» Início » Bebidas » Enologia » Taça sommelier: como iniciar no mundo dos vinhos corretamente

Taça sommelier: como iniciar no mundo dos vinhos corretamente

por | mar 17, 2022 | Bebidas, Enologia, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Tomar vinho é mais do que apenas uma atividade gastronômica. Quanto mais você se debruçar sobre o tema, mais apaixonado vai ficar a respeito dessa cultura tão rica e diversa que existe por trás da bebida. Aliás, o vinho está presente na história da humanidade há milênios. Desde sempre o líquido proveniente da fermentação das uvas agradou o paladar e o espírito das pessoas. Beber vinho necessita de bom ambiente, boa companhia e uma boa taça sommelier.

Taça sommelier: como iniciar no mundo dos vinhos corretamente

Crédito: Let’s Eat It

Pois é, para muitos não passa de um acessório fútil, mas quem aprecia sabe muito bem a diferença que uma boa taça pode fazer na hora da degustação. Aliás, o que não falta são modelos, materiais e formatos de recipientes para servir o vinho e poder apreciá-lo em seus detalhes. Só uma boa taça pode realçar todo o aroma e sabor que um bom vinho tem para lhe oferecer.

Importância da taça sommelier para os vinhos

Via de regra, o tipo de vinho é quem dita as regras para escolher a melhor taça. Claro que existem opções versáteis que podem ser utilizadas para quase qualquer tipo de vinho e de uva. Contudo, escolher a ideal é sempre o mais indicado. Há muitas décadas, talvez séculos, sabe-se que um vinho igual servido em taças diferentes apresenta diferenças gritantes para os paladares mais bem treinados.

Taça sommelier: como iniciar no mundo dos vinhos corretamente

Crédito: Let’s Eat It

Acredite, se você gosta e costuma comprar e consumir bons vinhos, é questão de tempo para notar as diferenças. Como mencionado anteriormente, o vinho não se trata apenas de uma bebida ou um simples acompanhamento. Ele desperta prazer e acaba virando hobby ou até mesmo profissão para muitas pessoas. Não é à toa que existem sommeliers muito bem pagos ao redor do mundo.

Basta pensar que estamos diante de uma bebida que pode demorar décadas para ficar pronta. Existem inúmeros tipos de uva, influenciadas pelo solo, região, clima, temperatura, modo de cultivo, matéria orgânica etc. Não haveria de ser diferente, senão o resultado de uma bebida versátil e extremamente complexa em suas notas palatáveis e aromáticas.


Como iniciar no mundo sommelier dos vinhos?

Taça sommelier: como iniciar no mundo dos vinhos corretamente

Crédito: Let’s Eat It

Recomenda-se inicialmente a compra de um jogo de taças sommelier versátil e adequado. Assim, você pode começar experimentando alguns vinhos mais populares, com uvas mais bem aceitas. Leia os rótulos e entenda qual é a espécie de uva, o que ela tem a oferecer e o que se espera de um vinho com aquelas características. Nessa hora, usar a internet pode ser uma mão na roda. O que não faltam são artigos e vídeos falando sobre o assunto.

Ao experimentar, siga as regras: deixe o vinho descansar por um tempo, sacuda levemente o líquido em movimentos circulares. Sinta o aroma, deixe o vinho descansar na boca antes de degluti-lo. Então, busque o sabor, as notas e tons do paladar que são esperados. Faça isso com vinhos diferentes que tenham a mesma proposta. Aliás, teste para tomar em copos e em outros tipos de taças. Você perceberá a diferença que um bom jogo de taças sommelier pode fazer.

 

Foto Destaque: Divulgação/Let’s Eat It

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens