes, que protege o cérebro de danos e a saúde da memória.

As pessoas mais idosas, principalmente de origem europeia, sempre recomendam a ingestão de um cálice de vinho tinto diariamente, pois além de relaxar, ajuda no funcionamento do coração e no combate à inflamação. Também podem se perguntar: e a cafeína, para que serve? Além de manter o estado de alerta e atenção, a cafeína contribui principalmente para a melhoria da concentração e do humor, inclusive proporciona menores riscos de acidente vascular cerebral (AVC) ou Alzheimer. Pode ser encontrada em forma de chá, café, refrigerantes e bebidas energéticas; portanto, saiba apreciá-la e desfrutar de seus benefícios.

 

Foto Destaque: iStock/Banco de imagens

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